Kepler poderá ter detetado um novo grupo de planetas interestelares

NASA / JPL-Caltech

Impressão artística de um planeta interestelar

O telescópio espacial Kepler detetou 27 sinais que podem indicar um grupo completamente novo de planetas interestelares à deriva na galáxia.

Quando nasce uma estrela, os restos de poeira e gás na nuvem a partir da qual se formou aglomeram-se, formando outros objetos cósmicos, como asteroides, cometas, meteoros e exoplanetas (já muitos destes exoplanetas foram detetados à volta de estrelas alienígenas na Via Láctea).

Mas nem todos os exoplanetas ficam parados. Alguns são gravitacionalmente “chutados” para longe da sua estrela mãe, ficando sozinhos a vaguear pela galáxia. São os chamados planetas interestelares, que são também mais difíceis de encontrar.

Mas, depois de terem analisado os dados do telescópio espacial Kepler, astrónomos pensam ter encontrado alguns exemplares, conta o site Science Alert. A equipa detetou 27 sinais que indicam que um planeta interestelar estava a passar pelo olho do telescópio.

Apesar de a maioria ser conhecida – já detetada por outros instrumentos –, cinco eram completamente novos. E, segundo os investigadores, quatro destes novos sinais parecem vir de planetas interestelares com a mesma massa da Terra.

“Estes sinais são extremamente difíceis de encontrar. E as nossas observações viraram-se para um telescópio já velhinho, com uma visão já turva, para uma das partes mais densamente apinhadas do céu, onde já existem milhares de estrelas brilhantes que variam no seu brilho e milhares de asteroides que deslizam no nosso campo de visão”, explicou Iain McDonald, astrónomo da Universidade de Manchester e autor do estudo publicado, a 6 de julho, na revista científica Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

“Dessa cacofonia, tentámos extrair minúsculos clareamentos característicos causados por planetas e só temos uma oportunidade de ver um sinal antes que desapareça. É tão fácil como olhar para o único piscar de um pirilampo no meio de uma estrada, utilizando apenas um telefone portátil”, comparou ainda.

Segundo o mesmo site, estes sinais ainda não são conclusivos, mas são uma pista empolgante para a próxima geração de instrumentos espaciais, como o telescópio espacial Nancy Grace Romam.