Justiça francesa pede retirada de imunidade parlamentar de Marine Le Pen

Os juízes franceses que instruem a investigação sobre os supostos empregos fictícios da Frente Nacional (FN) pediram ao Parlamento Europeu que retire a imunidade parlamentar da líder deste partido, a eurodeputada Marine Le Pen, confirmaram nesta sexta-feira à Agência Efe fontes da Justiça.

Essa imunidade é a que permitiu à ultradireitista Le Pen negar-se a comparecer às convocatórias dos juízes durante a campanha para as eleições presidenciais francesas, nas quais, a menos de dez dias para a primeira volta, aparece como favorita para disputar a segunda volta.

Os magistrados investigam se Le Pen e outros deputados europeus do seu partido pagaram, com dinheiro do Parlamento Europeu, a assistentes parlamentares que, na realidade, trabalhavam para o Frente Nacional.

Para além de Le Pen, os juízes pediram também que a imunidade da eurodeputada da FN Marie-Christine Boutonnet fosse retirada, pelo mesmo caso.

O pedido foi feito pelos juízes instrutores no final do mês passado, a pouco menos de um mês da primeira volta das presidenciais, que acontecerá no próximo dia 23.

Le Pen negou-se a comparecer às convocatórias policiais e judiciais da investigação, e assegurou que o faria após as eleições presidenciais, que se realizam a 7 de maio próximo, e legislativas, que acontecerão entre 11 e 18 de junho seguintes.

A líder de extrema-direita assegura que pretende apenas, ao negar-se a comparecer, que o caso não influa nas eleições.

// EFE

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.