João Henriques é o novo treinador do Vitória de Guimarães

(dr) Vitória SC

João Henriques é o novo treinador do Vitória SC

João Henriques é o novo treinador do Vitória de Guimarães, tendo assinado um contrato de uma temporada, com outra de opção, informou, esta segunda-feira, o clube vimaranense.

“A Vitória Sport Clube, Futebol SAD informa que chegou a acordo com o treinador João Henriques, que assume o comando da equipa principal de futebol a partir desta segunda-feira e que assinou com esta sociedade um contrato válido até final da presente temporada, salvaguardando-se uma opção de extensão até junho de 2022″, lê-se na nota publicada no site oficial do clube minhoto.

Acompanhado pelos adjuntos Luís Morgado, Alberto Carvalho e Mauro Moderno, bem como Moreno e Ricardo Leite, que já estavam no clube, o técnico vai orientar hoje, às 17h00, o primeiro treino em Guimarães, enquadrado na preparação do duelo com o Boavista, que encerra a quarta jornada da I Liga, às 20h15 de segunda-feira, no Estádio do Bessa.

O novo treinador será apresentado à comunicação social numa conferência de imprensa, agendada para as 12h30 desta terça-feira, que vai decorrer no Estádio D. Afonso Henriques, acrescenta a mesma nota.

Substituto de Tiago Mendes, técnico que deixou os minhotos após as três primeiras jornadas do campeonato, numa experiência que durou menos de dois meses, João Henriques vai ser o ‘timoneiro’ de um clube que habitualmente procura apurar-se para a Liga Europa, desafio que se enquadra no rumo que queria dar à carreira após a saída do Santa Clara.

Nas duas épocas anteriores, o treinador natural de Tomar, de 47 anos, atingiu as melhores pontuações e classificações da turma de Ponta Delgada na I Liga – 10.º lugar, com 42 pontos, na temporada 2018/19, e o nono, com 43, em 2019/20 – e assumiu, numa entrevista à agência Lusa, em julho, que deixou os Açores para assumir um projeto com ambição europeia.

“O teste seguinte é olhar para equipas que lutem pela Liga Europa, que andem naqueles primeiros sete, oito lugares. É o passo que desejava dar na minha carreira em Portugal”, disse então.

Ainda no principal campeonato nacional, o técnico já orientou o Paços de Ferreira, clube que assumiu após a 18.ª jornada da temporada 2017/18, então na 14.ª posição, e que desceu à II Liga no final da época – terminou no 17.º e penúltimo lugar, após quatro triunfos nos 16 jogos sob o seu comando.

João Henriques estreou-se a treinador principal na época 2004/05, no Atlético Riachense, da então III Divisão, esteve ainda no Torres Novas e no União de Almeirim e orientou equipas de formação na Arábia Saudita e nos Emirados Árabes Unidos, entre 2012 e 2015, antes de regressar a solo luso.

O técnico liderou o Fátima entre 2015/16 e 2016/17, tendo, na primeira época, alcançado a subida ao Campeonato de Portugal, e orientou depois o Leixões, da II Liga, na primeira metade da época 2017/18.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.