Cinco jovens detidas no Irão por dançarem ao som de Selena Gomez

Julien Warnand / EPA

Protestos em Teerão, no Irão, pela morte da jovem Mahsa Amini.

Cinco jovens terão sido detidas pela polícia iraniana após terem dançado uma canção viral no TikTok, sem usarem o ‘hijab’.

Na quarta-feira, as raparigas partilharam no TikTok um vídeo a dançar “Calm Down”, de Rema e Selena Gomez, para assinalar o Dia Internacional da Mulher. Dois dias depois, as forças de segurança foram ao local onde as jovens gravaram, que se acredita ser em Ekbatan, em Teerão, e detiveram as adolescentes, relatou a Vice.

As alegadas detenções ocorreram após meses de intensos protestos contra a brutalidade da polícia iraniana exercida sobre as mulheres, na decorrência da morte de Mahsa Amini, em setembro. Esta morreu depois de ser detida pela “polícia de moralidade” por supostamente não usar corretamente o ‘hijab’.

No Irão, as mulheres são obrigadas a usar lenço na cabeça e qualquer tipo de dança pública é proibida e punida.

Jovens reagiram à detenção nas redes sociais, publicando vídeos nos quais dançavam ao som da mesma canção. Segundo a publicação de um dos utilizadores, citado pela Vice, as raparigas foram forçadas a confessar que tinham cometido um “erro” e a assinar uma declaração afirmando de que não voltariam a fazê-lo.

O governo iraniano tem culpado países estrangeiros, incluindo os Estados Unidos e Israel, pela agitação no Irão desde o início dos protestos liderados por mulheres, em setembro do ano passado.

Apesar das longas penas de prisão e da pena de morte, as iranianas têm saído à rua em todo o país, desafiando o atual governo.

De acordo com o Human Rights Activists News Agency, 500 pessoas foram mortas e mais de 19.000 foram presas durante os protestos em grande escala. Até agora, quatro pessoas foram executadas sob a acusação de “fazerem guerra contra Deus”, após terem sido detidas por participarem nos protestos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.