John McEnroe criticado por causa de palavras sobre jovem de 18 anos

Emma Raducanu abandonou um jogo em Wimbledon devido a problemas respiratórios mas o antigo tenista disse que aquele jogo já era “demasiado” para a jovem de 18 anos.

Chegou a Wimbledon como número 338 na tabela WTA. Só entrou porque recebeu um convite da organização do torneio. Venceu Vitalia Diatchenko na primeira ronda, e depois as favoritas Markéta Vondroušová e Sorana Cîrstea, chegando surpreendentemente aos oitavos-de-final. Perdeu nesta segunda-feira, por motivos de saúde.

Emma Raducanu, de apenas 18 anos, passou a ser a favorita do público local. A jovem inglesa, que nasceu no Canadá e que tem mãe chinesa e pai romeno, demonstrou muita qualidade na sua estreia em torneios do Grand Slam e demonstrou também sinais de humildade quando, por exemplo, limpou o lixo depois do jogo da segunda ronda, frente a Markéta Vondroušová.

Chegou aos oitavos-de-final sem ter perdido qualquer set nos três duelos anteriores. No entanto, perdeu o primeiro parcial frente a Ajla Tomljanović por 6-4 e, quando perdia no segundo por 3-0, desistiu. Já tinha dado sinais de hiperventilação, depois chamou o seu treinador e, mais tarde, foi dada a indicação que Emma tinha desistido por causa de “dificuldades respiratórias“.

Foi uma desilusão para o público inglês, que celebrava a maioria dos pontos como se fosse o último ponto do encontro, e uma desilusão para a própria adversária, Ajla Tomljanović (tenista australiana que já teve a nacionalidade croata, que nasceu nos Estados Unidos da América e que tem mãe bósnia e pai croata).

Estou mesmo em choque. É uma sensação agridoce. A Emma deve ter sentido muitas dores para ter decidido abandonar o jogo. Uma britânica a jogar em casa é inacreditável, lamento muito por ela. Preferia ter levado o jogo até ao fim. É assim o desporto, acontece. Desejo o melhor para ela”, declarou Tomljanović.

As declarações de John McEnroe foram diferentes. Ainda antes de ser divulgada a informação oficial, sobre as dificuldades respiratórias, o antigo tenista disse na BBC: “Tenho pena da Emma. Parece que este jogo já era demasiado para ela, o que é compreensível, sobretudo depois do que temos vindo a falar sobre a Naomi Osaka nas últimas seis semanas”.

McEnroe falava da ansiedade e da depressão que a própria Osaka admitiu atravessar, quando se recusou a falar com os jornalistas nas conferências de imprensa em Roland Garros.

“Quantos jogadores conseguem aguentar esta pressão?”, questionou John McEnroe: “Devemos admirar os jogadores que conseguem aguentar tão bem, e espero que ela aprenda algo com esta experiência“.

A reação geral a estas palavras foi de desagrado e, quando Ajla Tomljanović soube destas palavras, reagiu com críticas: “Ele dizer isso… É desagradável. Eu passei por algo semelhante, mas não com esta extensão. Eu sei que é algo real. Falei com atletas que passaram por isso. Não é fácil”.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …