Abu Bakr al-Baghdadi, líder do movimento terrorista Estado Islâmico, terá sido gravemente ferido num ataque aéreo no Iraque, em março.
O jornal The Guardian cita uma fonte no Iraque com ligação ao grupo terrorista que revelou que o autointitulado “califa” sofreu ferimentos graves durante um ataque levado a cabo pela coligação liderada pelos Estados Unidos, a 18 de março, em al-Baaj, no distrito de Nineveh, próximo da fronteira com a Síria, tendo corrido perigo de vida, o que levou a que os restantes líderes do Estado Islâmico tivessem mesmo reunido de emergência para nomear um sucessor.
No entanto, o “jihadista invisível” tem recuperado de forma lenta e gradual, afastado temporariamente da liderança do grupo terrorista.
Duas fontes oficiais – um diplomata ocidental e um conselheiro iraquiano – confirmaram que o ataque em que al-Baghdadi ficou gravemente ferido aconteceu a 18 de março.
O ataque, que visou três veículos que circulavam entre as cidades de Umm al-Rous e al-Qaraan, tinha como alvo os principais líderes do Estado Islâmico e matou outros três homens, mas na altura não se sabia que al-Baghdadi estava numa das viaturas.
Já havia relatos de que Abu Bakr al-Baghdadi tinha sido atingido nos meses de novembro e dezembro, mas nenhum veio a confirmar-se.
O líder do Estado Islâmico estará agora em al-Baaj, a cerca de 300 quilómetros de Mosul, uma zona onde os Estados Unidos da América não têm forte presença militar.
ZAP
Para mais informação sobre estas guerras no Médio-Oriente, e estes terroristas do E. I., ver os blogs(em castelhano) «el espíadigital.com» e o «Voltairenet.org»,( em 14 línguas, incluindo Português) ! Muito informativo…..No «voltaire» até se vê Fotos em que este “ferido” costuma “conversar” tranquilamente com o sen. norte-amerc.nos, (ver = J. Mc e o Califa, por ex. )
Ó meu rapaz, ferido já ele ficou à muito tempo atrás, uma febre que lhe deu e o juízo perdeu.