Johnson poderá conseguir o melhor resultado para os conservadores em mais de 30 anos

1

Neil Hall / EPA

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, poderá conseguir o melhor resultado para o Partido Conservador desde a vitória de Margaret Thatcher em 1987, sugere uma projeção divulgada no final de quarta-feira.

Segundo um modelo usado pela empresa de sondagens YouGov, os conservadores poderão conseguir 359 dos 650 assentos parlamentares em disputa nas eleições de 12 de dezembro, noticiou o Expresso. O modelo, que previu corretamente os resultados das eleições de 2017, aponta para uma recuperação de 42 assentos.

O Partido Trabalhista, de Jeremy Corbyn, deverá perder 51 assentos, passando de 262 para 211. O Partido Nacional Escocês conquistará 43, os Liberais Democratas 13, o Partido do País de Gales 4 e o Partido Verde 1. O Partido do Brexit não deverá conseguir qualquer assento, aponta a sondagem.

Os conservadores deverão ‘roubar’ 44 assentos dos trabalhistas, dois dos Liberais Democratas e ainda o antigo assento do presidente da Câmara dos Comuns. Já o Labour não deverá conseguir ocupar qualquer assento novo.

O YouGov reúne dados de mais de 100 mil entrevistas feitas durante sete dias, tendo em conta o desenho demográfico, as circunstâncias específicas dos círculos eleitorais e as estatísticas nacionais na elaboração de uma projeção.

Após quase quatro anos de crise política, Johnson promete tirar o Reino Unido da União Europeia (UE) até 31 de janeiro, caso vença as eleições. O Reino Unido vai a votos três anos antes da data prevista por causa do impasse em que o ‘Brexit’ mergulhou o Parlamento britânico. Os deputados não chegaram a um entendimento sobre o caminho certo para deixar a UE, com alguns a defender que a decisão deve ser revertida.

No manifesto que apresentou no último fim de semana, o primeiro-ministro falou nas eleições “mais cruciais da história moderna”. Segundo o documento, a proposta de saída será novamente apresentada antes do Natal para que seja votada pelos deputados e consumada no final de janeiro.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.