Jovem de 17 anos ganha milhares a vazar música de grandes artistas

Propkers22 é um jovem de 17 anos que ganha uma fortuna ao vender música vazada das empresas discográficas na Internet. Uma só música pode valer dezenas de milhares de dólares.

A pirataria na indústria musical não é um problema recente. No virar do milénio, os músicos desesperavam ao ver as vendas do seu novo álbum caírem drasticamente enquanto eram descarregadas online por milhares de pessoas. O Napster era um dos principais canais de divulgação de música e até chegou a entrar numa batalha judicial com os Metallica.

Hoje em dia, plataformas de streaming como o Spotify permitiram aos artistas fazer dinheiro enquanto os fãs ouvem a sua música a custo zero. Agora, há um problema diferente a preocupar vários músicos.

Jovens hackers acessam ilegalmente as contas de armazenamento na cloud de grandes empresas discográficas e vazam músicas que ainda não foram lançadas ao público. A VICE procurou saber como é que as músicas chegavam dos servidores e emails privados dos artistas até plataformas como o YouTube e o SoundCloud.

A revista falou com um jovem de 17 anos, conhecido pelo nickname propkers22, que explicou como é que ele ganha milhares de dólares vendendo músicas que ainda não foram publicadas.

“Na verdade, existem tantas maneiras diferentes de vazar as músicas. Apenas como exemplo, eu conheço algumas pessoas amigas de um artista, então ofereci-lhes algumas centenas de dólares para comprar as músicas que eles têm, porque os artistas enviam músicas para os seus amigos como se nada fosse. Esse é um método comum”, contou o jovem.

Nalguns casos, as músicas vazadas vêm das próprias empresas discográficas cerca de uma semana antes de saírem oficialmente, quase como um golpe de marketing, sugere propkers22.

“Eu costumava comprar músicas de pessoas em fóruns, mas é tão inútil, acredite em mim. Gastei mais de 10.000 dólares em músicas e todas as que comprei acabam vazando, ou algo estranho acaba por acontecer”, salientou, acrescentando que há outras formas de se vazarem músicas, mas que prefere manter em segredo, uma vez que resultam.

Propkers22 garante que já teve acesso a mais de mil músicas de diferentes artistas, nomeadamente rappers como Lil Uzi Vert, Juice WRLD, Playboi Carti, Unotheactivist, Future, Young Thug, Lil Keed, entre outros.

E quanto é que se ganha a vender estas músicas vazadas? Os valores dependem da popularidade do artista. No caso dos mais desconhecidos, rendem entre os 100 e os 200 dólares, mas para artistas internacionalmente reconhecidos podem render mais de 15 mil dólares.

As músicas normalmente são compradas por grupos de fãs que juntos angariam dinheiro para a comprar. O site LEAKTH.IS é um dos mais usados para vender as faixas.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Vazar músicas? LOL

    Sei que o original é “leak”, mas traduzir literalmente para “vazar” é absurdo.

    Sugiro “piratear”, não é bem a mesma coisa mas anda lá perto.

RESPONDER

Misericórdias de Viseu apelam ao bom senso na vacinação

O presidente do secretariado regional de Viseu da União das Misericórdias disse esta segunda-feira à agência Lusa que na vacinação contra a covid-19 “tem de haver bom senso” e explicou que, quando sobram vacinas, “têm …

Quatro futebolistas e presidente do Palmas morrem em queda de avioneta no Brasil

Quatro futebolistas e o presidente do Palmas morreram ontem num acidente de aviação a caminho de Goiânia, onde a equipa da quarta divisão brasileira ia defrontar o Vila Nova na Taça Verde. "Lamentamos informar que não …

Marcelo bate recorde de Mário Soares. É o primeiro a ganhar em todos os concelhos

Marcelo Rebelo de Sousa foi o primeiro candidato a ganhar todos os concelhos numas eleições presidenciais em democracia. O candidato a Presidente da República e reeleito para o cargo, Marcelo Rebelo de Sousa, ganhou a votação …

Portugal regista mais 252 mortes e 6.923 casos de covid-19

Portugal registou, esta segunda-feira, mais 252 mortes e 6.923 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde, …

Pintor Francisco Gaia morre aos 87 anos

O pintor e escultor Francisco Gaia, que realizou exposições nos Estados Unidos, Holanda e Portugal, morreu no sábado, em Vila Franca de Xira, aos 87 anos, vítima de covid-19, disse a família à agência Lusa …

"El Chapo asiático", um dos traficantes mais procurados do mundo, detido em Amesterdão

Tse Chi Lop, o líder do The Company, uma rede criminosa que domina um mercado ilegal de drogas em toda a Ásia, avaliada em mais de 70 mil milhões de dólares, foi detido na sexta-feira …

Bernardo Silva desmente treinador Renato Paiva e atira: "Depois do ingrato, impaciente"

Bernardo Silva recorreu neste fim-de-semana às redes sociais para desmentir as declarações de Renato Paiva, treinador da formação do SL Benfica, que afirmou que o internacional português não teve paciência para esperar pela sua oportunidade …

Utentes de lares "retidos" no hospital ao testar positivo ao fim de 10 dias. "Critérios estão errados", dizem médicos

Numa altura em que os hospitais já estão a chegar ao seu limite de lotação, uma norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre pacientes dos lares ou estruturas de cuidados paliativos ou integrados está a …

Titulares de órgãos de soberania vacinados na próxima semana. Plano de vacinação vai incluir pessoas com mais de 80 anos

A ministra da Saúde falou numa conferência de imprensa, esta segunda-feira, depois de uma reunião com a task-force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19. Numa conferência de imprensa depois da reunião com a task-force responsável …

Diplomacia da vacina. Índia doa milhões de doses a nações vizinhas do sul da Ásia

A Índia começou a vacinar a população no dia 16 de janeiro, mas está a usar a sua capacidade de fabrico para doar vacinas aos vizinhos. O Governo indiano concluiu que tem doses suficientes para …