Jovem de 17 anos ganha milhares a vazar música de grandes artistas

1

Propkers22 é um jovem de 17 anos que ganha uma fortuna ao vender música vazada das empresas discográficas na Internet. Uma só música pode valer dezenas de milhares de dólares.

A pirataria na indústria musical não é um problema recente. No virar do milénio, os músicos desesperavam ao ver as vendas do seu novo álbum caírem drasticamente enquanto eram descarregadas online por milhares de pessoas. O Napster era um dos principais canais de divulgação de música e até chegou a entrar numa batalha judicial com os Metallica.

Hoje em dia, plataformas de streaming como o Spotify permitiram aos artistas fazer dinheiro enquanto os fãs ouvem a sua música a custo zero. Agora, há um problema diferente a preocupar vários músicos.

Jovens hackers acessam ilegalmente as contas de armazenamento na cloud de grandes empresas discográficas e vazam músicas que ainda não foram lançadas ao público. A VICE procurou saber como é que as músicas chegavam dos servidores e emails privados dos artistas até plataformas como o YouTube e o SoundCloud.

A revista falou com um jovem de 17 anos, conhecido pelo nickname propkers22, que explicou como é que ele ganha milhares de dólares vendendo músicas que ainda não foram publicadas.

“Na verdade, existem tantas maneiras diferentes de vazar as músicas. Apenas como exemplo, eu conheço algumas pessoas amigas de um artista, então ofereci-lhes algumas centenas de dólares para comprar as músicas que eles têm, porque os artistas enviam músicas para os seus amigos como se nada fosse. Esse é um método comum”, contou o jovem.

Nalguns casos, as músicas vazadas vêm das próprias empresas discográficas cerca de uma semana antes de saírem oficialmente, quase como um golpe de marketing, sugere propkers22.

“Eu costumava comprar músicas de pessoas em fóruns, mas é tão inútil, acredite em mim. Gastei mais de 10.000 dólares em músicas e todas as que comprei acabam vazando, ou algo estranho acaba por acontecer”, salientou, acrescentando que há outras formas de se vazarem músicas, mas que prefere manter em segredo, uma vez que resultam.

Propkers22 garante que já teve acesso a mais de mil músicas de diferentes artistas, nomeadamente rappers como Lil Uzi Vert, Juice WRLD, Playboi Carti, Unotheactivist, Future, Young Thug, Lil Keed, entre outros.

E quanto é que se ganha a vender estas músicas vazadas? Os valores dependem da popularidade do artista. No caso dos mais desconhecidos, rendem entre os 100 e os 200 dólares, mas para artistas internacionalmente reconhecidos podem render mais de 15 mil dólares.

As músicas normalmente são compradas por grupos de fãs que juntos angariam dinheiro para a comprar. O site LEAKTH.IS é um dos mais usados para vender as faixas.

ZAP //

1 Comment

  1. Vazar músicas? LOL

    Sei que o original é “leak”, mas traduzir literalmente para “vazar” é absurdo.

    Sugiro “piratear”, não é bem a mesma coisa mas anda lá perto.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.