Lexus constrói carro de papel em tamanho real

Com o objetivo de homenagear os seus funcionários mais experientes, a famosa fabricante de automóveis japonesa criou uma réplica de um dos seus modelos em papel.

Quer seja na montagem dos motores ou na pintura dos carros, os profissionais mais experientes das linhas de montagem da Lexus são verdadeiros “mestres” na sua área e, por isso, são conhecidos como ‘takumi’ – uma antiga palavra japonesa que pode ser traduzida por “artesão”.

Como uma forma de lhes prestar homenagem, a fabricante convocou uma equipa de cinco designers e modeladores, das empresas LaserCut Work e Scales and Models, para criar aquilo a que chamaram o “Carro Origami”, conta a BBC.

Totalmente construído a partir de papel, a réplica tem o tamanho real do modelo desportivo IS da marca e, apesar de algumas limitações, é praticamente funcional.

O automóvel (se é que o podemos chamar assim) apresenta um chassi à base de aço e alumínio, é dotado de um motor elétrico, com as rodas e faróis habituais e o interior está totalmente equipado.

A única diferença é que o revestimento é feito a partir de papel, totalmente reciclável, mas pode ser conduzido normalmente (a não ser, claro, que esteja a chover).

Feito a partir de um modelo 3D,  a equipa de trabalho dividiu o projeto em várias secções, nomeadamente o corpo do carro, o painel, os assentos e as rodas.

Cada elemento foi transformado digitalmente em placas de papel com 10 milímetros de espessura e depois foram cortados a laser.

Com um total de 1,7 mil pedaços, cada um recebeu um número sequencial, técnica que depois ajudou a equipa a fazer a montagem final.

As peças foram coladas a partir de uma cola para madeira à base de água, num processo que demorou três meses a ficar concluído.

Os responsáveis pelo projeto afirmam que o trabalho não foi nada fácil e que tiveram algumas ‘dores de cabeça’ durante todo o processo.

“Fizemos várias tentativas até conseguirmos chegar aos bancos ideais, assim como as rodas que precisaram de ser refinadas várias vezes”, conta Ruben Marcos, diretor e fundador da empresa Scales and Models.

“Quando conseguimos ver as peças a ganhar forma, pudemos identificar quais os sítios onde era preciso fazer ajustes – como acontece com tudo, existiram alguns elementos que foram criados um pouco a partir da tentativa e erro”, acrescenta.

A Lexus apresentou oficialmente o “Carro Origami” esta quinta-feira no Grand Designs Live, em Birmingham, e pode ser visto pelo público até dia 11. Para já, ainda não há planos de produzir esta réplica numa escala industrial.

ZAP / BBC

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Que vergonha, que falta de rigor. Não sabem fazer pesquisa? A Lexus é uma marca japonesa e não britânica. Outra coisa, “a famosa fabricante”???? Dasss, o famoso fabricante, talvez, não srs “jornalistas”?

    • Caro Tom,
      A Lexus é obviamente a divisão de luxo da construtura japonesa Toyota.
      Está corrigido, obrigado pelo seu reparo.
      “O famoso fabricante” estaria correcto, tanto como julgamos estar “a famosa [marca][empresa] fabricante”, que optamos por manter.

  2. Famosa?! Famosa onde?!
    Eu, por acaso lembro-me da marca ser criada, mas aposto que mais de meio mundo nunca ouvi falar…
    Famosa é a marca “mãe” – Toytota!!

RESPONDER

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Bansky só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …

Mais de cem médicos assinam carta a exigir fim da "tortura" de Assange

Mais de cem médicos assinaram uma carta, divulgada esta terça-feira, na qual pedem que o fundador do Wikileaks receba tratamento médico adequado.  Através de uma carta publicada, esta terça-feira, na revista científica The Lancet, mais de uma …

Espiões russos foram à Irlanda investigar cabos submarinos de Internet. Teme-se que os cortem

Esta segunda-feira, o mundo entrou em estado de alerta: agentes secretos da Rússia foram descobertos na Irlanda, numa missão para mapear a localização exata dos cabos submarinos que conectam a Europa à América do Norte. Não …

Telmo Correia eleito líder parlamentar do CDS-PP por unanimidade

O deputado foi eleito, esta terça-feira, presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, sucedendo a Cecília Meireles, numa votação em que contou com os votos favoráveis dos restantes quatro eleitos centristas. O anúncio foi feito no Parlamento …

Site de genealogia "salva" homem preso há 15 anos por um crime que não cometeu

Ricky Davis é a primeira pessoa a ser libertada com recurso a testes modernos de ADN no estado da Califórnia e o segundo nos Estados Unidos. Ricky Davis tinha 20 anos quando Jane Hylton, de 54 …

Bolsonaro acusado de fazer insinuação sexual contra jornalista

O Presidente do Brasil foi acusado, esta terça-feira, de fazer uma insinuação de natureza sexual contra uma jornalista do jornal Folha de São Paulo. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a jornalista em …