Um jovem de 20 anos danificou, propositadamente, uma pintura famosa de Pablo Picasso que está em exibição no museu Tate Modern, em Londres.
O incidente ocorreu no sábado passado, enquanto a galeria estava aberto ao público. A obra – Busto de Mulher – foi pintada em 1944, durante a ocupação nazi, e retrata Dora Maar, uma das amantes do pintor. Avaliado em quase 24 milhões de euros, o quadro está a ser analisado pela equipa de especialistas do Tate de modo a que se perceba que tipo de intervenção deve ser feita.
Porém, os curadores da Tate Modern declinaram qualquer comentário sobre o estado da obra de arte. “A pintura encontra-se agora em observação pela nossa equipa de conservação para ser avaliada pelos especialistas”, acrescentou o porta-voz da galeria londrina.
De acordo com a BBC, o rapaz está detido desde então, tendo sido apanhado em flagrante delito pela segurança do museu e tem negado a autoria do crime. A Reuters avançou a identidade do alegado autor do incidente: Shakeel Ryan Massey, residente em Londres, apresenta-se na próxima segunda-feira ao juiz e será julgado a 30 de janeiro. Porém, já fez saber que irá negar qualquer acusação.
Em 2012, também na Tate Modern, um quadro de Mark Rothko foi vandalizado, sendo o autor da barbárie condenado a dois anos de prisão.