/

Justiça portuguesa já entregou lista das fortunas angolanas

Mário Cruz / Lusa

O procurador-geral da República de Angola, Hélder Pitta Grós

A lista, com mais de sete mil páginas, foi entregue em mão, na semana passada, a um funcionário judicial da Procuradoria-Geral da República de Angola.

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) entregou a Angola, na semana passada, a lista das fortunas que vários cidadãos deste país possuem em Portugal, avança o Correio da Manhã.

Segundo apurou o jornal, dezenas de nomes integram esta listagem, destacando-se membros da família do antigo Presidente José Eduardo dos Santos, sobretudo, a sua filha Isabel dos Santos, mas também os filhos Tchizé dos Santos e Zenu dos Santos.

O relatório tem mais de sete mil páginas e detalha todos os bens no nosso país, incluindo contas bancárias, aplicações financeiras em fundos de investimento, ações de várias empresas cotadas e não cotadas, imóveis e participações sociais em empresas.

No ano passado, tinha sido noticiado que a Procuradoria-Geral da República angolana solicitou apoio à justiça portuguesa para localizar bens, investimentos e contas bancárias que ex-governantes do país têm em Portugal, na sequência do caso “Luanda Leaks”.

O pedido da PGR angolana terá sido feito aquando da reunião entre o Procurador Geral de Angola, Hélder Pitta Grós, e a sua homóloga portuguesa, Lucília Gago.

Agora, segundo o CM, esta lista foi entregue em mão a um funcionário judicial da Procuradoria-Geral da República de Angola, que se deslocou propositadamente ao nosso país.

No documento estão também nomes como o do antigo chefe da Casa Militar, Manuel Hélder Vieira Dias (‘Kopelipa’), o antigo chefe das secretas angolanas, Leopoldino Fragoso do Nascimento (‘Dino’), e o ex-procurador-geral, João Maria de Sousa.

Além de Portugal, escreve o CM, as autoridades angolanas também pediram a colaboração
a outras noves jurisdições: Suíça, Holanda, Luxemburgo, Reino Unido, Singapura, Bermudas, Emirados Árabes Unidos, Maurícias e Mónaco.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.