Cientistas criam laser que deteta objetos escondidos a mais de um quilómetro de distância

Uma equipa de investigadores desenvolveu uma nova técnica que permite detetar objetos a um quilómetro de distância com a ajuda de um laser.

Uma equipa de cientistas da University of Science and Technology of China instalou um emissor de laser no seu campus universitário, em Xangai, e escondeu um manequim atrás de uma parede no interior de um apartamento a 1,43 quilómetros de distância.

Depois, os cientistas projetaram um laser pulsado em direção ao edifício, que se espalhou por várias direções. Algumas das partículas de luz (fotões) foram refletidas no manequim, enquanto outras se deslocaram para o sensor localizado perto do emissor do laser.

Segundo o South China Morning Post, os fotões que atingiram o manequim foram refletidos de volta na parede, sendo espelhados novamente até chocarem com o sensor.

Ao analisar a duração da viagem da luz ao ser refletida na parede pela primeira vez, os cientistas foram capazes de calcular a distância de cada parte do manequim em relação à parede. Além disso, conseguiram também reconstruir uma imagem tridimensional com a ajuda de um algoritmo.

Derivar a posição do objeto oculto a partir do tempo de viagem de um fotão só é possível porque a velocidade da luz é constante. Esta nova técnica foi denominada como fora da linha de visão (non-line-of-sight ou NLOS).

Antes desta nova técnica, era possível detetar objetos escondidos de modo parcial ou total se estivessem a poucos metros de distância, uma vez que, ao atravessar longos percursos, a luz teria uma maior probabilidade de ser afetada por outras luzes e partículas.

Para solucionar o problema, a equipa de cientistas construiu o emissor de laser e o sensor utilizando telescópios diferentes. Desta forma, limitou a interferência de sinal entre eles e impediu que a luz do ambiente se misturasse com as partículas de luz do laser.

Wu Cheng, um dos autores do artigo publicado recentemente na PNAS, disse que esta técnica poderia ser utilizada para ajudar automóveis autónomos a detetar outros veículos e pedestres atrás de edifícios, por exemplo. Da mesma forma, na área da segurança, poderia ser útil a localizar reféns em áreas com muitas divisões.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O problema é que esse laser tanto poderá ser usado por polícias como por ladrões e aqui é que a porca torce o rabo!

RESPONDER

Viagens não essenciais de e para o Reino Unido permitidas a partir de segunda-feira

Cristóvão Norte, deputado do PSD, criticou a indefinição em torno das viagens do Reino Unido para Portugal, em entrevista à BBC. Entretanto, esta manhã, fonte governamental revelou que as viagens não essenciais de e para …

PPP na saúde levou Estado a "poupar" mais de 200 milhões

As Parceiras Público-Privadas (PPP) dos hospitais de Braga, Vila Franca de Xira, Loures e Cascais trouxeram ao Estado uma "poupança" de 203 milhões de euros, menos de um terço do que se esperava no arranque …

Praias podem receber mais banhistas este verão

Apesar de o semáforo de lotação das praias se manter nesta época balnear, a percentagem de ocupação sobe para os 90%. Quem não respeitar as regras estará sujeito a coimas. As limitações à lotação, introduzidas no …

Ritmo de vacinação da UE ultrapassa o dos EUA e China. Grécia reabre turismo

Atualmente, o ritmo de vacinação da União Europeia ultrapassa o registado nos Estados Unidos da América e na China, de acordo com os dados da plataforma Our World in Data. Os dados recolhidos pelo Público …

"Síndrome de Havana" tem sido cada vez mais reportada por militares dos EUA

Diplomatas norte-americanos, espiões e funcionários da Defesa nacional dos EUA sofreram mais de 130 casos de lesões cerebrais, conhecidos como síndrome de Havana. Segundo o jornal The New York Times, três agentes da CIA revelaram ter …

Caso Maddie. Polícia alemã tem novas provas contra Brueckner

A polícia alemã tem novas provas contra Christian Brueckner, o principal suspeito do rapto de Madeleine McCann, que desapareceu do empreendimento turístico Ocean Club, no Algarve, há 14 anos. De acordo com o procurador Hans Christian …

PSP propôs festa dos adeptos dentro de Alvalade, mas "não foi aceite"

A PSP avança que sugeriu, na reunião de preparação da festa do título, que os festejos ocorressem dentro do Estádio de Alvalade, mas que a proposta não foi aceite. Esta quinta-feira, o presidente da Câmara de …

Nuno Tavares e Rui Patrício podem juntar-se a Mourinho em Roma

Treinador português José Mourinho vai liderar a Roma e poderá contar com dois compatriotas na sua nova equipa. Mais de uma década depois, José Mourinho vai voltar ao campeonato italiano. O futuro treinador da Roma pode, …

Governo vai dar apoio de 500 euros a quem quiser completar a sua formação

O Governo quer aumentar as taxas de conclusão dos níveis de qualificação e como tal vai criar um incentivo financeiro atribuído a quem já tenha avançado no processo e esteja na fase final. O valor …

Congressista republicana persegue Ocasio-Cortez nos corredores do Capitólio

A congressista republicana Marjorie Taylor Greene perseguiu a democrata Alexandria Ocasio-Cortez pelo corredores do Capitólio, acusando-a de ser cobarde e de apoiar terroristas. A congressista do Partido Democrata Alexandria Ocasio-Cortez saiu à frente de Marjorie Taylor …