Jihadistas avisaram pais de James Foley por email dias antes de o decapitar

Boston Globe / CNN / YouTube

-

Os jihadistas do Estado Islâmico (EI) enviaram uma mensagem de correio eletrónico à família do jornalista norte-americano James Foley alertando para a sua iminente execução, uma semana antes de divulgarem o vídeo da sua decapitação.

O GlobalPost, um dos órgãos com o qual o jornalista colaborava, publicou, esta quinta-feira, na íntegra, a mensagem de correio eletrónico que a família recebeu, no passado dia 12, “em nome da transparência e para contar toda a história de Jim”.

“Vocês e os vossos cidadãos vão pagar o preço dos vossos bombardeamentos. O primeiro com o sangue do norte-americano James Foley”, escreveram os extremistas na mensagem.

Na mensagem, publicada com a autorização da família, os jihadistas do EI adiantavam que o jornalista seria “executado como consequência direta” da recente intervenção no Iraque, onde os Estados Unidos levam a cabo há mais de uma semana ataques “seletivos” sobre posições do EI no norte do país.

O GlobalPost explica, num artigo que acompanha a mensagem que os `jihadistas`, que não é completamente verdade, como asseguram, que tenham dado à família “muitas oportunidades para negociar” a libertação de Foley.

Antes de publicar o email, o CEO do GlobalPost, Philip Balboni, tinha dito que os raptores entraram em contacto com o órgão de comunicação e com a família menos de uma dezena de vezes e que “os raptores nunca negociaram verdadeiramente” uma maquia, exigindo-a apenas.

“Nunca levámos os 100 milhões a sério”, disse Balboni à CNN.

c.v. / CNN / YouTube

Os pais de James Foley

Os pais de James Foley

A administração norte-americana opõe-se ao pagamento de qualquer resgate, sob o argumento de que encoraja a tomada de reféns.

“Não fazemos concessões a terroristas. Isso inclui não pagarmos resgates”, afirmou a porta-voz adjunta do Departamento de Estado norte-americano, Marie Harf, na quinta-feira, em declarações aos jornalistas.

O jornalista foi sequestrado em novembro de 2012 e desde então a família não tinha qualquer informação sobre si até ao dia 26 de novembro de 2013, quando os seus raptores pediram um resgate.

Em concreto, uma verba equivalente a 100 milhões de euros, além de exigência de que fossem libertados vários jihadistas presos nos Estados Unidos.

A segunda e última vez que a família do jornalista teve notícias dos raptores foi no passado dia 12, ou seja, apenas uma semana antes de vir a público a notícia da sua morte, no dia 19.

Foley foi sequestrado quando se dirigia para a fronteira com a Turquia e, apesar de inicialmente se pensar que estava nas mãos de milícias pró-governamentais, mais tarde concluiu-se que era refém dos jihadistas do Estado Islâmico na Síria.

No vídeo, publicado esta terça-feira pelos extremistas, em que se mostra a sua decapitação, Foley despede-se da família e acusa o Governo norte-americano de ser o responsável pela sua execução por causa da sua recente intervenção no Iraque.

Como assinalaram os jihadistas, a vida de outro jornalista norte-americano – Steven Joel Sotloff — “depende da próxima decisão de Obama”.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.