/

Taste the TV. Japonês criou um ecrã que se pode “saborear”

Um professor japonês desenvolveu um protótipo de um ecrã que se pode lamber para sentir os sabores das coisas que estão a passar nele.

Segundo a agência Reuters, este ecrã de televisão, apelidado de “Taste the TV” (“Prove a TV” em Português), foi criado pelo japonês Homei Miyashita, professor na Universidade de Meiji.

“O objetivo é fazer com que as pessoas possam ter uma experiência, como comer num restaurante do outro lado do mundo, mesmo estando em casa”, explicou o responsável, que considera que, em tempos de pandemia, este tipo de tecnologia pode melhorar a forma como nos ligamos e interagimos com o mundo exterior.

O dispositivo tem dez recipientes de sabores – como salgado, azedo, doce, amargo, e picante – que borrifam uma combinação para criar o sabor de um alimento específico. Depois, o utilizador pode então lamber o ecrã.

O japonês disse que construiu sozinho o protótipo durante o ano passado e que fazer uma versão comercial custaria cerca de 100 mil ienes, aproximadamente 775 euros.

https://twitter.com/Reuters/status/1473966613221163008?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1473966613221163008%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_c10&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.bbc.com%2Fnews%2Ftechnology-59760490

De acordo com a mesma agência, Miyashita considera que esta tecnologia pode ter várias utilizações, desde ensino à distância de futuros sommeliers e cozinheiros, mas também para jogos e quizzes.

O professor universitário está também em conversações com empresas para usar esta tecnologia noutras situações como, por exemplo, num dispositivo que possa aplicar o sabor de pizza ou de chocolate numa fatia de pão torrado.

O inventor também pretende criar uma plataforma onde sabores de todo o mundo podem ser descarregados e apreciados pelos utilizadores, tal como acontece com a música hoje em dia.

“Espero que as pessoas possam, no futuro, fazer o download e desfrutar de sabores de comida de restaurantes que gostam, independentemente do sítio onde estejam”, declarou.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.