/

Jarros com esmeraldas encontrados em templo ligado à cidade lendária El Dorado

Twitter

Uma equipa de arqueólogos colombianos encontrou um conjunto de sepulturas rodeadas por jarros de cerâmica que estavam carregados de esmeraldas. A descoberta ocorreu num templo ligado à mítica cidade El Dorado.

Os arqueólogos encontraram o templo e as sepulturas numa antiga cidade muísca perto de Bogotá. As descobertas foram feitas durante escavações realizadas antes da construção de uma nova estrada na região.

Segundo noticia o Live Science, o povo indígena chibcha, ou muísca, criou os jarros há cerca de 600 anos.

Os muíscas eram famosos pelas suas aptidões na fabricação de metal, sendo que as suas obras podem ter servido de inspiração à lenda sobre El Dorado –  uma cidade lendária feita de ouro.

Dentro dos jarros estavam ainda presentes algumas figuras metálicas que, de acordo com o Live Science, representam cobras e humanos com acessórios de cabeça. O templo onde as representações foram encontradas também estaria ligado ao culto dos ancestrais.

As figuras de metal também foram descobertas em outros templos muíscas antigos e poderiam ser algum tipo de oferendas.

Os arqueólogos acreditam que o templo e as cerâmicas estavam ligados às divindades adoradas pelos muíscas, sendo que o povo tinha uma grande paixão por uma variedade de divindades, incluindo algumas associadas com a Lua e o Sol.

Entre 1537 e 1540, o Império Espanhol conquistou a região e muitos muíscas acabaram por ser mortos durante os combates ou devido a doenças. Apesar do cenário de destruição, o povo persistiu e atualmente ainda existem descendentes.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.