Jovens estão a usar site que gera certificados falsos para sair à noite

Jovens estão a usar certificados de vacinação e teste falsos, gerados gratuitamente num site, para entrar em bares e discotecas.

Desde dezembro, para entrar em discotecas, bares ou estádios é necessário certificado de vacinação e um teste à covid-19 feito 72 ou 48 horas antes no caso dos testes de antigénio.

“Não quer tomar a vacina contra COVID-19 ou perder tempo para fazer um teste obrigatório para entrar num evento? Nós temos a solução científica!”, lê-se num site de certificados de vacinação falsos e de certificados de testes PCR e testes rápidos de antigénio falsos.

Este site, conta o jornal i, tem circulado entre os jovens, que os usam para sair à noite, seja a bares ou discotecas. Também estão a ser usados para entrar em estádios de futebol, onde é obrigatório apresentar certificados de vacinação e teste à covid-19.

Neste site basta introduzir o nome e a data de nascimento para gerar instantaneamente os documentos desejados, disponíveis para download.

ZAP

Basta inserir o nome e a data de nascimento para gerar um certificado de vacinação ou teste falso.

No caso dos certificados de teste à covid-19, estes vêm com a assinatura de responsáveis dos laboratórios da Unilabs, da Cruz Vermelha Portuguesa, do CEDOC ou da Universidade de Lisboa.

Entidades cuja assinatura está a ser forjada e usada nestes certificados já fizeram queixa à Polícia Judiciária, mas o problema ainda não foi resolvido. As autoridades ainda “não conseguiram localizar os servidores”, explicou ao jornal i fonte próxima do processo.

Desde julho que são reportados casos de venda ilícita de testes negativos e certificados covid. Alguns documentos estavam à venda na internet por 21 euros. No entanto, a particularidade deste site referido acima é que não tem qualquer tipo de custo.

Embora pareçam totalmente legítimos, os certificados gerados pelo site são falsos. Enquanto os certificados de vacinação acusam como inválidos nos leitores, os de testes passam facilmente no controlo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.