Jornalista sequestrado e assassinado por célula da al-Qaeda

(dr) findmoyameehaa

Ahmed Rilwan Abdulla

O jornalista Ahmed Rilwan Abdulla, desaparecido desde 2014, foi assassinado por uma célula do grupo terrorista da al-Qaeda.

Desaparecido desde 2014, Ahmed Rilwan Abdulla foi assassinado por uma célula do grupo terrorista da al-Qaeda. O jornalista do Maldives Independent foi raptado à porta de sua casa, na ilha de Hulhumale, tendo sido levado para um barco em alto-mar, onde terá sido assassinado.

Segundo a Sábado, a notícia do seu assassinato está a ser avançada por um investigador que faz parte de um painel que investiga mortes e desaparecimentos nas Maldivas.

Todo o painel reconhece, pela primeira vez, a atividade do grupo terrorista nas ilhas e afirma que o mesmo tem estado numa campanha para silenciar as vozes mais críticas do islamismo radical. Ahmed Rilwan Abdulla escreveu sobre corrupção e militância islâmica.

O jornalista foi sequestrado em agosto de 2014, um ano após a eleição do ex-Presidente Abdulla Yameen. As críticas de Rilwan ao Governo e ao islamismo radical fizeram dele um alvo de grupos extremistas, na opinião de vários jornalistas locais e de grupos de defesa dos direitos humanos.

“Rilwan foi assassinado por islâmicos radicais associados a grupos jihadistas estrangeiros que o ameaçaram em várias ocasiões”, afirmou Husnu Suood, chefe da Comissão Presidencial de Investigação de Assassinatos e Desaparecimentos Forçados este domingo.

Suood garante que o jornalista era visto como uma ameaça ao recrutamento de combatentes nas Maldivas por grupos militantes vinculados à guerra civil da Síria.

Segundo a Reuters, o grupo de investigadores descobriu ainda que o ex-Presidente tentou “calar a investigação” do sequestro de Rilwan, tentando desdramatizar o sequestro do jornalista que era bastante crítico do Governo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Maduro acusa EUA de provocarem "perigoso momento de tensão" no continente

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, enviou na segunda-feira uma carta aos governantes internacionais, alertando que os Estados Unidos (EUA), ao oferecerem uma recompensa por informações que levem à sua detenção, conduzem a "um perigoso …

Prestações ao banco vão subir para quem recorrer à moratória

As prestações dos créditos à habitação vão subir para empresas e clientes particulares que pedirem a sua suspensão no âmbito da moratória criada pelo Governo. Os juros vencidos durante os seis meses da moratória serão …

BE e PCP querem isenção do pagamento de propinas durante estado de emergência

O Bloco de Esquerda e o Partido Comunista Português consideram que os alunos do Ensino Superior devem ficar isentos do pagamento de propinas durante o estado de emergência. Tanto o BE como o PCP sempre defenderam …

Menina de 12 anos morre na Bélgica vítima da covid-19

Uma menina de 12 anos morreu esta segunda-feira na Bélgica devido à pandemia de covid-19, anunciaram esta terça-feira as autoridades de saúde deste país. "É um caso muito raro, mas que nos afeta muito, é um …

"Bomba" de Graça Freitas rebentou-lhe nas mãos. Governo rejeita cerco sanitário ao Porto

O Secretário de Estado da Saúde, António Sales, rejeitou, nesta terça-feira, a possibilidade de impor um cerco sanitário ao Porto. Esta hipótese foi avançada pela directora-geral da Saúde, Graça Freitas, e foi fortemente criticada por …

Novo máximo diário. Covid-19 mata mais 849 pessoas em Espanha

Espanha registou, nas últimas 24 horas, 849 mortos com o novo coronavírus, um novo recorde de falecidos num só dia, elevando o balanço total para 8189. Os números do Ministério da Saúde espanhol revelam ainda um …

Termina esta terça-feira o prazo para reclamar das despesas para IRS

O prazo para consultar e reclamar das despesas gerais e familiares apuradas pelo fisco para efeitos de deduções à coleta termina esta terça-feira. Os contribuintes têm até esta terça-feira, 31 de março, para consultar e reclamar …

Ryanair avança com lay-off em Portugal a partir de 1 de abril

A Ryanair vai avançar com o lay-off simplificado, considerando o recurso à medida "indispensável para a manutenção da viabilidade e preservação dos postos de trabalho". Segundo a comunicação da sucursal em Portugal aos sindicatos relativamente à …

Recibos verdes arriscam ficar sem apoio em abril

A Segurança Social só vai disponibilizar o formulário para requerer apoio por paragem total de atividade a partir de 1 de abril. O apoio para minimizar os danos económicos dos trabalhadores independentes que enfrentem paragem …

Ex-benfiquista Jiménez só sai do Wolves por 90 milhões

O Wolverhampton só está disposto a negociar Raul Jiménez por uma verba a rondar os 90 milhões de euros. O antigo jogador do Benfica é perseguido por Arsenal e Manchester United. Raul Jiménez tem dado que …