Jovens sírios criam biblioteca subterrânea para salvar os livros da guerra

HoS - Humans of Syria

A biblioteca subterrânea de Daraya, na Síria

A biblioteca subterrânea de Daraya, na Síria

A ideia, que partiu de um grupo de universitários obrigados a abandonarem os estudos, é preservar a produção literária, académica e cultural do país, perante os recorrentes ataques do Estado Islâmico que têm destruído monumentos, bibliotecas e de forma geral locais históricos insubstituíveis.

No meio do cenário de guerra e destruição que devasta a Síria, uma biblioteca devolve a esperança e proporciona pelo menos alguns momentos de lazer e conhecimento num subúrbio da capital do país.

Perante a ofensiva do Estado Islâmico na Síria, somada aos conflitos locais, milhares de crianças e jovens viram-se forçadas, aos poucos, a abandonar as suas instituições de ensino – espaços que acabaram por se tornar meras trincheiras no conflito.

Foi diante desta situação que um grupo de universitários decidiu criar uma biblioteca subterrânea para preservar os livros dos ataques do Estado Islâmico.

“Eu e outros jovens como eu, que tivemos que deixar os estudos, mais alguns já licenciados, tivemos a ideia de recuperar os livros que estavam por baixo dos escombros de casas demolidas”, conta o jovem sírio Abu Malek.

“Preocupamo-nos em identificar em que casa encontrámos cada exemplar, porque a ideia é devolver os livros aos seus donos no fim da guerra”, explica Malek.

HoS - Humans of Syria

A biblioteca subterrânea já tem mais de 11 mil livros

A biblioteca subterrânea já tem mais de 11 mil livros

“Também recuperámos livros que escaparam ao fogo nas bibliotecas e livrarias da cidade”, acrescenta o jovem sírio.

“É a forma que encontrámos de salvar o nosso património cultural”, conta Malek.

A ideia surgiu em 2012, na altura como uma ‘pequena adega’ de livros e, pouco a pouco, tornou-se o que é hoje a maior biblioteca pública da região, com mais de 11 mil exemplares e um espaço para leitura.

O espaço subterrâneo fica em Daraya, um pequeno subúrbio da cidade de Damasco.

Encontrei um propósito na minha vida com a criação desta biblioteca. Já não passo dias inteiros chateado e com medo de novos atentados. Agora aconselho os que vêm até aqui pedir livros, e discutimos as nossas leituras”, diz Abu Malek.

“O próximo passo é completar a colecção de filmes documentais, que aqui podem ser vistos também. Mas ainda nos falta verba para isso”, conclui.

Fórum

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Num Mundo em roda livre, qual roleta de casino, impulsionado pelo dogma do lucro fácil e rápido que levou ao aumento das desigualdades e ao ressurgimento de todo o género de extremismos, a barbárie está de volta ressurgida dos confins dos tempos e da obscuridade. Novamente a Arte, a Literatura são atacadas como se de um inimigo (e na realidade o serão para alguns) se tratasse.
    Mesmo nas ditas sociedades evoluidas já repararam que os cursos de letras, filosofias são cada vêz mais considerados cursos menores, e são idolatrados os cursos de matemáticas e engenharias?? O ler a Grande Literatura, as novas ideias, os ideais (out box), a discusão filosófica metem medo a alguns, os numeros são sempre mais fáceis de controlar e guiar como uma carneirada obediente e grata.

RESPONDER

Cientistas explicam porque trabalhar à noite faz mal aos intestinos

As pessoas que trabalham à noite têm mais probabilidades de desenvolver inflamações intestinais, porque há células que contribuem para a saúde intestinal que deixam de receber informações vitais do cérebro, indica um estudo divulgado esta …

Marinha dos EUA admite que vídeos de OVNI's são verdadeiros (e não era suposto ninguém saber)

A Marinha dos EUA confirmou que imagens de OVNIs que surgiram nos últimos anos são reais e que nunca pretenderam que o vídeo fosse visto pelo público. As imagens que apareceram pela primeira vez online em …

O Pólo Norte vai ter um hotel de luxo (iluminado pelas auroras boreais)

https://vimeo.com/360873720 O hotel "mais a norte do mundo" só existirá durante um mês e o glamping de luxo será para muito poucos: o custo é de 95 mil euros por pessoa por três dias. Em 2020, o …

Whitney Houston vai regressar aos palcos (em holograma)

Whitney Houston vai "regressar" aos palcos, em formato holograma. Foi anunciada uma digressão da cantora por várias salas do Reino Unido, em 2020. Os planos para uma digressão de holograma de Whitney Houston têm sido discutidos …

Victor Vescovo diz que chegou ao ponto mais profundo dos oceanos. James Cameron não concorda

James Cameron levantou dúvidas sobre as recentes declarações de Victor Vescovo sobre ter quebrado o recorde do mergulho mais profundo no oceano, dizendo que o empresário não pode ter descido mais, uma vez que não …

Par de patinadores no gelo mais medalhado de sempre anuncia fim da carreira

Os canadianos Tessa Virtue e Scott Moir, o par de patinadores no gelo mais medalhado da história do olimpismo, anunciaram esta quarta-feira o fim da carreira. “Olá a todos. Temos novidades para todos os que nos …

Elon Musk é o líder mais inspirador da tecnologia da atualidade

Elon Musk foi nomeado o líder mais inspirador no setor da tecnologia, de acordo com um estudo publicado pela Hired, uma plataforma para contratação de pessoal em 14 cidades em todo o mundo. O estudo, chamado …

De portas abertas para quem precisa. Frigoríficos solidários crescem em Paris

A Cantina do 18.º bairro parisiense foi o primeiro espaço deste projeto solidário, inaugurado há dois anos. Atualmente existem 38 restaurantes em França que acolhem os frigoríficos solidários. Em dois anos, o projeto dos frigoríficos solidários …

Imigrante do Bangladesh em Itália encontra e devolve carteira com 2 mil euros

Mossan Rasal, um bangladeshiano de 23 anos que vive em Roma, encontrou na rua uma carteira com dois mil euros, documentos de identificação, cartões de crédito, carta de condução. Em vez de retirar o dinheiro e …

Austrália conclui que China foi responsável por ciberataque ao parlamento

A agência de inteligência cibernética da Austrália (ASD) concluiu que a China foi a responsável por um ataque informático, no início deste ano, contra o parlamento nacional. Os serviços de inteligência australianos (Australian Signals Directorate) concluíram …