Tem 15 anos e é o “coração de leão”. Jyoti pedalou quase 1.200 quilómetros com o pai ferido na bicicleta

Jyoti Kumari, conhecida na Índia como “coração de leão”, transportou o pai ferido por mais de 1.200 quilómetros de bicicleta, durante sete dias.

Jyoti Kumari, uma adolescente de 15 anos, vivia com o pai em Gurugram, em Nova Deli, na Índia, desde janeiro. A jovem mudou-se da casa de família para tomar conta do pai, que tinha deixado a aldeia de Darbhanga para trabalhar na capital.

O pai conduzia um riquexó. Devido a um acidente, ocorrido em janeiro, acabou por perder a mobilidade das pernas, tendo deixado de conseguir andar e, consequentemente, trabalhar.

O pai de Jyoti Kumari deixou de conseguir assegurar o sustento da família e, com a pandemia de covid-19 e o confinamento (que acabaram por impedir todas as deslocações não essenciais) não conseguiu regressar à terra natal. A adolescente e o pai ficaram sem meios para sobreviver.

Como não tinham dinheiro, deixaram de pagar a renda, sob risco de serem despejados. Com o pouco dinheiro que ainda tinha na sua posse, Jyoti decidiu comprar uma bicicleta e pedalar até casa.

“Não tínhamos outra opção. Estava demasiado calor, mas só pensava numa coisa, que era chegar a casa”, contou a jovem, citada pelo The Guardian. Com o pai na bicicleta, a adolescente indiana pedalou quase 1.200 quilómetros durante sete dias.

A adolescente só apanhou uma curta boleia num camião e, durante a longa jornada, ambos subsistiram com a ajuda de desconhecidos. Durante os dez dias, a jovem foi pedindo emprestado telemóveis para tranquilizar a mãe: “não se preocupe”, dizia.

Sete dias depois, Jyoti e o pai chegaram a casa. Dias mais tarde, a adolescente recebeu um telefonema do presidente da Federação de Ciclismo da Índia, Onkar Singh, que a convidou para fazer um teste de entrada na equipa nacional em Nova Deli.

Mas, segundo o NPR, o esforço de Jyoti faz parte de uma história muito maior. Durante mais de dois meses, as estradas indianas entupiram-se de trabalhadores migrantes que tentaram regressar a casa.

Durante a crise, desencadeada pela pandemia de covid-19, cerca de 100 milhões de pessoas perderam o emprego e muitos ficaram presos em grandes centros urbanos.

Desesperados e sem dinheiro, tentaram regressar às suas aldeias, onde podiam confiar nas redes familiares para sobreviver. Mas muitos não conseguiram: ao tentarem voltar para casa, alguns migrantes morreram de fome nas bermas das estradas da Índia; outros foram esmagados por comboios ou atropelados por camiões e alguns entraram em colapso, enquanto caminhavam até à exaustão.

A história de superação desta jovem indiana teve um final feliz e é uma espécie de luz de esperança.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PayPal resiste à pandemia. Volume de pagamentos cresce 30% no segundo trimestre

O volume de pagamentos através do PayPal cresceu 30% no segundo trimestre. A empresa parece resistir à pandemia de covid-19, que abalou o setor das viagens, cujos pagamentos estão muitas vezes associados a meios eletrónicos. …

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de beberem desinfetante para as mãos

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de ingerirem desinfetante para as mãos à base de álcool, revelou um relatório do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país esta quarta-feira publicado. De …

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …

Invocando Sá Carneiro, Miguel Albuquerque também defende diálogo entre PSD e Chega

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu que o PSD deve dialogar com vários partidos, incluindo o Chega de André Ventura. Depois de Rui Rio admitir em entrevista à RTP que poderá vir …

Sobe para 18 o número de mortos no acidente de avião na Índia

As autoridades indianas atualizara para 18 o número de mortes no acidente com o avião da Air India Express, que voava do Dubai para Kozhikode, no sul da Índia, e que se partiu em dois …

Luz verde para reabertura de centros de dia. DGS sugere dois metros de distância entre idosos

Os centros de dia vão poder reabrir a partir de 15 de agosto, mas de forma faseada e condicionados a uma avaliação prévia da Segurança Social e entidade de saúde local sempre que funcionem juntamente …

Vacina russa para a covid-19 preocupa cientistas. País pode estar a saltar etapas

Países de todo o mundo continuam na corrida por uma vacina contra a covid-19. A Rússia diz estar prestes a anunciar a vacina, deixando preocupada a comunidade científica, ao passo que Itália avança para os …