/

Lançado WC que parece uma nave alienígena. E custa cerca de 5.000 euros

Jupe

WC Portal

Com um espelho refletor no lado externo, telhado com um ângulo acentuado e um interior branco de algumas dezenas de metros quadrados, o Portal é uma peça compacta de arquitetura moderna. E é também um casa de banho móvel.

Recém-lançado, foi concebido para ser uma alternativa elegante aos sanitários de plástico que normalmente são instalados em estaleiros de construção e festivais. O Portal apresenta um espelho interior, iluminação LED alimentada por energia solar e um sistema de ventilação sempre ligado. Os preços começam nos 4.950 dólares (à volta de 4.817 euros).

A Associação de Saneamento Portátil Internacional, um grupo comercial que representa os fabricantes e os serviços de sanitários móveis, estima que existem 3,6 milhões de vasos sanitários móveis em uso a nível mundial.

Jupe

WC Portal

O criador do Portal, Jeff Wilson, tem alguma experiência em edifícios pequenos. Como professor na Universidade Huston-Tillotson, em Austin, fundou o Projeto Dumpster, que transforma contentores de lixo em casas compactas. Inclusive, viveu numa durante um ano.

Mais tarde, alargou o conceito a pequenas casas de quintal. Em 2015, fundou a Kasita, uma empresa centrada na construção de habitações modulares.

Agora é proprietário da Jupe, uma empresa que constrói estruturas de campismo de luxo. “Não queríamos construir uma tenda normal e não queremos construir um” WC “normal”, indicou. “Criámos algo que se parece mais com uma máquina do tempo ou uma nave espacial alienígena que aterrou no bosque”, completou.

Jupe

WC Portal

Wilson disse que o Portal foi inspirado por artistas modernos, incluindo James Turrell. O equipamento inclui uma abertura elíptica, que parece um círculo perfeito quando se está sentado no seu interior.

“Os locais de construção provavelmente não vão adotar o Portal imediatamente”, constatou o responsável. O seu foco, por isso, são outros palcos, em eventos como os festivais Coachella e Burning Man, ou até casamentos.

De acordo com Wilson, a empresa já vendeu “algumas dezenas” de unidades. Está também a planear oferecer outra versão, que inclui um sistema para converter resíduos em fertilizantes.

WC Portal

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.