Lagostas produzem sons que podem ser ouvidos até três quilómetros de distância

Michael Wolf / Wikimedia

Lagosta da espécie Palinurus elephas

Cientistas descobriram que os sons produzidos pelas lagostas da espécie Palinurus elephas podem ser detetados até quase três quilómetros de distância.

De acordo com a revista Newsweek, estas lagostas – Palinurus elephas – emitem sons estridentes ao esfregar as bases das suas antenas, não só para fins de comunicação como também para afastar predadores.

Para perceber melhor estes barulhos, uma equipa de cientistas gravou mais de 1500 sons produzidos por 24 lagostas na Baía de Saint Anne du Portzic, em França, através de hidrofones localizados a distâncias entre 0,5 e 100 metros dos crustáceos, que tinham diferentes tamanhos.

Segundo o estudo publicado, esta quinta-feira, na revista científica Scientific Reports, os sons produzidos pelas lagostas mais pequenas só podiam ser gravados a distâncias de até 50 metros. No entanto, os espécimes maiores produziram sons detetáveis a uma distância de cerca de 100 metros.

Ao examinar como a intensidade do som diminuiu ao longo da distância, e tendo em conta os altos níveis de ruído nas águas da baía, os cientistas estimaram que os sons produzidos pelos animais de maior dimensão poderiam ser detetados até 400 metros de distância.

Além disso, a equipa sugere que os crustáceos maiores – aqueles com mais de 13 centímetros de comprimento – provavelmente produzem sons que podem ser detetados até três quilómetros sob diferentes condições como, por exemplo, em águas com níveis de ruído ambiente mais baixos do que o desta baía.

Estas lagostas, geralmente encontradas nas costas do Mediterrâneo, estão entre os crustáceos mais valorizados do mercado, podendo ser vendidas por preços que vão dos 40 aos 120 euros por quilo.

Precisamente por esse motivo, décadas de pesca intensiva contribuíram para um considerável declínio da população desde os anos 70, levando a que este animal seja classificado como “Vulnerável” na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19 só explica 27,5% do acréscimo de mortalidade

As mortes por covid-19 em Portugal entre 02 de março e 18 de outubro representam apenas 27,5% do acréscimo da mortalidade registado relativamente à média dos últimos cinco anos, revelou esta sexta-feira o Instituto Nacional …

PCP desafia Governo a renacionalizar os CTT

O secretário-geral do PCP desafiou hoje o Governo a responder "à chantagem" do "grupo Champalimaud", retirar-lhe a concessão do serviço postal e renacionalizar os CTT. A proposta foi feita por Jerónimo de Sousa depois de estar …

"Covid persistente" atinge cerca de 20% dos curados (mas não recuperados)

Um novo estudo britânico indica que vários pacientes podem apresentar sintomas e sequelas durante vários meses, mesmo depois de testarem negativo. Os casos de “covid persistente” afetam maioritariamente mulheres e idosos. Há ainda muito por descobrir …

Acuña já é destaque em Espanha: "Não é bom nos 100 metros, mas..."

O ex-jogador do Sporting será uma referência para Lopetegui e já demonstrou um grande nível no jogo da Liga dos Campeões contra o Rennes. Marcos Acuña chegou a Sevilha há um mês e meio mas começa …

Portagens devem manter preços em 2021

Os preços das portagens nas autoestradas deverão voltar a manter-se em 2021, a confirmar-se a estimativa da taxa de inflação homóloga, sem habitação, de -0,18% em outubro, divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A fórmula …

Governo estuda novo confinamento total nas duas primeiras semanas de dezembro

O Governo está a ponderar decretar um novo confinamento total da população portuguesa nas duas primeiras semanas de dezembro. A notícia foi avançada esta sexta-feira pela TVI e, entretanto, confirmada por outros órgãos de informação. O …

Pelo menos 140 pessoas afogam-se no naufrágio mais mortal de 2020

Pelo menos 140 migrantes morreram afogados ao largo da costa senegalesa depois de a embarcação em que seguiam se ter incendiado e naufragado, avançou a Organização Internacional para as Migrações (OIM). O barco transportava 200 pessoas …

Nélson Évora terminou contrato com o Sporting

Nelson Évora, campeão olímpico do triplo salto nos Jogos Olímpicos Pequim2008, vai deixar o Sporting após o fim do contrato com o clube, no sábado, confirmou à "Lusa" fonte oficial do Sporting, esta sexta-feira. O atleta, …

Nova Zelândia aprova eutanásia. Mas rejeita legalização da marijuana

Os neozelandeses aprovaram a eutanásia voluntária, mas rejeitaram a legalização da marijuana para uso recreativo, em dois referendos realizados em 17 de outubro, anunciou esta sexta-feira a Comissão Eleitoral. Cerca de 65,2% dos neozelandeses votaram a …

Governo pondera novas medidas de apoio ao emprego e empresas

O Governo está a ponderar novas medidas de apoio ao emprego e às empresas em resposta ao agravamento da pandemia de covid-19, disse hoje o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro …