Japão imprime mensagens de apoio em papel higiénico para prevenir suicídios

1

A nova abordagem das autoridades japonesas para prevenir o suicídio passa por imprimir mensagens de apoio em papel higiénico.

“Caro(a) senhor(a), que talvez queira acabar com tudo isto”, lê-se no papel higiénico que está a ser usado para chegar aos jovens que tentam suicidar-se no Japão, avançou a agência AFP.

O suicídio é um problema já antigo no país, tendo tido o seu pico durante alguns períodos da pandemia. Segundo o Ministério da Saúde japonês, o número de estudantes do ensino básico, médio e secundário que morreram por suicídio atingiu um máximo de 499 em 2020.

Desta forma, as autoridades da região de Yamanashi decidiram imprimir “mensagens tranquilizadoras e números de linha direta de prevenção do suicídio em folhas de papel higiénico” – uma forma “eficaz e discreta de ajudar jovens que estejam aflitos”.

A campanha envolve seis mil rolos impressos com mensagens e números de telefone, que foram distribuídos a 12 universidades da região no mês de outubro e têm entre ilustrações com um gato ou uma mulher de guarda-chuva a olhar para o céu.

As mensagens são criadas por um profissional de saúde mental com o objetivo de “acalmar a solidão”: “Querido(a), a passar dias dolorosos a fingir estar bem para outra pessoa”, lê-se numa mensagem escrita a azul no papel branco: “Não precisa de nos dizer tudo… mas que tal apenas um pouco?”.

ZAP //

 

 

1 Comment

  1. Bom dia.
    Sugiro uma matéria p/o ZAP: em jeito de crítica construtiva, q/tal questionarem estas associações sobre o horário de funcionamento?! A única q/funciona durante mais tempo é a SOS VOZ AMIGA, das 15:30 às 00:30.
    OK, está tudo muito certo! Então e o APOIO A QUEM PRECISA, das 00:31 às 15:49? Precisamente madrugadas (as pessoas não conseguem dormir e podem ter pensamentos suicidas) e manhãs (quando se “acorda” e tem q/se enfrentar um novo dia de “pesadelo, de terror, de pânico e solidão”?) – durante esse tempo não há suicídios, é isso?!
    Aceito que as pessoas q/prestam este apoio, certamente gratuito e pro bono, também tenham as suas actividades profissionais e familiares, mas se de facto estão assim TÃO PREOCUPADOS em verdadeiramente ajudar as pessoas, havendo várias associações, ORGANIZEM-SE e disponibilizem a quem precisa horários diferenciados….
    Desejo a todos BOAS FESTAS e aproveitem a quadra, que se quer de paz/amor/esperança, para ajudar o próximo: uma palavra ou um abraço, muitas vezes, é quanto basta p/operar um MILAGRE.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.