/

Kanye West viola lei e mantém financiadores de campanha em segredo

Michael Reynolds / EPA

O ‘rapper’ norte-americano Kanye West.

O candidato presidencial Kanye West ainda não entregou os formulário de financiamento de campanha. Assim, os seus apoiantes e financiadores continuam no anonimato.

Kanye West leva uma semana de atraso para entregar os formulários de financiamento de campanha. Com isto, o aspirante a Presidente dos Estados Unidos mantém a identidade dos seus financiadores em segredo. Especialistas acreditam que esta seja uma tentativa de esconder o apoio do Partido Republicano.

“Ele está a violar os requisitos ou não prevê gastar mais de 100 mil dólares na sua campanha presidencial, e a segunda opção parece improvável”, disse Paul S. Ryan, chefe de contencioso da organização sem fins lucrativos Common Cause. “Ele falhou o prazo de apresentação de relatórios da FEC [Federal Election Commission] em 20 de agosto e está em violação da lei”.

Por lei, todos os candidatos presidenciais que esperem angariar ou gastar pelo menos 100 mil dólares devem preencher estes formulários. A data limite de entrega era o dia 20 de agosto, escreve a VICE.

De forma a conseguir o seu nome nos boletins de voto, West está a fazer um forte investimento. Só no Oklahoma, o rapper norte-americano gastou 35 mil dólares. Todavia, acabou por não conseguir incluir o seu nome em quase 30 Estados. Arkansas, Colorado, Idaho, Iowa, Minnesota, Oklahoma, Tennessee, Utah e Vermont são os Estados em que Kanye West está presenta no boletim de voto.

Ainda segundo a VICE, a campanha de West tem pago às pessoas para recolher as 37.000 assinaturas válidas de que precisa em Arizona antes do prazo final no início de setembro.

“A lei não foi projetada para lidar com este tipo de candidato que está tentar evitar a divulgação para ajudar outro candidato“, disse Ryan. “Kanye West não é o candidato típico, então este mecanismo de coação não vai funcionar para a sua campanha”.

O maior nome que foi identificado como ajudante na campanha de West é o de Gregg Keller, um ex-chefe da União Conservadora Americana, que é próximo da órbita de Trump.

“Apresentar relatórios de financiamento de campanha à FEC é uma das etapas básicas exigidas de todo candidato presidencial, e todos os candidatos que arrecadam muito dinheiro para campanha devem ser facilmente capazes de cumprir essa obrigação”, disse Michael Beckel, da Issue One, organização sem fins lucrativos e apartidária que procura reduzir o papel do dinheiro na política.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.