Um líder militar do grupo terrorista morreu esta segunda-feira num bombardeamento da coligação internacional na província síria de Raqa, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, citado pelo 20 minutos, o líder militar do Estado Islâmico, identificado como Abu Yandal al Kuwaiti, perdeu a vida num ataque aéreo da aliança internacional, liderada pelos Estados Unidos, nos arredores da zona de Yabar ocidental, situada a oeste da cidade de Raqa.
Essa região, considerada a capital do califado desde junho de 2014, tem sido cenário de batalha entre o Daesh e a aliança armada curdo-árabe Forças da Síria Democrática (FSD), apoiada pela coligação internacional.
De acordo com o OSDH, Al Kuwaiti era um dos principais cabecilhas militares do grupo terrorista e liderou batalhas no nordeste da Síria, em Hakaka, e na zona de Janaser, no sudeste da região de Aleppo, assim como várias ofensivas no Iraque.
Nos últimos anos, o líder operava entre os territórios sírio e iraquiano mas encontrava-se em Raqa desde o início da ofensiva das FSD.
Para já, o Comando Central dos EUA, que dirige as operações militares da coligação internacional na Síria, não confirmou a morte de Al Kuwaiti.
ZAP // Lusa