Juan Carlos alvo de uma terceira investigação de corrupção

Paco Campos / EPA

O Rei Emérito de Espanha, Juan Carlos, com o filho, Rei Felipe VI de Espanha

O Ministério Público espanhol decidiu abrir uma terceira investigação a alegada corrupção que envolve o antigo rei Juan Carlos.

A procuradora-geral, Dolores Delgado, e o procurador-chefe anti-corrupção, Alejandro Luzon, disseram hoje a um grupo de jornalistas, num encontro informal, que a investigação ainda se encontra numa fase “embrionária”, mas que o inquérito será aberto em breve.

O Ministério Público tomou esta decisão depois de ter recebido há alguns dias um relatório com “informação financeira”, mas os dois responsáveis não quiseram dar mais informações.

No início desta semana, a procuradoria-geral anunciou uma segunda investigação sobre as finanças de Juan Carlos, depois do diário espanhol online elDiario.es ter noticiado que a procuradoria anti-corrupção estava a investigar a alegada utilização pelo antigo rei, a ex-rainha Sofia e outros membros da família real de cartões de crédito ligados a contas estrangeiras que não estavam em seu nome.

Juan Carlos começou por ser alvo de investigações em Espanha e na Suíça por possíveis delitos financeiros, que o levaram a abandonar o seu país, em agosto. Na altura, o ex-soberano escreveu numa carta pública ao seu filho, o atual rei, Felipe VI, que se ia mudar para o estrangeiro devido às “repercussões públicas de certos episódios” da sua vida privada.

Em junho, o Supremo Tribunal espanhol decidiu investigar as suspeitas de delito de corrupção do rei emérito na construção do comboio de alta velocidade entre Medina e Meca, na Arábia Saudita.

As investigações envergonharam e assustaram a família real espanhola, que receia uma diminuição da popularidade da instituição monárquica.

Juan Carlos desempenhou um papel fundamental na transição de Espanha para o regime democrático nos anos 70, quando substituiu o ditador Francisco Franco como chefe de Estado.

A sua vida luxuosa e os escândalos de corrupção que envolveram membros da família real têm levado a muitas críticas, principalmente depois da crise financeira de 2007.

Juan Carlos abdicou do trono, em 2014, a favor de Felipe VI para tentar inverter a diminuição da popularidade da monarquia.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Costa acusa oposição de “absoluta impreparação” por não saber o que é o PRR

O secretário-geral do PS, António Costa, acusou esta sexta-feira a oposição de “absoluta impreparação” por não saber o que é o PRR, nem a “missão patriótica” que consiste em pô-lo “em marcha para o bem …

Asteroide que dizimou dinossauros permitiu que as cobras evoluíssem (e se espalhassem pelo mundo)

As cobras devem, em parte, o seu sucesso na Terra ao asteroide que atingiu o planeta há 66 milhões de anos e levou à extinção dos dinossauros, aponta um novo estudo. Além da extinção dos dinossauros …

Novo modelo geofísico ajuda a prever furacões com origem no Golfo do México

Ao analisar a temperatura da atmosfera, que se encontra a vários quilómetros acima da Terra, os investigadores descobriram uma forma de prever quantos furacões podem afetar o Golfo do México no verão e no outono. Os …

Requiem. Supernova irá fazer uma "reaparição fantasmagórica" em 2037

Uma supernova distante, chamada Requiem, vai fazer uma "reaparição fantasmagórica" em 2037. O Hubble captou-a três vezes em 2016, graças a um fenómeno conhecido como lente gravitacional. A Requiem é o resultado de uma explosão estelar …

A polícia holandesa achava que tinha em mãos o mafioso mais procurado da Europa. Afinal, era só um fã de F1

Um homem de Liverpool de 54 anos pensava que o grande evento da sua viagem aos Países Baixos seria assistir ao Grande Prémio de Fórmula 1, mas acabou detido numa prisão de alta segurança por …

Cobertura global de corais caiu para metade desde 1950, revela relatório

A cobertura global de recifes de coral caiu para metade desde 1950, cenário originado pelo aquecimento global, pesca excessiva, poluição e destruição de habitats naturais, revelou uma análise divulgada esta sexta-feira. Desde a Grande Barreira de …

O sonho de Christo concretizou-se, 60 anos depois. O Arco do Triunfo foi embrulhado como um presente

Já desde o início dos anos 60 que Christo imaginava como seria cobrir o Arco do Triunfo em tecido. A sua visão foi finalmente concretizada e pode ser visitada entre 18 de Setembro e 3 …

Holanda. Ministra da Defesa renuncia devido à crise de evacuação do Afeganistão

Após a ministra das Relações Externas holandesa, Sigrid Kaag, renunciar devido ao desastre da evacuação do Afeganistão, esta sexta-feira foi a vez da ministra da Defesa, Ank Bijleveld. Segundo relatou o Guardian, acredita-se que os ministros …

Tribunal da África do Sul recusa anular pena de prisão do ex-Presidente Jacob Zuma

O mais alto tribunal da África do Sul rejeitou o pedido do ex-Presidente Jacob Zuma para anular a sua sentença de 15 meses de prisão por não comparecer a uma sessão de inquérito por corrupção. Em …

EUA. Advogado planeou o próprio assassinato para o filho receber seguro. Foi detido por fraude

Um influente advogado norte-americano, cuja esposa e um dos filhos foram assassinados, foi acusado de fraude contra uma empresa de seguros e falso testemunho por organizar o seu próprio assassinato. Segundo avançou a agência France-Presse, …