Podem os Jardins Suspensos da Babilónia ter realmente existido?

Wikimedia

Jardins Suspensos da Babilónia

Alguns historiadores acreditam que os babilónios tinham o know-how para construir os Jardins Suspensos da Babilónia. A sua existência, contudo, ainda é uma incógnita.

Os Jardins Suspensos da Babilónia são considerados uma das sete maravilhas do mundo antigo. Curiosamente, é uma das obras que menos se conhece.

A exata existência e localização dos jardins ainda é motivo de debate entre historiadores e arqueólogos. Embora existam vários relatos antigos descrevendo os jardins, nenhum deles fornece evidências concretas da sua existência, e não há nenhuma evidência física dos jardins que tenha sido descoberta até ao momento.

Por um lado, os antigos babilónios eram conhecidos pelas suas habilidades avançadas de engenharia e construção. Eles próprios construíram várias estruturas de grande escala e projetos de obras públicas, incluindo as famosas muralhas da Babilónia e a Torre de Babilónia.

Por outro lado, alguns historiadores argumentam que os Jardins Suspensos foram uma invenção de escritores antigos e nunca existiram. Eles apontam que não há menção aos jardins nos registos babilónicos contemporâneos, além do facto de não haver evidências físicas concretas.

Dada a falta de evidências concretas, a verdadeira existência dos Jardins Suspensos permanece um mistério. É possível que tenham sido uma maravilha real, mas perdida, do mundo antigo, ou simplesmente uma criação lendária de escritores antigos.

Mas seriam eles possíveis?

A construção foi descrita como um exuberante jardim de vários níveis com terraços, árvores e plantas, regados por um sistema elaborado de irrigação.

Os antigos babilónios eram engenheiros hidráulicos qualificados, capazes de construir sistemas complexos de gestão de água. Por isso, os jardins teriam sido tecnicamente viáveis.

O rei Nabucodonosor II mandou construir os jardins por volta de 600 a.C., como um presente para a sua esposa Amitis da Média, que estava com saudades da sua terra natal.

Um dos principais argumentos contra os Jardins Suspensos é que não há evidências deles em nenhum texto babilónico antigo.

Se Nabucodonosor II construiu um jardim tão impressionante, seria de esperar que algum texto antigo, dos muitos documentos e inscrições que sobreviveram, mencionasse a construção megalómana.

Além disso, o clima babilónico era quente e seco, e apenas nos últimos séculos foram desenvolvidos sistemas de irrigação que permitiriam a construção dos jardins ali.

Contudo, alguns historiadores acreditam que os jardins ficavam na cidade de Nínive. Outros especialistas sugerem que os jardins foram construídos pelo rei Senaqueribe de Assíria, por volta de 700 a.C..

Na altura, já havia evidências de um antigo sistema de irrigação na cidade que poderia ter sido usado para regar os jardins.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.