Lagostas, babuínos e formigas também usam o distanciamento social para não adoecerem

Michael Wolf / Wikimedia

Lagosta da espécie Palinurus elephas

Uma equipa de cientistas descobriu que existem vários animais, como lagostas, babuínos e formigas, que recorrem ao distanciamento social para não adoecerem.

“Por muito pouco natural que nos possa parecer, o distanciamento social é uma parte muito importante do mundo natural”, escreveram os cientistas no novo estudo cujos resultados foram esta semana publicados na revista Scientific American.

Os cientistas frisam no mesmo documento que este comportamento é muito comum, uma vez que ajuda animais sociais a prevenir doenças e a sobreviver. Desta forma, aumentam também “as suas possibilidades de terem filhos que também agem desta forma” – comportamento que os especialistas denominam de “imunidade comportamental”.

Este comportamento “acarreta custos”, escrevem ainda os cientistas, que são, na prática, os benefícios que favorecem a vida social destes espécimes. E é por este motivos que muitas animais optam por continuar juntos, mesmo quando algum membro da população está doente ou infetado com algum tipo de patogénico.

O artigo dá como exemplo as lagostas que, através da urina, detetam e evitam companheiro do grupo infetados pelo vírus Panulirus argus 1, que origina uma doença que mata mais de metade dos espécimes juvenis infetados, que são os mais sociais.

O animal afasta-se, pagando, por um lado, o custo de se expor a um risco maior de ser apanhado por uma presa, mas garante, por outro lado, que um surto viral dizime grande parte da sua comunidade, observa o portal Russia Today.

Além das lagostas, também as formigas de jardim e alguns babuínos utilizam esta técnica para evitar que uma doença se alastrem, referem os cientistas.

ZAP //

 

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Parlamento levanta imunidade a André Ventura

O levantamento da imunidade parlamentar permite a André Ventura responder perante o Tribunal Judicial da Comarca de Braga sobre o jantar-comício nas presidenciais, que contou com mais de 170 pessoas. O Parlamento levantou, esta sexta-feira, a …

Adeptos do Parma contestam regresso do Buffon "mercenário"

Faixa exibida à porta do estádio do Parma recorda saída para a Juventus, em 2001: "Saíste como mercenário". Gianluigi Buffon está de volta ao Parma, 20 anos depois. Mas nem todos os adeptos do emblema italiano …

Ex-adjunta da ministra da Justiça vai investigar corrupção no Governo

A magistrada Carolina Costa, que foi adjunta da ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, foi escolhida para integrar o Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP). Ora, este órgão, está a investigar vários elementos …

Coro de críticas ao "fecho" da Área Metropolitana de Lisboa aumenta. Governo insiste que medida é constitucional

O Governo insiste que o "fecho" da Área Metropolitana de Lisboa (AML) é uma medida prevista na situação de calamidade, mas o coro de críticas aumenta. Na conferência de imprensa desta quinta-feira, a ministra Mariana Vieira …

Como foi possível? "Inquérito urgente" à transferência de 788 mil euros para desempregado

Ainda não se sabe como é que foi possível que a Segurança Social tenha transferido 788 mil euros para um desempregado. O caso já levou à abertura de um "inquérito urgente" e o Governo quer …

MP investiga protesto com alegadas saudações nazi

Uma fonte oficial da Procuradoria-Geral da República revelou esta sexta-feira que foi instaurado um inquérito, dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa, às alegadas saudações nazi na manifestação que ocorreu na Praça …

Eriksen tem alta hospitalar

Seis dias depois de sofrer uma paragem cardíaca, Christian Eriksen teve alta hospitalar e visitou o estágio da seleção dinamarquesa antes de regressar a casa. Christian Eriksen teve alta hospitalar esta sexta-feira, confirmou a federação dinamarquesa, …

MP francês pede seis meses de prisão efetiva para Sarkozy

O Ministério Público (MP) pediu na quinta-feira um ano de prisão, com seis meses de pena efetiva, para o ex-Presidente francês Nicolas Sarkozy, julgado em Paris na sequência de uma investigação ao financiamento irregular na …

Portugueses já podem pedir Certificado Digital Covid

Os portugueses já podem pedir o Certificado Digital Covid, o documento que facilita as viagens para o estrangeiro durante as férias. O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que os portugueses poderiam pedir o seu certificado digital europeu …

Guterres presta juramento na ONU e estabelece "prioridade mundial absoluta"

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, prestou juramento e tomou posse para um segundo mandato durante uma sessão plenária da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, Estados Unidos. António Guterres …