/

Kobe Bryant é o desportista mais mencionado em letras de músicas

Lionel Messi aparece logo a seguir e Cristiano Ronaldo fecha o top-5. Futebol e basquetebol são as modalidades que dominam os primeiros lugares.

A iniciativa curiosa partiu do Top Rated Casinos: o portal do Reino Unido pesquisou milhares de letras de músicas, através do Lyrics.com, e publicou a lista dos desportistas (ou ex-desportistas) mais mencionados nas canções.

O primeiro lugar pertence precisamente a um antigo desportista, Kobe Bryant, que morreu há praticamente um ano. O nome do ex-basquetebolista aparece em 1.147 letras de canções. Há até um tema de Lil Wayne intitulado precisamente ‘Kobe Bryant’. Não, não foi criado depois da sua morte. O rap é de 2009:

O segundo classificado, embora à distância, é Lionel Messi. O futebolista argentino foi mencionado 553 vezes até agora, em músicas. Uma das mais conhecidas é a recente ‘Holy’, de Justin Bieber.

A fechar o pódio surge outro dos grandes nomes da história da NBA: Michael Jordan. São 439 referências em letras de músicas para o norte-americano, que foi igualmente campeão da NBA e campeão olímpico, tal como Kobe (mas em extremos opostos dos Estados Unidos da América). Drake é um dos muitos artistas que citam Jordan:

Logo a seguir surgem Mike Tyson, no quarto lugar, e Cristiano Ronaldo que fecha o top-5. São 280 referências ao capitão da seleção portuguesa de futebol, que está na lista à frente de Maradona, o argentino que é o centro das atenções nesta música de Manu Chao:

O também antigo futebolista George Best, Muhammad Ali (boxe), Neymar (futebol) e Tiger Woods (golfe) são os outros nomes que surgem na lista dos 10 desportistas referidos mais vezes em letras de músicas.

A primeira mulher a surgir na tabela é Ronda Rousey, “rainha” do UFC, no 43.º posto, com 31 referências.

Entre os 20 primeiros, provavelmente o nome mais surpreendente é o de N’Golo Kanté, futebolista francês, que é o 16.ª classificado com direito a aparecer em 160 músicas.

O futebol e o basquetebol, além de estarem muito presentes no top-20, são as modalidades mais representadas na lista completa: 2.738 futebolistas e 2.123 basquetebolistas mencionados nas canções.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.