Derretimento do gelo criou mais de 1.000 lagos glaciares nos Alpes suíços

As mudanças climáticas estão a ter grande impacto na paisagem dos Alpes suíços. O derretimento do gelo na região criou mais de mil novos lagos nas montanhas, revela um novo estudo.

De acordo com um novo estudo, publicado pelo Instituto Federal Suíço de Ciência e Tecnologia Aquática (Eawag), formaram-se quase 1.200 novos lagos em regiões que anteriormente eram cobertas por gelo. O fenómeno ocorre nos Alpes Suíços desde 1850.

Os autores indicam que atualmente ainda existem cerca de 1.000 lagos – o que acabou por ser surpreendente, pois não esperavam encontrar mais do que umas centenas.



“Ficamos surpreendidos com os números absolutos”, referiu Daniel Odermatt, investigador envolvido na pesquisa, em comunicado.

O cientista afirmou que a “acentuada aceleração da formação” também deixou a equipa perplexa, destacando que 180 dos mais de mil lagos “foram formados apenas na última década”.

A pesquisa de Eawag mostrou que houve um pico inicial na formação de lagos glaciares nos Alpes suíços entre 1946 e 1973, quando quase oito novos lagos surgiram, em média, a cada ano.

Após um breve declínio, a taxa de formação dos lagos aumentou entre 2006 e 2016, com 18 novos lagos a aparecer, em média, a cada ano, enquanto a superfície da água aumentava mais de 400 metros quadrados anualmente.

Na pesquisa, escreve o Phys, os investigadores basearam-se em dados de sete períodos entre 1850 e 2016.

Para cada um dos 1.200 lagos formados desde 1850, os cientistas registaram a localização, elevação, forma e área do lago em diferentes momentos, bem como o tipo de material da barragem e drenagem superficial.

Com base nessas informações, os investigadores puderam estimar os perigos, incluindo o risco de um esvaziamento repentino no caso de rompimento de uma barragem. O estudo alerta que o número crescente de lagos glaciares aumenta o risco de erupções.

O gelo nos Alpes suíços está em declínio constante, o que faz com que a região tenha perdido cerca de 2% do seu volume apenas no ano passado, de acordo com um estudo anual publicado pela Academia de Ciências da Suíça.

Mesmo que o mundo adotasse intrinsecamente todas as medidas previstas no Acordo de Paris, dois terços dos glaciares iriam ser perdidos, refere um estudo de 2019 realizado pela Universidade Técnica (ETH), em Zurique.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Hospital de Nova Iorque deixa de realizar partos face à demissão do pessoal médico que recusa vacinar-se

Antes de sair de cena Andrew Cuomo emitiu um mandato que visava estabelecer a vacinação obrigatória entre profissionais de saúde do estado de Nova Iorque. Um pequeno hospital do condado de Lewis, no estado de Nova …

"Foi um grande erro". Morte de 1400 golfinhos num dia nas Ilhas Faroé criticada até por adeptos da caça

Quase 1500 golfinhos foram mortos no domingo na caça tradicional das Ilhas Faroé, o que motivou críticas até entre os defensores do ritual. Activistas que defendem o fim da caça afirmam que este foi o …

Teorias da 'Síndrome de Havana' "violam as leis da física", dizem cientistas cubanos

Cuba divulgou um relatório, o mais detalhado até à data, no qual cientistas locais criticam as alegações de que diplomatas norte-americanos e canadianos foram submetidos a ataques misteriosos quando estavam destacados no país. O relatório, desenvolvido …

Bill Gates diz que não estamos prontos para a próxima pandemia

Um novo relatório da Fundação Bill e Melinda Gates referiu que as nações não estão a fazer o suficiente para se prepararem para a próxima pandemia, desafiando os países a investir a longo prazo em …

Grécia investiga acidente que vitimou testemunha no julgamento de Netanyahu

As autoridades gregas abriram na terça-feira uma investigação sobre a queda de um avião privado israelita na qual morreu uma testemunha de acusação no julgamento de corrupção do ex-primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. O ex-oficial do Ministério das …

Gouveia e Melo: "Nós já ganhámos a este vírus"

O responsável pela 'task-force' que coordena o programa de vacinas contra a covid-19, vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, assumiu esta quarta-feira que Portugal "já ganhou a este vírus". "Nós já ganhámos a este vírus, pelo menos, …

Mais 1247 casos e 10 mortos por covid-19. Incidência e R(t) descem

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 1247 casos de covid-19 e 10 óbitos. O número de doentes internados também baixou e o R(t) continua a recuar, estando perto do verde na matriz de risco. De …

PSG na Liga dos Campeões: que plantel tinha em 2012?

Messi, Neymar e Mbappé são três das "estrelas" do clube francês, que vai iniciar a sua 10.ª participação consecutiva no torneio. Na primeira, o elenco era bem diferente. Não serão todos os olhos postos, mas quase: …

Número de médicos mais do que triplicou desde o nascimento do SNS, afirma Ordem

O número de médicos inscritos na Ordem (OM) mais do que triplicou nos 42 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), num período em que a sociedade sofreu "mudanças importantes", evocou hoje a OM. Em comunicado …

Sporting SAD com prejuízo de 33 milhões de euros. Varandas fala em "Novo Sporting"

Presidente leonino justifica maus resultados financeiros com o "contexto mundial de crise, com consequências na quebra de transação de jogadores e das receitas operacionais pela ausência de público nos estádios”. A Sporting SAD apresentou um resultado …