João Sousa garantiu hoje o estatuto de cabeça de série no próximo Open dos Estados Unidos, que arranca a 25 de agosto em Flushing Meadows, Nova Iorque, e tornou-se o primeiro tenista português a alcançar tal feito num torneio do Grand Slam.
Com a desistência do espanhol Rafael Nadal, número 2 do “ranking” mundial, devido a um problema no pulso direito, João Sousa tornou-se o 32.º pré-designado da prova norte-americana, apesar de ocupar o 37.º lugar da hierarquia mundial
Além de Nadal, o tenista português beneficiou das desistências de Juan Martin Del Potro (13.º do Mundo), Alexandr Dolgopolov (23.º), Nicolas Almagro (28.º) e Tommy Haas (34.ª), todos devido a lesão.
João Sousa, que no ano passado alcançou a 3ª ronda do US Open, quarto e último torneio do Grand Slam da temporada, tornou-se assim o primeiro português a ver o seu nome inscrito na lista de cabeças de série de um dos 4 torneios maiores do circuito mundial do ténis: Flushing Meadows (EUA), Wimbledon (GB), Roland Garros (França) e Melbourne (Austrália).
Com este estatuto, o tenista de Guimarães só poderá defrontar jogadores de ranking mais elevado a partir da terceira ronda.
ZAP / Lusa