Jesus já está fora da Liga dos Campeões. Nem cânticos por Putin afundaram ucranianos

2

Sedat Suna/EPA

Jorge Jesus durante jogo do Fenerbahçe

Adeptos do Fenerbahçe gritaram o nome do presidente russo quando o Dínamo Kiev marcou o primeiro golo. Pedro Martins também já foi eliminado.

Jorge Jesus e Pedro Martins tiveram uma passagem muito curta pela Liga dos Campeões 2022/23.

Nesta quarta-feira Fenerbahçe e Olympiacos foram afastados logo na segunda pré-eliminatória do torneio (a primeira em que as duas equipas participaram).

O Fenerbahçe foi afastado em casa pelo Dínamo Kiev. Na primeira “mão” houve empate sem golos, na capital da Ucrânia; no segundo jogo perdeu em casa por 1-2, após prolongamento, com os portugueses Miguel Crespo e Bruma a entrarem durante a segunda parte.

O jogo só agitou mais na segunda parte. İsmail Yüksek foi expulso logo aos sete minutos e, pouco depois, Vitaliy Buyalskyy inaugurou o marcador. Aos 70 minutos Enner Valencia desperdiçou uma grande penalidade mas, em cima dos 90’, Attila Szalai empatou. Já no prolongamento, a seis minutos do fim, Oleksandr Karavaev colocou o Dínamo na próxima fase.

Vocês não devem conhecer bem o Dínamo Kiev”, disse Jorge Jesus depois do jogo, acrescentando: “Jogaram contra mim, o Bayern e o Barcelona há um ano e todos tiveram dificuldades. Não é uma equipazinha qualquer”.

Jesus falou sobre o Dínamo do final de 2021. Mas a equipa de Kiev, por causa da guerra na Ucrânia, já não jogava (jogos oficiais) precisamente desde Dezembro de 2021. Só voltou aos relvados para disputar esta eliminatória com o Fenerbahçe, na semana passada. E venceu.

Este jogo ficou marcado também pelo que aconteceu após o primeiro golo do Dínamo Kiev. Milhares de adeptos turcos começaram a entoar o nome Vladimir Putin, presidente da Rússia, que ordenou a invasão da Ucrânia, país de quase todos os jogadores do Dínamo Kiev.

Pedro Martins foi surpreendido, também em casa: Olympiacos foi goleado por 0-4 diante do Maccabi Haifa (o português João Carvalho entrou depois do intervalo). Na primeira “mão” tinham empatado a uma bola.

Desta vez o desfecho foi bem diferente o resultado começou a ficar inclinado logo aos quatro minutos, quando Tjaronn Chery marcou. No segundo tempo Frantzdy Pierrot bisou (em apenas quatro minutos) e Mohammed Fani fechou a goleada perto do final.

Na terceira pré-eliminatória o Dínamo Kiev vai ter pela frente o Sturm Graz e o Maccabi Haifa irá jogar com o Apollon Limassol.

Entre os outros jogos desta quarta-feira, houve um que se destacou por causa do resultado final: o Bodø/Glimt goleou em casa o Linfield por 8-0. É que, na primeira “mão”, tinha perdido por 1-0.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.