Jogos Olímpicos: Países Baixos vencem por… 10-3

(dr) KNVB

Vivianne Miedema

Jogo com mais golos na história do torneio feminino de futebol. Apesar da derrota, jovem da Zâmbia destacou-se neste jogo.

Dois registos históricos logo no primeiro dia de futebol nos Jogos Olímpicos de Tóquio: horas depois do fim da invencibilidade dos Estados Unidos da América, a seleção dos Países Baixos levou a melhor sobre a Zâmbia por 10-3, em Miyagi.

Uma goleada “das antigas” entre a campeã europeia e uma seleção estreante no torneio feminino olímpico. Apesar dos números, foi a seleção da Zâmbia a assustar a defesa holandesa logo nos instantes iniciais, podendo ter marcado em duas situações.

No entanto, aos 15 minutos a Zâmbia já tinha sofrido três golos. Miedema marcou quatro dos 10 golos da sua seleção; Martens bisou, enquanto van de Sanden, Roord, Beerensteyn e Pelova apontaram um golo cada.

Apesar da goleada sofrida, a jogadora em destaque foi Barbra Banda, jovem da Zâmbia que abrilhantou o duelo com alguns movimentos ofensivos e marcou os três golos da sua seleção. Banda já tinha sido notícia quando participou num Mundial sub-17: na altura tinha 13 anos.

A Zâmbia não é estreante em jogos com muitos golos: no encontro que confirmou o apuramento para Tóquio, a seleção africana empatou 4-4 com os Camarões.

Este foi o jogo com mais golos em torneios femininos de futebol nos Jogos Olímpicos. Foi também a segunda maior goleada de sempre; o resultado 10-3 igualou a margem da vitória do Brasil sobre a Grécia por 7-0, em Atenas 2004, mas não superou o triunfo da Alemanha por 8-0 diante da China, também na Grécia.

No outro jogo deste Grupo F, também houve muitos golos: o Brasil tinha vencido a China por 5-0.

Canadá e Japão empataram a uma bola, em encontro do Grupo E.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.