Japão: sismo próximo da intensidade máxima

Agência Meteorológica do Japão

Mapa do sismo no Japão (16-03-2022)

Magnitude 7.3 na costa Leste, perto do Japão. Autoridades activaram imediatamente o alerta de tsunami.

Um sismo magnitude 7.3 na escala Richter foi registado na noite desta quarta-feira, na costa Leste do Japão, perto de Fukushima.

Foi activado imediatamente um alerta de tsunami para Miyagi e para Fukushima. A estação televisiva NHK informou que o tsunami já atingiu algumas zonas do Japão.

Várias cidades – Miyagi, Iwate e Tohoku – sentiram o tremor de terra, que segundo as autoridades locais foi registado 60 quilómetros abaixo do nível do mar.

A Agência Meteorológica do Japão já apresentou um mapa que apresenta o panorama deste fenómeno, registado pouco antes da meia-noite local.

Este mapa revela que a intensidade do sismo chegou a 6+ em alguns pontos – a segunda mais alta na escala japonesa, onde a intensidade máxima é 7.

Pouco antes, registou-se outro sismo, com menor intensidade. Na Indonésia também se tinha sentido um terramoto.

Não há registos, para já, de danos significativos, ou de vítimas.

A Companhia de Energia Eléctrica de Tóquio já informou que cerca de dois milhões de casas ficaram sem electricidade. O Aeroporto Internacional de Tóquio foi temporariamente encerrado.

A central nuclear de Fukushima, onde em 2011 decorreu um dos maiores desastres nucleares de sempre no Japão, está a ser analisada para verificação de eventuais danos.

(notícia em actualização)

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.