Javalis com fome e sede invadem praias de Setúbal

Jorge Cadete / Facebook

Javalis na Praia da Arrábida, Setúbal.

O calor extremo está a levar os javalis a banhos nas águas das praias de Setúbal, para surpresa de banhistas e preocupação de elementos da associação Clube da Arrábida que fala num “problema fora de controlo”.

Foi detectada nos últimos dias por diversas vezes a presença de javalis por estes dias, nas praias do Portinho da Arrábida e dos Galapinhos, no concelho de Setúbal, segundo revela o jornal Correio da Manhã.

Vários utilizadores das redes sociais partilharam fotos com os javalis a banhos, como foi o caso do antigo jogador do Sporting Jorge Cadete, que apanhou três destes animais a entrar na água.

Nas fotos, os javalis são captados a entrar na água, sem se preocuparem ou assustarem com a presença de pessoas – sinal de que estão já habituados a esta rotina, que se verifica todos os anos, salienta o dirigente da associação Clube da Arrábida, Pedro Vieira.

“Há muitos javalis na Serra da Arrábida e, neste momento, num período de seca tão grande, os animais descem até à praia à procura de alimento e água“, diz Pedro Vieira.

Também têm sido visto javalis à procura de comida nos caixotes do lixo, e o dirigente constata que “este é um problema fora de controlo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, que tem cedido à pressão das associações ambientalistas e dos partidos dos animais, e que coloca em risco a segurança de todos“.

Pedro Vieira também faz, através do CM, um apelo ao Ministério do Ambiente para emitir “licenças de caça” e apostar na comercialização da carne do javali a nível local. “O rendimento da venda poderá ser aplicado em melhorias no Parque Natural da Arrábida”, conclui.

A presença dos animais nas praias não tem causado, até agora, quaisquer incidentes, mas pode implicar um risco para a saúde e segurança públicas. Os javalis podem ser agentes transmissores de tuberculose e há sempre o risco de haver algum ataque a pessoas.

SV, ZAP //

 

PARTILHAR

30 COMENTÁRIOS

  1. Sim. Sou a Mel, uma cadela cheia de pedigree. Li no Jornal de Notícias ao Minuto, que em certa praia da Arrábida, foram vistos javalis no areal e a tomarem banhos de mar. Os banhistas deliraram. Com certeza leram os avisos de proibição de cães nas praias, mas como não era nada com eles, resolveram tomar uma banhoca, mesmo nas barbas da polícia maritima. Será que os excrementos dos javalis são perfumados? Mas eles são uns porcos!!! Que inveja me fazem. Azar o meu que sou cadela, e nem sequer posso ir bronzear o pelo. Então não é discriminação? Que mal fiz eu, à policia maritima?. Sorte de cão!!!!!!

    • Olá Mel, eu sou a Mira. Compreendo o teu sentimento, eu é o meu dono também gostamos de ir à praia. Realmente aqui a questão não se pode relacionar uma vez que os javalis não têm um dono como nós quenos educa e que sabe o que podemos ou não fazer. O que poderá criar uma certa revolta é as pessoas terem, se calhar, achado piada é não reclamarem nem terem provavelmente ligado para a policia marítima, é sim tirado fotos e colocado nos seus facebook. Se entrassemos lá nós éramos com certeza vistos com olhares de censura e de discriminação. Enfim…humanos…

      • Em alguns países, que se dizem (civilizados) os canitos vão á praia com os seus donos e é uma alegria contagiante. Não existe lá a vontade da caça á multa. E até os seres humanos gostam de conviver com eles (desde que não sejam incomodados). Aqui em Portugal, onde eu nasci e conheci os meus pais adoptivos, que me foram resgatar do Canil Focinhos e Bigodes quando eu era uma bébé, e fizeram de mim a cadela que eu sou, feliz e companheira deles, nem sequer podemos ir molhar os pés. Lá vem multa, e que não podemos alegar desconhecimento de lei. Pago IVA, daquilo que consumo. Tambem sou cidadã nacional com as vacinas em dia e registada na junta de freguesia da minha residencia.

        • Cidadã nacional??? Não tarda querem os animais a votar…
          A alucinação começa a tomar conta de muita gente.
          Ainda bem que existe caça à multa, para que as crianças possam brincar na areia sem que esta esteja contaminada.
          Tristeza de gente que não sabe a diferença entre um ser humano e um animal doméstico.

  2. a diferença é que a Mel tem um dono que se responsabiliza por ela, pela sua educação cívica e a representa junto das autoridades e do público. Os javalis não são animais domésticos e sim selvagens.

    • Eu Alberto Sousa, não sou o (dono) da Mel, o facto de lhe dar comida, protecção e ensinamentos, não me torna o (dono) da vida dela. Nós nem sequer somos donos da nossa propria vida!!!!! Ou será que pensa que é?. Outros factores alheios á sua vontade o impedem.
      Ilusão se pensa o contrário.

  3. Os javalis também são livres de tomar uma banhoca, são tão animais como nós. O ser humano é que é uma especie fora do comum que se acha superior.

    Se formos ver bem nós é que estamos a invadir o seu espaço e se não os toleramos a solução não é autorizar a sua caça mas sim coexistir!

    • Mas a Mel e a Mira provavelmente só queriam ter uma (1) praia para onde pudessem ir no verão… Uma praia onde tanto as pessoas e os cães pudessem conviver…

      • Ora, nem mais, seria o ideal, e se não fosse pedir muito, um espaço em cada praia, mesmo pequeno que fosse, para poder-mos conviver com os nossos melhores amigos, que não é o caso do Exmº Sr. UPC

  4. Boa, assim mesmo, nao ajudem a resolver o problema dos famintos animais, emitam licencas de caça mas nao para os pobres dos seres vivos, que tem sede, mas sim para os animais que tiveram essa ideia, eles os bichos nem se importam com a partilha do espaço roubado por os outros animais, e aposto que esses animais (de 4 patas) ate sao portugueses. Ajudem a Resolver o problema, porque se formos por ai, ha uns tantos porcos na minha rua, e alguns ate lhes damos casa.

  5. Os pobres bichos também têm direito ao seu Verão e ás suas férias portanto há que saber coabitar com eles e até nem poluirão tanto como os humanos pois deslocam-se a pé!.

  6. Deixem os animais em paz… também têm direito de se refrescar… Mas olhem que há seres humanos que são mais porcos nas praias que estes javalis….. e muito mais…. provavelmente fazem o que os javalis não fazem….

  7. deve ficar muito lixo nessas praias dos humanos…dos porcos dos humanos!!os excrementos dos javalis desaparecem rápido ja o dos racionais não!!malditos…

  8. Ali o sr João quer apanhar tuberculose e carraças contaminadas com a bactéria da doença de Lyme, ai quer quer…
    Depois vai pedir ajuda médica e cientifica aos javalis, ai vai, vai…

  9. Não sei. Talvez se fossem criadas infra-estruturas aquáticas no habitat natural dos animais eles nem quereriam caminhar tanto para se banhar. Não se lembram disto os ambientalistas mas podem sempre começar a pegar numas enxadas e numas pás.

    • Tem razão Riimvp. Mas quem quer saber dos javalis?. Só os caçadores, e para os eliminar e se banquetearem com a carniça da matança. Não que eu seja vegetariano. Tambem gosto de um bom bife. Faz parte da nossa alimentação errónea. Mas quem sou eu para modificar o mundo?. Eu bem tento mas poucos me ajudam, e os que comigo fazem coro, são vaiados. Porêm uma coisa eu garanto. A desprezar a vida dos animais, a humanidade vai-se arrepender severamente. O homem está a escavacar o equilibrio ecológico.

  10. Patetas!
    Se homens/mulheres racionais tem discursos ignorantes como os que li aqui, então, para que serve a vossa inteligência?
    O que vos aconteceu, perderam a bússola ou é só idiotice de fim de semana?…
    Que tal um tubarão na piscina?

    • Se houvesse um tubarão na piscina, entraria nela? A piscina mudava de nome e passava a ser o tanque do tubarão.
      Afinal onde está a sua tão gabada inteligência? Rotular os outros é fácil. Porque não usa um rotulo tambem para si?

        • Opinião sua, que não me merece crédito. As suas palavras resvalam pela muralha da minha indiferênça. Gente como você, conheço muita.

          • Se conhece muita gente, é bom sinal.
            Podia aproveitar esse facto para discutir um pouco de filosofia com essas pessoas, sobre, por exemplo, o sentido de “humanidade” ou sobre alguma questão ligada ao direito.
            No entanto, aposto que, se o tentar fazer com a Milu, o Tareco ou o Reco, não terá muito sucesso.

  11. Tanto comentário sem pés nem cabeça os animais fazem isso pq o seu habitat natural está destruído só se misturam com seres humanos em casos extremos. Agora comparar um animal selvagem a um domesticado tenham juízo.

  12. Meus amigos, todos vós têem a v/opinião que respeito, mas no entanto não se esqueçam do
    seguinte: ( Praias, Campos,florestas,serras, etc etc) fazem parte do habitate (Natureza)dos ANINAIS, como êstes k estamos falando, por exemplo quando tomam banho, poderá ser surpreendido(a) com a
    companhia de 1 TUBARÃO, vai reclamar à PMaritima,vai pedir MULTA? tenham consciência, aconteceu
    uns belos javalis, obrigado JORGE CADETE, pela foto, és com eu os ANIMAIS estão 1º os outros a maioria
    nem me interessam (2 patas), fikem buenos, e venham + Javalis etc etc.

  13. O Pan e os defensores dos animais que os vão buscar, dar-lhes comida e bebida, não é só falar, falar, falar. Vão para o terreno ver como é e quando os agricultores se queixam destes animais, ir ao terreno falar com eles. Claro que no gabinete está-se melhor, muito melhor.

RESPONDER

Uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19. Os especialistas explicam porquê

Especialistas espanhóis defendem que uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19, uma vez que o novo coronavírus se concentra inicialmente no nariz e boca, sendo também expelido através destas vias. "Na fase inicial …

"Muito angustiado". Papa diz sofrer com a transformação de Santa Sofia em mesquita

O Papa Francisco afirmou este domingo estar "muito angustiado" com a conversão, decidida pela Turquia, da antiga basílica de Santa Sofia numa mesquita, após a oração dominical do Angelus. “O mar leva o meu pensamento um …

Gestor de ativos norte-americano diz que o ouro é o "verdadeiro bitcoin" (e explica porquê)

Um gestor de ativos norte-americano disse, em entrevista à CNBC, que acredita que o outro é o "verdadeiro bitcoin" - e explicou porquê. O preço do ouro, "investimento-refúgio" racional para investidores em tempos de crise …

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …

Trump propôs "vender" Porto Rico após a passagem do furacão Maria, revela ex-funcionária

Elaine Duke, ex-secretária adjunta de Segurança Interna do presidente dos EUA disse que Donald Trump propôs "alienar" ou "vender" a Comunidade de Porto Rico depois de a ilha ser atingida pelo furação Maria, em 2017. "As …

Catarina Martins atira-se a Rio. Líder do PSD está a fazer "um favor" a Costa no fim dos debates

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez este sábado um duro ataque ao líder do PSD, que acusou de fazer um favor ao primeiro-ministro. Catarina Martins considerou “extraordinário” que o líder do maior partido da oposição …

Fraudes em subsídios europeus atingem 2,3 mil milhões. Dava para salvar a TAP (duas vezes)

Uma investigação levada a cabo pela Polícia Judiciária (PJ) concluiu que os casos de fraude na obtenção e desvio de fundos públicos, nos últimos dez anos, ascendem a cerca de 2,3 mil milhões de euros. Os …