“Lagarto Jesus Cristo” é o novo robô que consegue deslocar-se dentro de água

Este robô é conhecido como “Lagarto Jesus Cristo”, devido ao facto de conseguir andar pela superfície da água, para além de ser capaz de atravessar terrenos acidentados. Uma nova versão de um robô já existente.

Desenvolvido por uma equipa da Universidade Ben-Gurion de Negev, em Israel, o AmphiSTAR é o mais recente membro da família de robôs STAR.

O FSTAR original apresentava braços expansíveis de ângulo ajustável com rodas de um lado e hélices do outro. Essa configuração permitiu que deslizasse pelo solo como um carro ou voasse como um helicóptero.

O subsequente RSTAR manteve as rodas redondas de um lado, mas substituiu as hélices por rodas com raios. Este robô movia-se por terreno plano usando as rodas redondas.

Agora, o AmphiSTAR tem braços expansíveis semelhantes a estabilizadores, que estão equipados com um total de quatro hélices com pás de remo – duas na parte inferior de cada braço.

Ao mover-se em superfícies como erva ou cascalho, os braços são angulados para que as pás da hélice funcionem como as rodas e puxem o robô para frente. Esta configuração permite que o robô rasteje a uma velocidade máxima de 3,6 metros por segundo.

Na água, o robô continua a usar as hélices, que nessa altura devem estar noutro ângulo para permitir que funcione a uma profundidade até 1,5 metros. O robô também pode mover-se na água de forma mais lenta, como se fosse um barco. Os planos futuros preveem que este robô tenha a capacidade de nadar debaixo de água.

O robô poderá ser usado na agricultura, em situações onde rastejar e nadar são necessárias.

O famoso “Lagarto de Jesus Cristo” foi apresentado na semana passada durante uma Conferência Internacional de Robôs e Sistemas Inteligentes, diz o New Atlas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Parlamento aprova "direito ao esquecimento" para quem superou doenças graves

O Parlamento aprovou esta sexta-feira, na generalidade, o projeto-lei do PS que pretende consagrar o “direito ao esquecimento” para acabar com a discriminação de pessoas que tiveram cancro. O Parlamento aprovou, na generalidade, o projeto-lei do …

No seu último discurso, presidente do Supremo atira críticas aos megaprocessos

António Piçarra, presidente do Supremo Tribunal de Justiça, centrou o seu último discurso na falta de eficácia do sistema judicial em tratar os processos especialmente complexos de corrupção. Para o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, …

Viagens não essenciais de e para o Reino Unido permitidas a partir de segunda-feira

Cristóvão Norte, deputado do PSD, criticou a indefinição em torno das viagens do Reino Unido para Portugal, em entrevista à BBC. Entretanto, esta manhã, fonte governamental revelou que as viagens não essenciais de e para …

PPP na saúde levou Estado a "poupar" mais de 200 milhões

As Parceiras Público-Privadas (PPP) dos hospitais de Braga, Vila Franca de Xira, Loures e Cascais trouxeram ao Estado uma "poupança" de 203 milhões de euros, menos de um terço do que se esperava no arranque …

Praias podem receber mais banhistas este verão

Apesar de o semáforo de lotação das praias se manter nesta época balnear, a percentagem de ocupação sobe para os 90%. Quem não respeitar as regras estará sujeito a coimas. As limitações à lotação, introduzidas no …

Ritmo de vacinação da UE ultrapassa o dos EUA e China. Grécia reabre turismo

Atualmente, o ritmo de vacinação da União Europeia ultrapassa o registado nos Estados Unidos da América e na China, de acordo com os dados da plataforma Our World in Data. Os dados recolhidos pelo Público …

"Síndrome de Havana" tem sido cada vez mais reportada por militares dos EUA

Diplomatas norte-americanos, espiões e funcionários da Defesa nacional dos EUA sofreram mais de 130 casos de lesões cerebrais, conhecidos como síndrome de Havana. Segundo o jornal The New York Times, três agentes da CIA revelaram ter …

Caso Maddie. Polícia alemã tem novas provas contra Brueckner

A polícia alemã tem novas provas contra Christian Brueckner, o principal suspeito do rapto de Madeleine McCann, que desapareceu do empreendimento turístico Ocean Club, no Algarve, há 14 anos. De acordo com o procurador Hans Christian …

PSP propôs festa dos adeptos dentro de Alvalade, mas "não foi aceite"

A PSP avança que sugeriu, na reunião de preparação da festa do título, que os festejos ocorressem dentro do Estádio de Alvalade, mas que a proposta não foi aceite. Esta quinta-feira, o presidente da Câmara de …

Nuno Tavares e Rui Patrício podem juntar-se a Mourinho em Roma

Treinador português José Mourinho vai liderar a Roma e poderá contar com dois compatriotas na sua nova equipa. Mais de uma década depois, José Mourinho vai voltar ao campeonato italiano. O futuro treinador da Roma pode, …