Laboratório garante ter conseguido reverter o envelhecimento

Elizabeth Parrish, CEO da BioViva, decidiu experimentar pessoalmente o processo de rejuvenescimento dos cromossomas criado pela empresa

O laboratório de biotecnologia BioViva anunciou que a sua equipa de cientistas usou terapia genética para prolongar as pontas dos cromossomas – os chamados telómeros – e alterar o processo de envelhecimento das células.

Mais do que isso, a BioViva afirma que a técnica foi mesmo já aplicada numa pessoa: a própria CEO da empresa, Elizabeth Parrish.

Segundo uma nota publicada no site da empresa, o tratamento aplicado a Elizabeth Parrish teve início há um ano, para combater uma perda de massa muscular da CEO.

Para contornar as rigorosas leis norte-americanas sobre este tipo de experiências em humanos, Parrish mudou-se para a Colómbia, onde recebeu o tratamento – o que contribuiu para o relativo cepticismo com que a comunidade científica internacional acolheu o anúncio.

Elizabeth Parrish tem 45 anos, e a empresa garante que conseguiu um alongamento dos telómeros das suas células correspondente a um rejuvenescimento de 20 anos.

A presidente da empresa foi escolhida porque os seus exames clínicos mostraram que os seus telómeros eram anormalmente curtos, o que a deixava vulnerável a doenças associadas à idade mais cedo do que o habitual.

“Os avanços na biotecnologia são a melhor solução para as doenças da velhice, e se estes resultados forem minimamente correctos, fizemos história”, afirma Parrish na nota da empresa.

(dr) Stanford Medicine

Os telómeros (a verde) encontram-se nas pontas dos cromossomas e funcionam como tampinhas de protecção para o ADN celular.

Os telómeros (a verde) encontram-se nas pontas dos cromossomas e funcionam como tampinhas de protecção para o ADN celular.

Segundo a IFLScience, a técnica utilizada pela empresa na realidade já existe, mas até agora só foi usada em laboratório com células humanas em experiências com medicamentos.

Os telómeros encontram-se nas pontas de cada cromossoma, que contém a informação genética do organismo, e têm a função de proteger o ADN do desgaste natural que acontece com o tempo.

São como as pontinhas de plástico nos cordões das sapatilhas, que impedem que o cordão desfie mais rapidamente.

Mas à medida que as células se dividem, um pouco da ponta perde-se no processo – o que significa que à medida que ficamos mais velhos, os telómeros ficam mais curtos, até que a célula pare de se dividir e morra.

Entre outros estudos, em janeiro de 2015 uma equipa de investigadores da Universidade de Stanford, nos EUA, introduziu um tipo de RNA modificado, que foi concebido para estender os telómeros. O seu efeito protector, no entanto, passa ao fim de alguns dias.

A grande novidade anunciada pela BioViva é que a técnica terá mesmo sido aplicada a uma pessoa.

A notícia parece o argumento de um filme de super-heróis, em que o herói ganha os seus super-poderes como cobaia de uma experiência maluca.

Mas, ainda sem estudo publicado, nem verificação independente, e com uma amostra de apenas uma pessoa – sendo que essa pessoa é a CEO da empresa – é impossível confirmar estas alegações.

Resta saber se o laboratório vai publicar dados que possam ser analisados e validados por outros cientistas.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “A notícia parece o argumento de um filme de super-heróis, em que o herói ganha os seus super-poderes como cobaia de uma experiência maluca.”

    WTF?
    Que raio de jornalismo…

RESPONDER

PAN não terá candidato próprio nas presidenciais (e deverá apoiar Ana Gomes)

O Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) não vai ter candidato próprio às eleições presidenciais de 2021 e vai anunciar esta quinta-feira o candidato que irá apoiar. O semanário Expresso avança que, até agora, a única certeza é que …

Cientistas mostram que os corvos são capazes de pensar de forma consciente

Um novo estudo descobriu que os corvos não são só inteligentes, como mostram também ter uma forma de consciência, sendo capazes de estar conscientes do mundo à sua volta no presente. De acordo com o site …

"Alto risco". África do Sul proíbe entrada de turistas de Portugal

Os turistas oriundos de Portugal não vão ser autorizados a entrar na África do Sul, quando o país africano reabrir as fronteiras internacionais na quinta-feira, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior sul-africano. Portugal consta de …

Descoberta rara. Encontrado vapor de água salgada em torno de duas estrelas bebé gigantes

Uma equipa de investigadores descobriu um par de estrelas bebé massivas rodeadas por vapor de água e sal de cozinha, de acordo com um novo estudo. As duas estrelas bebé têm uma massa combinada 25 vezes …

Sonda da NASA deteta nanojatos na coroa solar (e desmistifica a sua extrema temperatura)

Uma equipa de cientistas, liderada pelas Universidades de Northumbria e St. Andrews, em cooperação com a NASA, descobriu um novo tipo de atividade dentro da atmosfera do Sol que poderia explicar como é que a …

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região. A espinha foi encontrada …

A China está a tornar-se o país com maior influência na ONU

Há dez anos, a China começou uma operação que lhe tem vindo a garantir mais influência nas Nações Unidas. Agora, o poder que possui na organização mundial protege o país asiático do escrutínio internacional. De acordo …