Já só há 60 vaquitas marinhas vivas em todo o mundo

A vaquita marinha, o cetáceo mais pequeno do mundo, está à beira da extinção, havendo apenas 60 exemplares vivos, alertaram hoje associações de proteção do ambiente.

O Phocoena sinus, ou vaquita marinha, é um cetáceoa da família Phocoenidae encontrado nas águas do norte do golfo da Califórnia. É também conhecido como marsuíno-do-golfo-da-califórnia, toninha-do-golfo, boto-do-pacífico e cochito.

“A população deste pequeno mamífero de 1,5 metros de comprimento, também chamado toninha do Golfo da Califórnia ou vaquita marinha, caiu mais de 90% em 20 anos”, adianta em comunicado a organização ambientalista WWF.

Estimativas do Ministério do Ambiente do México apontam para que apenas existam 60 vaquitas marinhas vivas.

Estamos a perder a batalha para salvar a vaquita“, alertou o diretor da WWF México, Omar Vidal.

A vaquita marinha é vítima das redes de emalhar utilizadas pelos contrabandistas de totoaba, um peixe também em perigo de extinção.

(dr) WWF

Phocoena sinus, a vaquita marinha, é o cetáceo mais pequeno do mundo

Phocoena sinus, a vaquita marinha, é o cetáceo mais pequeno do mundo

As autoridades mexicanas dizem ter feito progressos para salvar a vaquita marinha e o totoaba, desde que o presidente Enrique Peña Nieto impôs em abril de 2015 a proibição de utilizar, por dois anos, redes de emalhar em 13 mil quilómetros quadrados, multiplicando por dez a superfície da área protegida.

Para evitar a pesca furtiva, a zona é patrulhada por um navio da Marinha, uma dúzia de pequenos barcos rápidos, um helicóptero e dois aviões.

Foi também criado um plano de 30 milhões de dólares para convencer os pescadores locais a substituírem as redes de pesca por métodos mais respeitadores do ambiente.

No entanto, marinheiros mexicanos contaram à agência France Presse que descobrem, todos os dias, redes de arrasto, numa área equivalente a três campos de futebol.

Segundo o Ministério do Ambiente mexicano, no ano passado, foram apreendidas 600 redes e 77 pessoas foram detidas.

Os pescadores continuam a utilizar clandestinamente este método à noite, denuncia Isabelle Layolle, da organização não-governamental Sea Shepherd, que enviou dois navios para a zona para ajudar as autoridades a identificar as redes de deriva.

A WWF apelou ao México, aos Estados Unidos e à China para tomarem medidas urgentes e coordenarem as suas ações para pôr fim ao tráfico, caso contrário, irão partilhar a responsabilidade da extinção da vaquita, alertou a organização.

“Estamos convencidos de que ainda é possível salvar a vaquita, mas é claramente a última oportunidade”, disse Omar Vidal.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Triste … muito triste. Mais uma espécie, das já milhares, vítima da estupidez, ignorância, indiferença e burrice do ser humano = pior lixo à face da terra.
    Entristece-me profundamente que todos os anos dezenas de espécies se extinguam sendo isso do conhecimento geral e mesmo assim os fdp dos governantes não façam nada realmente eficaz pra impedir, grandessíssimas bestas! É um sentimento de impotência, de raiva e de tristeza tudo ao mesmo tempo, que impunidade impera neste nosso mundo, que falta de civismo e altruísmo, de bom senso, sensatez.
    Que falta de respeito pelas outras espécies, o planeta será perfeito de novo quando o homem racional (tão contra-senso e antónima que é esta adjectivação que beira o ridículo) não andar por cá.

RESPONDER

Detetado fator climático determinante para a propagação do coronavírus

Altas temperaturas combinadas com baixa humidade propiciam que as gotículas contaminadas com o novo coronavírus evaporem mais rapidamente, reduzindo a sua capacidade de infetar pessoas. De acordo com os cientistas, citados pelo canal estatal russo RT, …

Bayern Munique vence Sevilha e conquista a Supertaça Europeia

O Bayern Munique conquistou, esta quinta-feira, a Supertaça Europeia, ao derrotar o Sevilha por 2-1, em Budapeste, na Hungria. Os alemães do Bayern Munique conquistaram a Supertaça Europeia pela segunda vez ao derrotarem os espanhóis do …

Sporting 1-0 Aberdeen | "Leão" eficaz segue para o play-off

O Sporting foi eficaz e assegurou uma vaga no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Na noite desta quinta-feira, num embate relativo à 3ª pré-eliminatória da competição, os “leões” bateram o Aberdeen …

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na Bíblia

Os textos da Bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …

40 anos depois, assassino de John Lennon pede desculpa pelo crime "desprezível"

Mark David Chapman, o homem que assassinou John Lennon, diz que matou o ex-Beatle por "raiva e ciúmes" e pediu desculpa a Yoko Ono, 40 anos depois. Em 1980, Chapman atingiu John Lennon com quatro tiros …