Juan Carlos quer regressar a Espanha. Amigos dizem que tem receio de morrer fora do país

Sergio Barrenechea / EPA

Hospedado nos Emirados Árabes Unidos, a rotina de Juan Carlos varia entre os seus aposentos e as idas ao ginásio. Contudo, o rei emérito está “extremamente” aborrecido na Ásia e tem receio da morte fora de Espanha.

Está nos Emirados Árabes Unidos há três meses e a sua rotina não difere muito da que tinha quando ainda estava em Espanha, no Palácio da Zarzuela, quando a pandemia do novo coronavírus obrigou Juan Carlos a ficar confinado. Um amigo próximo do antigo do pai do atual Rei de Espanha relatou ao El Español que este “está a morrer de vontade de voltar”, pois “sente-se extremamente aborrecido”.

Apesar de estar a viver noutro continente, Juan Carlos mantém o contacto com os familiares e amigos próximos por telefone e é com, Javier Sánchez Junco, seu advogado, com quem mais fala.

Um amigo de Juan Carlos conta que a frequência das conversas com o advogado se deve ao facto de o rei emérito procurar um argumento para regressar à sua terra natal. A fonte acrescenta que os amigos têm dito ao rei que o regresso a Espanha seria um risco por causa da pandemia, mas a mesma fonte garante que o rei emérito tem algum receio em relação à doença e tem medo de morrer fora do país.

Na semana passada morreu Fernando Falcó – Marquês de Cubas – um amigo de infância de Juan Carlos. Devido ao facto de agora estar a morar nos Emirados, o rei emérito não pôde assistir às celebrações fúnebres. “Foi um desgosto. Foi um choque com a realidade não poder dizer um último adeus ao seu amigo”, revela.

A rainha Sofia, que já conhece as amarguras do exílio, quando na Segunda Guerra Mundial a Alemanha invadiu a Grécia, “não está nada feliz” e anseia o regresso do marido. Uma fonte próxima da rainha revela que para ela é mais fácil pensar que Juan Carlos está a passar férias, pois as recordações do passado são muito duras, noticia o jornal espanhol.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Swissport em Lisboa para tentar comprar a Groundforce

O acionista maioritário da Groundforce, que está a tentar vender a sua participação na empresa de handling, encontra-se agora a negociar com os suíços da Swissport. Depois de o fundo espanhol Atitlan se ter afastado e …

BdP prevê taxa de desemprego de 7,2% e crescimento económico de 4,8%

O Banco de Portugal (BdP) prevê que a taxa de desemprego atinja 7,2% em 2021, recuando para 7,1% em 2022 e 6,8% em 2023, e que o emprego cresça 1,3% este ano. No Boletim Económico de …

Finlândia 0-1 Rússia | Miranchuk recoloca russos na corrida

A anfitriã Rússia conseguiu hoje uma determinante vitória na luta pelo apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater a Finlândia por 1-0, em São Petersburgo. No primeiro jogo da segunda jornada …

Nove militares da GNR acusados de tortura

O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR dos crimes de tortura e outros tratamentos cruéis, degradantes ou desumanos e sequestro agravado. O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR, …

Costa garante que Lisboa terá o mesmo tratamento que os outros concelhos

Esta quarta-feira, num dia em que Portugal registou 1.350 novos casos ( 928 dos quais na região de Lisboa e Vale do Tejo), o primeiro-ministro afirmou que a capital terá o mesmo tratamento que os …

Salgado disposto a pagar à massa falida do GES para ficar isento de cumprir pena

Ricardo Salgado está disposto a pagar à massa falida do GES para ser dispensado de cumprir pena no processo que o irá julgar por três crimes de abuso de confiança, segundo a contestação da defesa …

PJ detém 12 pessoas por suspeitas de corrupção na Câmara de Loures

Entre os detidos pela Polícia Judiciária (PJ) estão dois empreiteiros, um arquiteto, um empresário ligado a uma obra particular e oito fiscais. Através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção e no âmbito de inquérito dirigido …

Casos disparam: 1350 novas infeções e seis óbitos

Nas últimas 24 horas, houve 1.350 novos casos positivos de covid-19 e morreram seis pessoas, segundo os dados do boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou 1.350 novos casos e seis óbitos por covid-19 …

Parlamento vai ouvir Medina e ministro dos Negócios Estrangeiros

Fernando Medina e Augusto Santos Silva vão ser ouvidos no Parlamento sobre o caso da partilha de dados pessoais de ativistas russos. O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e o ministro dos Negócios …

Mudanças na lei laboral podem prejudicar a retoma, avisa Centeno

É crucial para a retoma que haja "estabilidade e previsibilidade na legislação laboral", de forma a estimular o investimento empresarial e o crescimento económico, afirmou esta quarta-feira o governador do Banco de Portugal (BdP), Mário …