Cientistas criam laser que deteta objetos escondidos a mais de um quilómetro de distância

Uma equipa de investigadores desenvolveu uma nova técnica que permite detetar objetos a um quilómetro de distância com a ajuda de um laser.

Uma equipa de cientistas da University of Science and Technology of China instalou um emissor de laser no seu campus universitário, em Xangai, e escondeu um manequim atrás de uma parede no interior de um apartamento a 1,43 quilómetros de distância.

Depois, os cientistas projetaram um laser pulsado em direção ao edifício, que se espalhou por várias direções. Algumas das partículas de luz (fotões) foram refletidas no manequim, enquanto outras se deslocaram para o sensor localizado perto do emissor do laser.

Segundo o South China Morning Post, os fotões que atingiram o manequim foram refletidos de volta na parede, sendo espelhados novamente até chocarem com o sensor.

Ao analisar a duração da viagem da luz ao ser refletida na parede pela primeira vez, os cientistas foram capazes de calcular a distância de cada parte do manequim em relação à parede. Além disso, conseguiram também reconstruir uma imagem tridimensional com a ajuda de um algoritmo.

Derivar a posição do objeto oculto a partir do tempo de viagem de um fotão só é possível porque a velocidade da luz é constante. Esta nova técnica foi denominada como fora da linha de visão (non-line-of-sight ou NLOS).

Antes desta nova técnica, era possível detetar objetos escondidos de modo parcial ou total se estivessem a poucos metros de distância, uma vez que, ao atravessar longos percursos, a luz teria uma maior probabilidade de ser afetada por outras luzes e partículas.

Para solucionar o problema, a equipa de cientistas construiu o emissor de laser e o sensor utilizando telescópios diferentes. Desta forma, limitou a interferência de sinal entre eles e impediu que a luz do ambiente se misturasse com as partículas de luz do laser.

Wu Cheng, um dos autores do artigo publicado recentemente na PNAS, disse que esta técnica poderia ser utilizada para ajudar automóveis autónomos a detetar outros veículos e pedestres atrás de edifícios, por exemplo. Da mesma forma, na área da segurança, poderia ser útil a localizar reféns em áreas com muitas divisões.

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O problema é que esse laser tanto poderá ser usado por polícias como por ladrões e aqui é que a porca torce o rabo!

RESPONDER

O chef sírio Imad Alarnab

Imad fugiu da Síria há seis anos. Agora, tem um restaurante de sucesso em Londres

O chef sírio Imad Alarnab deixou a Síria há seis anos, onde tinha vários restaurantes, rumo a Inglaterra. Não desistiu dos seus sonhos e agora tem um novo projeto no agitado Soho, no centro de …

Máquina de venda automática de brindes

Máquina das bolas japonesa. As pequenas esferas de plástico guardam os detalhes de uma viagem surpresa

As máquinas de venda automática de brindes, conhecidas como gachapon no Japão, têm inovado nos últimos anos. Agora, são os detalhes de uma viagem que estão guardados nas pequenas bolas de plástico. O valor das bolas …

O Supremo dos EUA mudou as suas regras para que as juízas não fossem constantemente interrompidas

Revelação foi feita por Sonia Sotomayor, uma das três mulheres que compõe o coletivo de nove juízes e a primeira latina a chegar ao cargo. O facto de serem constantemente interrompidas em reuniões ou outros …

A candidata a primeira-ministra da Hungria, Klára Dobrev.

Num futuro sem Orbán, a oposição escolhe entre um novo conservador ou uma liberal divisiva

Os opositores de Viktor Orbán estão na dúvida quanto ao candidato para enfrentar o atual primeiro-ministro nas próxima eleições. Esta indecisão pode custar-lhes o assalto ao cargo. Viktor Orbán é um nome recorrente na política húngara. …

Nuno Melo, do CDS/PP

Nuno Melo ataca líder do CDS por anunciar sentido de voto sem consultar deputados

O candidato à liderança do CDS-PP criticou, este sábado, o atual líder do partido por ter comunicado publicamente a intenção de votar contra a proposta de Orçamento do Estado sem se ter reunido com os …

Vaticano tem três celas e um só prisioneiro. Uma onda de julgamentos pode mudar isso

Dez pessoas vão ser julgadas no Vaticano por crimes relacionados com a venda de um edifício em Londres. Visto como limitado e sombrio, o sistema judicial da cidade-estado está a mudar. Carlo Capella é o único prisioneiro …

Alexandra Leitão diz que "não há trabalhadores a mais na Administração Pública"

A ministra da Modernização do Estado assegura que não há trabalhadores a mais na Administração Pública e assume toda a abertura do Governo para negociar, "com humildade e responsabilidade", medidas adicionais às inscritas no OE2022. Em …

Start-up israelita quer fazer roupa a partir de algas

A Algaeing, criada em 2016, é uma empresa que converte as algas numa fórmula líquida, que depois pode ser usada como corante ou transformada num tecido. A indústria da moda é uma das responsáveis pelas emissões …

O antigo Presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton

Bill Clinton já teve alta hospitalar e deve regressar a Nova Iorque

O ex-Presidente dos Estados Unidos deixou, neste domingo de manhã, o hospital da Califórnia onde foi internado com uma infeção, informou o chefe da equipa de médicos que o tratou. "O Presidente Clinton teve alta do …

Acordo escrito. Bloco diz que Governo "conhece bem" os pontos negociais

O Bloco de Esquerda anunciou, este domingo, que vai enviar ao Governo propostas de articulado de nove pontos negociais colocados em cima da mesa no início de setembro, aos quais declara não ter obtido resposta …