/

As lagartixas podem perder a cauda, mas não perdem o jantar

2

Um novo estudo, levado a cabo por cientistas da University of California, em Riverside, revelou que as lagartixas são caçadoras ferozes quer as suas caudas estejam ou não presas aos seus corpos.

Foram vários os estudos que se debruçaram sobre os efeitos negativos da perda da cauda nas lagartixas, mas “muito poucos examinaram a sua capacidade de capturar comida quando a perdem”, evidenciou a bióloga Marina Vollin.

Para ajudar a preencher esta lacuna, Marina Vollin juntou-se a Tim Higham, um professor do Departamento de Evolução, Ecologia e Biologia Organística da universidade norte-americana, para observar lagartixas intactas e sem cauda durante a caça de grilos num recinto artificial.

Segundo o comunicado divulgado pelo EurekAlert, as lagartixas sem cauda pareciam ter mais dificuldades de equilíbrio antes e durante o ataque. Além disso, “eram muito mais lentas sem cauda”.

Ainda assim, a análise permitiu descobrir que os animais sem cauda capturavam os grilos com sucesso cerca de 77% das vezes –  a mesma taxa de sucesso das lagartixas intactas. O artigo científico com os resultados foi publicado em maio na Integrative and Comparative Biology.

Os investigadores suspeitam, porém, de que as lagartixas no meio selvagem podem ter um desempenho diferente das que se encontram em cativeiro.

Por esse motivo, o próximo passo é realizar a mesma investigação, mas com lagartixas a caçar na natureza.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.