/

“Lagarto Jesus Cristo” é o novo robô que consegue deslocar-se dentro de água

Este robô é conhecido como “Lagarto Jesus Cristo”, devido ao facto de conseguir andar pela superfície da água, para além de ser capaz de atravessar terrenos acidentados. Uma nova versão de um robô já existente.

Desenvolvido por uma equipa da Universidade Ben-Gurion de Negev, em Israel, o AmphiSTAR é o mais recente membro da família de robôs STAR.

O FSTAR original apresentava braços expansíveis de ângulo ajustável com rodas de um lado e hélices do outro. Essa configuração permitiu que deslizasse pelo solo como um carro ou voasse como um helicóptero.

O subsequente RSTAR manteve as rodas redondas de um lado, mas substituiu as hélices por rodas com raios. Este robô movia-se por terreno plano usando as rodas redondas.

Agora, o AmphiSTAR tem braços expansíveis semelhantes a estabilizadores, que estão equipados com um total de quatro hélices com pás de remo – duas na parte inferior de cada braço.

Ao mover-se em superfícies como erva ou cascalho, os braços são angulados para que as pás da hélice funcionem como as rodas e puxem o robô para frente. Esta configuração permite que o robô rasteje a uma velocidade máxima de 3,6 metros por segundo.

Na água, o robô continua a usar as hélices, que nessa altura devem estar noutro ângulo para permitir que funcione a uma profundidade até 1,5 metros. O robô também pode mover-se na água de forma mais lenta, como se fosse um barco. Os planos futuros preveem que este robô tenha a capacidade de nadar debaixo de água.

O robô poderá ser usado na agricultura, em situações onde rastejar e nadar são necessárias.

O famoso “Lagarto de Jesus Cristo” foi apresentado na semana passada durante uma Conferência Internacional de Robôs e Sistemas Inteligentes, diz o New Atlas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.