Jovens que acusaram Harry de “traição da raça” condenados com pena de prisão

Facundo Arrizabalaga / EPA

O caso remonta a dezembro de 2018, quando surgiram as primeiras notícias de uma investigação da BBC que envolvia a família real britânica.

Um grupo neonazi era responsável por uma propaganda online onde sugeriam que o príncipe Harry era um “traidor da raça” por ter casado com Meghan Markle e, por esse motivo, devia ser abatido.

Dois jovens encontravam-se entre os membros de uma versão britânica do violento grupo neonazi norte-americano Atomwaffen Division (a palavra alemã “atomwaffen” significa “arma atómica”), que encoraja o terrorismo e idolatra Adolf Hitler e Charles Manson, avançava na altura o trabalho jornalístico, citado pelo Observador.

Agora, foi finalmente conhecido o desfecho para Michal Szewczuk, de 19 anos, natural de Leeds, de 19 anos, e para Oskar Dunn-Koczorowski, de 18, oriundo da zona oeste da Londres, que faziam parte de um grupo chamado Sonnenkrieg Division.

O jovem de 19 anos foi condenado a uma pena de prisão de quatro anos e três meses, avançou a Sky News, enquanto Dunn-Koczorowski se ficou pelos 18 meses. Os arguidos escutaram a sentença através de vídeo-conferência, a partir do estabelecimento prisional HMP Belmarsh, no sudeste da capital britânica, sem manifestar qualquer reação.

A acusação saiu do Old Bailey, o tribunal criminal central localizado no centro de Londres, que apontou a publicação “repugnante” que andou a circular nas redes, na qual Harry aparece numa montagem com uma arma apontada à cabeça, devido ao casamento “inter-racial” que protagonizara um ano antes, no dia 19 de maio, com a ex-atriz norte-americana Meghan Markle.

“Vemo-nos mais tarde traidor da raça” foi a mensagem que divulgaram, denunciada entretanto por diversos meios, caso do jornalista e realizador britânico Jake Hanrahan.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Esta empresa está a produzir "carne" feita de ar

Enquanto várias startups estão a vender "carne" feita de plantas, a Air Protein, uma empresa sediada na Califórnia, nos Estados Unidos, está a criar carne feita de ar. A ideia não é nova, uma vez que …

Autoridade da Concorrência faz buscas em cinco empresas de vigilância privada

A Autoridade da Concorrência (AdC) anunciou, esta segunda-feira, que realizou diligências de busca e apreensão em cinco empresas do setor da vigilância privada, no distrito de Lisboa, "por suspeitas de práticas anticoncorrenciais lesivas do normal …

"Breaking Bad" da vida real. Dois professores de Química acusados de produzir metanfetamina

Dois professores universitários de Química do estado do Arkansas, nos Estados Unidos, foram detidos no domingo por suspeitas de produzirem metanfetaminas. O caso tem atraído atenção mediática por se parecer inspirar no enredo da série …

TAP regista prejuízos de 111 milhões de euros até setembro

A TAP registou, nos primeiros nove meses deste ano, prejuízos acumulados de 111 milhões de euros que atribui a "variações cambiais sem impacto na tesouraria". "A TAP S.A. apurou um prejuízo acumulado, nos primeiros nove meses …

Coreia do Norte não está interessada em mais cimeiras com os EUA

A Coreia do Norte advertiu, esta segunda-feira, que "não está interessada" em mais cimeiras com os Estados Unidos, se Washington persistir na recusa em fazer concessões. A Coreia do Norte deu a Washington até ao final …

Refugiado detido que escreveu um livro pelo Whatsapp conquista a liberdade

O jornalista e escritor curdo-iraniano Behrouz Boochani, que estava detido há seis anos num centro de imigrantes na Austrália, conquistou a liberdade. Boochani escreveu, através de mensagens da rede social Whatsapp, o livro “No Friend But …

Pinto Luz não se resigna a disputar "campeonato dos pequeninos"

O candidato à liderança social-democrata afirmou, esta segunda-feira, não se resignar a um partido que disputa o "campeonato dos pequeninos" ou é "uma segunda escolha do PS", pedindo a "quem não gosta deste PSD" que …

Militares portugueses já salvaram mais de 14 mil migrantes no Mediterrâneo

Marinha, Polícia Marítima e Unidade de Controlo de Costa da GNR, ao serviço da agência Frontex, no sul de Espanha e de Itália, já resgataram 14.151 migrantes no Mediterrâneo desde 2014. As equipas militares portuguesas, a …

Estudantes de Medicina dizem adeus ao "terrível" Harrison

Mais de 2.700 recém-licenciados de Medicina realizaram, esta segunda-feira, a Prova Nacional de Acesso (PNA), que substitui o "terrível" Harrison. Esta segunda-feira, mais de 2.700 candidatos responderam pela primeira vez a 150 questões da Prova Nacional …

Vítimas de legionella de Vila Franca de Xira reclamam 2,6 milhões ao Estado

A Associação de Apoio às Vítimas do Surto de Legionella de Vila Franca de Xira reclama uma indemnização de 2,6 milhões de euros por falhas e omissões de entidades públicas em relação às vítimas que ficaram …