Lagostas produzem sons que podem ser ouvidos até três quilómetros de distância

Michael Wolf / Wikimedia

Lagosta da espécie Palinurus elephas

Cientistas descobriram que os sons produzidos pelas lagostas da espécie Palinurus elephas podem ser detetados até quase três quilómetros de distância.

De acordo com a revista Newsweek, estas lagostas – Palinurus elephas – emitem sons estridentes ao esfregar as bases das suas antenas, não só para fins de comunicação como também para afastar predadores.

Para perceber melhor estes barulhos, uma equipa de cientistas gravou mais de 1500 sons produzidos por 24 lagostas na Baía de Saint Anne du Portzic, em França, através de hidrofones localizados a distâncias entre 0,5 e 100 metros dos crustáceos, que tinham diferentes tamanhos.



Segundo o estudo publicado, esta quinta-feira, na revista científica Scientific Reports, os sons produzidos pelas lagostas mais pequenas só podiam ser gravados a distâncias de até 50 metros. No entanto, os espécimes maiores produziram sons detetáveis a uma distância de cerca de 100 metros.

Ao examinar como a intensidade do som diminuiu ao longo da distância, e tendo em conta os altos níveis de ruído nas águas da baía, os cientistas estimaram que os sons produzidos pelos animais de maior dimensão poderiam ser detetados até 400 metros de distância.

Além disso, a equipa sugere que os crustáceos maiores – aqueles com mais de 13 centímetros de comprimento – provavelmente produzem sons que podem ser detetados até três quilómetros sob diferentes condições como, por exemplo, em águas com níveis de ruído ambiente mais baixos do que o desta baía.

Estas lagostas, geralmente encontradas nas costas do Mediterrâneo, estão entre os crustáceos mais valorizados do mercado, podendo ser vendidas por preços que vão dos 40 aos 120 euros por quilo.

Precisamente por esse motivo, décadas de pesca intensiva contribuíram para um considerável declínio da população desde os anos 70, levando a que este animal seja classificado como “Vulnerável” na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunal europeu condena Portugal a indemnizar recluso por falta de internamento psiquiátrico

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos condenou o Estado português a pagar uma indemnização de 14 mil euros a um recluso por ter cumprido pena de prisão sem internamento psiquiátrico a que tinha sido condenado. A …

França acaba com máscara no exterior (e Espanha vai pelo mesmo caminho)

Em França, o uso de máscara na rua deixa de ser obrigatório a partir de quinta-feira. Espanha deverá seguir o mesmo caminho "em breve". O uso de máscara no exterior deixa de ser obrigatório em França …

Swissport em Lisboa para tentar comprar a Groundforce

O acionista maioritário da Groundforce, que está a tentar vender a sua participação na empresa de handling, encontra-se agora a negociar com os suíços da Swissport. Depois de o fundo espanhol Atitlan se ter afastado e …

BdP prevê taxa de desemprego de 7,2% e crescimento económico de 4,8%

O Banco de Portugal (BdP) prevê que a taxa de desemprego atinja 7,2% em 2021, recuando para 7,1% em 2022 e 6,8% em 2023, e que o emprego cresça 1,3% este ano. No Boletim Económico de …

Finlândia 0-1 Rússia | Miranchuk recoloca russos na corrida

A anfitriã Rússia conseguiu hoje uma determinante vitória na luta pelo apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater a Finlândia por 1-0, em São Petersburgo. No primeiro jogo da segunda jornada …

Nove militares da GNR acusados de tortura

O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR dos crimes de tortura e outros tratamentos cruéis, degradantes ou desumanos e sequestro agravado. O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR, …

Costa garante que Lisboa terá o mesmo tratamento que os outros concelhos

Esta quarta-feira, num dia em que Portugal registou 1.350 novos casos ( 928 dos quais na região de Lisboa e Vale do Tejo), o primeiro-ministro afirmou que a capital terá o mesmo tratamento que os …

Salgado disposto a pagar à massa falida do GES para ficar isento de cumprir pena

Ricardo Salgado está disposto a pagar à massa falida do GES para ser dispensado de cumprir pena no processo que o irá julgar por três crimes de abuso de confiança, segundo a contestação da defesa …

PJ detém 12 pessoas por suspeitas de corrupção na Câmara de Loures

Entre os detidos pela Polícia Judiciária (PJ) estão dois empreiteiros, um arquiteto, um empresário ligado a uma obra particular e oito fiscais. Através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção e no âmbito de inquérito dirigido …

Casos disparam: 1350 novas infeções e seis óbitos

Nas últimas 24 horas, houve 1.350 novos casos positivos de covid-19 e morreram seis pessoas, segundo os dados do boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou 1.350 novos casos e seis óbitos por covid-19 …