Jovens sírios criam biblioteca subterrânea para salvar os livros da guerra

HoS - Humans of Syria

A biblioteca subterrânea de Daraya, na Síria

A biblioteca subterrânea de Daraya, na Síria

A ideia, que partiu de um grupo de universitários obrigados a abandonarem os estudos, é preservar a produção literária, académica e cultural do país, perante os recorrentes ataques do Estado Islâmico que têm destruído monumentos, bibliotecas e de forma geral locais históricos insubstituíveis.

No meio do cenário de guerra e destruição que devasta a Síria, uma biblioteca devolve a esperança e proporciona pelo menos alguns momentos de lazer e conhecimento num subúrbio da capital do país.

Perante a ofensiva do Estado Islâmico na Síria, somada aos conflitos locais, milhares de crianças e jovens viram-se forçadas, aos poucos, a abandonar as suas instituições de ensino – espaços que acabaram por se tornar meras trincheiras no conflito.

Foi diante desta situação que um grupo de universitários decidiu criar uma biblioteca subterrânea para preservar os livros dos ataques do Estado Islâmico.

“Eu e outros jovens como eu, que tivemos que deixar os estudos, mais alguns já licenciados, tivemos a ideia de recuperar os livros que estavam por baixo dos escombros de casas demolidas”, conta o jovem sírio Abu Malek.

“Preocupamo-nos em identificar em que casa encontrámos cada exemplar, porque a ideia é devolver os livros aos seus donos no fim da guerra”, explica Malek.

HoS - Humans of Syria

A biblioteca subterrânea já tem mais de 11 mil livros

A biblioteca subterrânea já tem mais de 11 mil livros

“Também recuperámos livros que escaparam ao fogo nas bibliotecas e livrarias da cidade”, acrescenta o jovem sírio.

“É a forma que encontrámos de salvar o nosso património cultural”, conta Malek.

A ideia surgiu em 2012, na altura como uma ‘pequena adega’ de livros e, pouco a pouco, tornou-se o que é hoje a maior biblioteca pública da região, com mais de 11 mil exemplares e um espaço para leitura.

O espaço subterrâneo fica em Daraya, um pequeno subúrbio da cidade de Damasco.

Encontrei um propósito na minha vida com a criação desta biblioteca. Já não passo dias inteiros chateado e com medo de novos atentados. Agora aconselho os que vêm até aqui pedir livros, e discutimos as nossas leituras”, diz Abu Malek.

“O próximo passo é completar a colecção de filmes documentais, que aqui podem ser vistos também. Mas ainda nos falta verba para isso”, conclui.

Fórum

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Num Mundo em roda livre, qual roleta de casino, impulsionado pelo dogma do lucro fácil e rápido que levou ao aumento das desigualdades e ao ressurgimento de todo o género de extremismos, a barbárie está de volta ressurgida dos confins dos tempos e da obscuridade. Novamente a Arte, a Literatura são atacadas como se de um inimigo (e na realidade o serão para alguns) se tratasse.
    Mesmo nas ditas sociedades evoluidas já repararam que os cursos de letras, filosofias são cada vêz mais considerados cursos menores, e são idolatrados os cursos de matemáticas e engenharias?? O ler a Grande Literatura, as novas ideias, os ideais (out box), a discusão filosófica metem medo a alguns, os numeros são sempre mais fáceis de controlar e guiar como uma carneirada obediente e grata.

RESPONDER

Grande tempestade de areia pode ter ditado o fim de um império da Mesopotâmia

O Império Acádio da Mesopotâmia entrou em colapso devido a uma enorme tempestade de areia, sugeriu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Hokkaido, no Japão. Em comunicado, os especialistas explicam …

Encontrado templo milenar usado em rituais pagãos de veneração da água

O local tem 3.000 anos, onde investigadores encontraram 21 sepulturas, bem como várias peças de cerâmica e anéis de cobre. O templo era usado em rituais pagãos de veneração da água. Uma equipa de arqueólogos encontrou …

Elon Musk diz que inovações da Neuralink vão conseguir curar o autismo

Musk disse que a sua empresa Neuralink iria "solucionar uma série de doenças neurológicas", entre as quais o autismo. Contudo, o autismo não é uma doença relacionada com o cérebro, mas sim uma perturbação do …

"Indivíduos desconhecidos" terão obrigado Marinha a apagar vídeo do incidente do USS Nimitz com um OVNI

Vários membros da Marinha que testemunharam o famoso Incidente do USS Nimitiz, em 2004, disseram que "indivíduos desconhecidos" apareceram depois do acontecimento e obrigaram-nos a apagar as gravações de vídeo. Em novembro de 2004, um porta-aviões …

Coreia do Norte detonou bomba atómica equivalente a 17 "Hiroshimas"

Dados de um satélite japonês revelam que a explosão de um teste nuclear na Coreia do Norte, em 2017, terá sido 17 vezes mais poderosa do que a bomba de Hiroshima. A Coreia do Norte estimou que …

Invenção financiada por Bill Gates pode invisivelmente resolver a malnutrição

Uma invenção financiada por Bill e Melinda Gates pode ser a solução para resolver o problema da malnutrição a nível mundial. O próximo passo é conseguir o apoio dos Governos locais. A malnutrição é um problema …

Com a ajuda de um radar, cientistas revelaram pegadas de mamutes e humanos pré-históricos

Espalhados pelo Monumento Nacional de White Sands, nos Estados Unidos, encontram-se os "rastos fantasma" de mamutes mortos há milhares de anos. Agora, investigadores conseguiram revelar pegadas de humanos. De acordo com o Science Alert, esta descoberta, …

A desertificação está progredir na Índia. Mas a solução pode estar no conhecimento tradicional

Quase 45% da área de Maharashtra está a transformar-se em deserto, assim como uma grande parte da Índia. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o ritmo da desertificação no país é agora …

Um dos videojogos mais famosos do mundo é acusado de propaganda anti-Rússia

Call of Duty é uma das franquias de maior sucesso na história dos videojogos, mas atualmente existem pedidos para boicotar o seu último lançamento devido à descrição de conflitos militares do jogo. Call of Duty: Modern …

Nova aplicação rastreia todos os seus passos em troca de descontos

Todas as pessoas gostam de aproveitar descontos, negócios e saldos. A Miles é uma nova aplicação que lhe oferece isso em troca de algo: a sua privacidade. A app rastreia todos os seus movimentos, disponibilizando descontos …