/

Já vai em 646 o número de mortos no terramoto do Equador

(cc) Carlos Rodríguez / Agência Andes

Efeito do terramoto na província de Esmeraldas, no Equador

Efeito do terramoto na província de Esmeraldas, no Equador

O número de mortos no terramoto que há uma semana sacudiu o Equador subiu para 646, segundo o balanço das autoridades, divulgado pelo presidente Rafael Correa.

“Temos ainda 130 desaparecidos, 12.492 feridos e 26.091 pessoas desalojadas”, disse o presidente.

Segundo Rafael Correa, 27 países enviaram ajuda e equipas de socorro, incluindo o Japão, a Turquia, os Estados Unidos e vários países da Europa e da América Latina.

O presidente anunciou ainda que vai assinar um decreto a declarar oito dias de luto nacional pelas vítimas do terramoto, de 7,8 graus na escala Richter, que foi seguido de várias réplicas.

O tremor de terra, registado às 18h58 do passado dia 16, teve o epicentro a 10 quilómetros de profundidade e ocorreu a cerca de 173 quilómetros da capital do país, Quito.

O terramoto é considerado o mais forte desde 1979 no Equador.

Na sua nota de imprensa semanal, Rafael Correa apelou à união de todos os equatorianos para vencer os problemas causados pelo tremor de terra.

O presidente pediu que não sejam levadas em conta miudezas e que todos sigam em frente pelos grandes objectivos nacionais.

“É uma imensa tragédia, porém, é ainda maior a vontade do povo equatoriano de continuar, avançar, de alcançar o bem-estar”, afirmou.

ZAP / ABr

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.