De Jong é amigo dos espanhóis mas dispensava o amigável

Alejandro Garcia / EPA

O médio do Barcelona não fazia questão de defrontar a Espanha. Fernando Santos também falou sobre esta jornada de encontros amigáveis; mas percebe a UEFA.

A seleção dos Países Baixos vai encontrar nos próximos dias a Bósnia e Herzegovina e a Polónia, para o fecho do Grupo 1 da Liga das Nações, mas antes vai defrontar a Espanha nesta quarta-feira, em jogo particular.

É um “jogo grande” da semana, entre duas das seleções mais fortes da Europa, mas Frenkie de Jong dispensava este duelo. O médio do Barcelona considera que os jogos amigáveis “não eram necessários” e explica: “Não são jogos que deem pontos, não são decisivos para uma classificação”.

“Toda a gente sabe que o calendário é sempre muito apertado mas, neste ano, está ainda mais carregado. Mas temos que preparar o jogo o melhor possível e mantermo-nos em forma”, acrescentou o jovem internacional, em conferência de imprensa.

Este jogo estava marcado para o dia 29 de março mas, por causa do coronavírus, só se vai realizar a 11 de novembro. Frenkie de Jong entende esse lado: “Havia um acordo para realizar este jogo antes da crise do coronavírus, por isso temos que nos preparar e pronto”.

Depois deste jogo amigável, a seleção dos Países Baixos vai fechar a sua participação no Grupo 1 da Liga das Nações, diante de Bósnia e Herzegovina e Polónia, tentando ainda chegar ao primeiro lugar; para já, ocupa o terceiro posto, com cinco pontos, menos um do que a Itália e menos dois do que a líder Polónia.

Fernando Santos preferia descansar

Entre as dezenas de particulares entre seleções marcados para esta semana, há o Portugal-Andorra. Fernando Santos deixou também a ideia de que preferia não disputar este encontro: “Em termos físicos penso que é um jogo que não traz benefícios. Penso que seria preferível descansar e aproveitar a quarta-feira para recuperar”.

Não vejo grande vantagem nestes jogos e, se estivesse no lado dos clubes, menos vantagens veria“, comentou o selecionador nacional, em conferência de imprensa.

No entanto, o treinador percebe a UEFA: “Vai haver jogos de play-off (de acesso à fase final do Europeu, na quinta-feira); essas equipas vão fazer três jogos e a UEFA entendeu que as restantes equipas deveriam também fazer um terceiro jogo”.

NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal tem 80% da população com a vacinação completa. Faltam administrar 400 mil doses — mas a quem?

De acordo com as previsões das autoridades de saúde, Portugal deveria atingir a meta de 85% da população com o esquema vacinaal completo em outubro, pelo que ficam a faltar 400 mil doses. Portugal atingiu esta …

Entidade para a Transparência está há dois anos para sair do papel (e pode só chegar em 2024)

A nova Entidade para a Transparência está há dois para sair do papel e até pode só começar a funcionar em 2024. A lei que a criou é de 13 de setembro de 2019, mas até …

Sheriff, o clube que representa um país que oficialmente não existe, faz história na Champions

Na sua estreia absoluta na Liga dos Campeões, o Sheriff Tiraspol venceu o Shakhtar por 2-0. O clube representa um país que, oficialmente, não exista: a Transnístria. Sheriff Tiraspol foi fundado em 1997 por antigos membros …

Costa foi dar um empurrão ao "amigo" Manuel Machado (e tirou da cartola uma maternidade para Coimbra)

Manuel Machado corre o risco de perder a autarquia e, por isso, António Costa foi dar-lhe um empurrão esta quarta-feira, com a promessa de uma nova maternidade que irá avançar três semanas depois das eleições. …

Entre críticas às “ciclovazias”, Medina ouviu mais e falou menos (e ainda houve um debate à esquerda)

O último debate dos candidatos à Câmara de Lisboa aconteceu ontem na RTP, sendo que os temas de maior destaque voltaram a ser a habitação, mobilidade, turismo e alterações climáticas. Os doze candidatos não pouparam esforços …

Farmácias já estão a aceitar reservas de vacinas contra a gripe

Este ano, as farmácias portuguesas vão voltar a administrar gratuitamente a vacina contra a gripe a pessoas com mais de 65 anos. Para já, ainda não há data para o início da venda e imunização, mas …

Golo de Taremi foi bem anulado? Especialistas esclarecem decisão

Muitos contestam a anulação do golo de Taremi já perto do fim da partida. Especialistas em arbitragem defendem que a decisão foi bem tomada. Atlético de Madrid e FC Porto empataram a zero na primeira jornada …

Nova espécie massiva de há 500 milhões de anos descoberta no Canadá

Espécie terá sido uma gigante dos oceanos, amedrontando presas com a sua carapaça, situada na zona da cabeça, que cobria dois terços do seu corpo. Uma equipa de cientistas descobriu na última semana um fóssil de …

Porque morrem tantos americanos?

Nos últimos 30 anos a esperança média de vida nos Estados Unidos da América não acompanhou as melhorias verificadas na Europa. "A América tem um problema relacionado com a morte". Assim começa uma análise, em espécie …

Já há turmas inteiras em casa devido a casos positivos de covid-19

As aulas da maioria das escolas arrancaram esta semana e já há turmas inteiras em casa, devido a casos positivos de covid-19. Tema será discutido na reunião do Infarmed, que acontece esta quinta-feira. Com o início …