Jovens sírios criam biblioteca subterrânea para salvar os livros da guerra

HoS - Humans of Syria

A biblioteca subterrânea de Daraya, na Síria

A biblioteca subterrânea de Daraya, na Síria

A ideia, que partiu de um grupo de universitários obrigados a abandonarem os estudos, é preservar a produção literária, académica e cultural do país, perante os recorrentes ataques do Estado Islâmico que têm destruído monumentos, bibliotecas e de forma geral locais históricos insubstituíveis.

No meio do cenário de guerra e destruição que devasta a Síria, uma biblioteca devolve a esperança e proporciona pelo menos alguns momentos de lazer e conhecimento num subúrbio da capital do país.

Perante a ofensiva do Estado Islâmico na Síria, somada aos conflitos locais, milhares de crianças e jovens viram-se forçadas, aos poucos, a abandonar as suas instituições de ensino – espaços que acabaram por se tornar meras trincheiras no conflito.

Foi diante desta situação que um grupo de universitários decidiu criar uma biblioteca subterrânea para preservar os livros dos ataques do Estado Islâmico.

“Eu e outros jovens como eu, que tivemos que deixar os estudos, mais alguns já licenciados, tivemos a ideia de recuperar os livros que estavam por baixo dos escombros de casas demolidas”, conta o jovem sírio Abu Malek.

“Preocupamo-nos em identificar em que casa encontrámos cada exemplar, porque a ideia é devolver os livros aos seus donos no fim da guerra”, explica Malek.

HoS - Humans of Syria

A biblioteca subterrânea já tem mais de 11 mil livros

A biblioteca subterrânea já tem mais de 11 mil livros

“Também recuperámos livros que escaparam ao fogo nas bibliotecas e livrarias da cidade”, acrescenta o jovem sírio.

“É a forma que encontrámos de salvar o nosso património cultural”, conta Malek.

A ideia surgiu em 2012, na altura como uma ‘pequena adega’ de livros e, pouco a pouco, tornou-se o que é hoje a maior biblioteca pública da região, com mais de 11 mil exemplares e um espaço para leitura.

O espaço subterrâneo fica em Daraya, um pequeno subúrbio da cidade de Damasco.

Encontrei um propósito na minha vida com a criação desta biblioteca. Já não passo dias inteiros chateado e com medo de novos atentados. Agora aconselho os que vêm até aqui pedir livros, e discutimos as nossas leituras”, diz Abu Malek.

“O próximo passo é completar a colecção de filmes documentais, que aqui podem ser vistos também. Mas ainda nos falta verba para isso”, conclui.

Fórum

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Num Mundo em roda livre, qual roleta de casino, impulsionado pelo dogma do lucro fácil e rápido que levou ao aumento das desigualdades e ao ressurgimento de todo o género de extremismos, a barbárie está de volta ressurgida dos confins dos tempos e da obscuridade. Novamente a Arte, a Literatura são atacadas como se de um inimigo (e na realidade o serão para alguns) se tratasse.
    Mesmo nas ditas sociedades evoluidas já repararam que os cursos de letras, filosofias são cada vêz mais considerados cursos menores, e são idolatrados os cursos de matemáticas e engenharias?? O ler a Grande Literatura, as novas ideias, os ideais (out box), a discusão filosófica metem medo a alguns, os numeros são sempre mais fáceis de controlar e guiar como uma carneirada obediente e grata.

RESPONDER

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …

Governo da Guiné Equatorial demitiu-se em bloco

O Governo da Guiné Equatorial, liderado pelo primeiro-ministro Francisco Pascual Obama Asue, apresentou a sua demissão em bloco. Em declarações aos jornalistas, o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo em funções, Eugenio Nze Obiang, explicou …

PSP apresenta queixa contra jornal Público por causa de cartoon no "Inimigo Público"

A PSP anunciou esta sexta-feira que vai apresentar queixa contra o jornal Público pela publicação, no suplemento Inimigo Público, de um cartoon com uma figura vestida de uniforme, “aparentemente relacionado com uma ação com conotação …

Tensão no Mediterrâneo. Macron envia ajuda militar à Grécia em conflito com a Turquia

O presidente Emmanuel Macron anunciou, quarta-feira, o envio de forças francesas para o Mediterrâneo Oriental. A intenção turca de procurar petróleo e gás no fundo do mar, tem criado tensão política entre a Grécia e …

"O material escolar mais importante". Escolas já receberam verba para comprar máscaras

As escolas já receberam as verbas para comprar as máscaras que irão distribuir gratuitamente pelos alunos e funcionários e alguns estabelecimentos de ensino estão a planear ter equipamentos extra Dentro de um mês, em meados de …