Liverpool e United propõe mudanças revolucionárias no futebol inglês

(dr) Liverpool FC

Os dois clubes britânicos querem reduzir o número de equipas na Premier League, alterar o formato da Taça da Liga e acabar com a Supertaça.

Liverpool e Manchester United lideram o projeto “Big Picture”, que tem como intenção reduzir a Premier League de 20 para 18 equipas, alterar o formato de eliminatórias da Taça da Liga e acabar com a Supertaça. A informação foi avançado pelo jornal britâncio The Telegraph.

Os dois emblemas britânicos pretendem ainda pagar 260 milhões de euros numa espécie de resgate aos 72 clubes da EFL, as três divisões abaixo do Championship, escreve o Record. O objetivo é ajudar estes clubes a resolver os problemas causados pela pandemia de covid-19.

Liverpool e United propõem ainda a promoção de um jogo de subida/descida entre o 16.º classificado da Premier League e o 3.º classificado do Championship, em vez do atual playoff.

A proposta serve para implementar este modelo já a partir de 2022, com quatro clubes a serem relegados da Premier League na época anterior e apenas dois clubes a subirem do segundo escalão, em vez dos habituais três.

Arsenal, Chelsea, Manchester City e Tottenham já terão manifestado apoio a esta medida. O presidente da English Football League (EFL) mostra-se igualmente recetivo, ao contrário da Premier League.

“O futebol inglês é o mais visto do mundo e tem um sistema de ligas competitivas, dinâmicas e vibrantes que interessam a todos. Para manter isto temos de trabalhar todos juntos. Do ponto de vista da Premier League, estas propostas poderiam ter um impacto negativo no futebol e é dececionante que Ricky Parry, presidente da EFL, tenha dado o seu apoio”, disse a liga inglesa em comunicado.

“Estamos surpreendidos e dececionados que num momento de crise estejam a ser cozinhadas negociações que criariam um sistema muito mais fechado na elite do futebol e isso é muito problemático”, disse, por sua vez, um porta-voz do governo britânico.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.