Laboratório garante ter conseguido reverter o envelhecimento

Elizabeth Parrish, CEO da BioViva, decidiu experimentar pessoalmente o processo de rejuvenescimento dos cromossomas criado pela empresa

O laboratório de biotecnologia BioViva anunciou que a sua equipa de cientistas usou terapia genética para prolongar as pontas dos cromossomas – os chamados telómeros – e alterar o processo de envelhecimento das células.

Mais do que isso, a BioViva afirma que a técnica foi mesmo já aplicada numa pessoa: a própria CEO da empresa, Elizabeth Parrish.

Segundo uma nota publicada no site da empresa, o tratamento aplicado a Elizabeth Parrish teve início há um ano, para combater uma perda de massa muscular da CEO.

Para contornar as rigorosas leis norte-americanas sobre este tipo de experiências em humanos, Parrish mudou-se para a Colómbia, onde recebeu o tratamento – o que contribuiu para o relativo cepticismo com que a comunidade científica internacional acolheu o anúncio.

Elizabeth Parrish tem 45 anos, e a empresa garante que conseguiu um alongamento dos telómeros das suas células correspondente a um rejuvenescimento de 20 anos.

A presidente da empresa foi escolhida porque os seus exames clínicos mostraram que os seus telómeros eram anormalmente curtos, o que a deixava vulnerável a doenças associadas à idade mais cedo do que o habitual.

“Os avanços na biotecnologia são a melhor solução para as doenças da velhice, e se estes resultados forem minimamente correctos, fizemos história”, afirma Parrish na nota da empresa.

(dr) Stanford Medicine

Os telómeros (a verde) encontram-se nas pontas dos cromossomas e funcionam como tampinhas de protecção para o ADN celular.

Os telómeros (a verde) encontram-se nas pontas dos cromossomas e funcionam como tampinhas de protecção para o ADN celular.

Segundo a IFLScience, a técnica utilizada pela empresa na realidade já existe, mas até agora só foi usada em laboratório com células humanas em experiências com medicamentos.

Os telómeros encontram-se nas pontas de cada cromossoma, que contém a informação genética do organismo, e têm a função de proteger o ADN do desgaste natural que acontece com o tempo.

São como as pontinhas de plástico nos cordões das sapatilhas, que impedem que o cordão desfie mais rapidamente.

Mas à medida que as células se dividem, um pouco da ponta perde-se no processo – o que significa que à medida que ficamos mais velhos, os telómeros ficam mais curtos, até que a célula pare de se dividir e morra.

Entre outros estudos, em janeiro de 2015 uma equipa de investigadores da Universidade de Stanford, nos EUA, introduziu um tipo de RNA modificado, que foi concebido para estender os telómeros. O seu efeito protector, no entanto, passa ao fim de alguns dias.

A grande novidade anunciada pela BioViva é que a técnica terá mesmo sido aplicada a uma pessoa.

A notícia parece o argumento de um filme de super-heróis, em que o herói ganha os seus super-poderes como cobaia de uma experiência maluca.

Mas, ainda sem estudo publicado, nem verificação independente, e com uma amostra de apenas uma pessoa – sendo que essa pessoa é a CEO da empresa – é impossível confirmar estas alegações.

Resta saber se o laboratório vai publicar dados que possam ser analisados e validados por outros cientistas.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “A notícia parece o argumento de um filme de super-heróis, em que o herói ganha os seus super-poderes como cobaia de uma experiência maluca.”

    WTF?
    Que raio de jornalismo…

RESPONDER

Na Saúde, Warren torna-se alvo de ataques. Mas o foco é "derrotar Trump"

O maior debate televisivo para umas eleições primárias na história dos EUA juntou 12 candidatos num só palco. Foi o primeiro debate para o qual o ex-vice-Presidente Joe Biden não partiu com vantagem, tendo a …

Trump sugere que os mexicanos são uma ameaça terrorista maior do que o Daesh

O Presidente Donald Trump sugeriu que os mexicanos são uma ameaça muito maior do que o Daesh. Respondendo uma vez mais às críticas sobre ter retirado as tropas dos Estados Unidos (EUA) junto à fronteira …

Grécia. Incêndio em campo de refugiados deixa 600 pessoas sem alojamento

Um incêndio no campo de identificação e registo de migrantes de Vathy, na ilha grega de Samos, deixou 600 refugiados sem alojamento, alertou na terça-feira a organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF). "Em Vathy, seis …

Lista candidata à Ordem dos Enfermeiros excluída por ter poucos homens

Uma das listas candidatas às eleições para a Ordem dos Enfermeiros foi excluída por ter poucos homens. A comissão eleitoral nomeada explica que a lista não respeita a lei da paridade, aprovada pela Assembleia da …

“É a desilusão”. PSD queria novos ministros na Saúde, Educação e Justiça

  O PSD defendeu esta quarta-feira que "não há um novo Governo", mas "uma remodelação com alargamento", com um executivo aumentado e "mais partidário", considerando "uma desilusão" a continuidade em pastas como Saúde, Educação e Justiça. "Não …

Dobradinha poderá render 1,6 milhões de euros a Bruno Lage

Caso consiga alcançar a dobradinha, isto é, vencer o campeonato e a Taça de Portugal, o treinador do Benfica, Bruno Lage, receberá em prémios cerca de 1,6 milhões de euros brutos, avança a imprensa desportiva. A …

Lisboa aumenta seis vezes IMI de prédios devolutos nos centros

A Câmara de Lisboa vai aumentar, em 2020, seis vezes a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para os prédios devolutos nas zonas de maior pressão urbanística, anunciou esta quarta-feira o vereador das Finanças, …

Polícia entrou na federação de futebol da Bulgária e deteve cinco pessoas

Já depois de Borislav Mihailov se ter demitido da presidência da federação da Bulgária, uma unidade da estrutura policial que luta contra o crime organizado no país entrou esta terça-feira na sede da federação, em …

Família holandesa vivia há 9 anos numa cave à espera “do fim dos tempos”

A policia holandesa encontrou uma família de seis pessoas na cave de uma quinta no nordeste do país, onde viviam em isolamento há nove anos e, segundo a imprensa, esperavam “o fim dos tempos”. A polícia …

Kim Jong-un subiu montanha sagrada a cavalo (e deixou a Coreia à espera de um grande anúncio)

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, foi ao monte Paektu, a montanha considerada sagrada pelos norte-coreanos, dar um passeio a cavalo. As imagens foram divulgadas pela agência estatal KCNA, tendo surgido especulações de que virá aí …