Já só há 60 vaquitas marinhas vivas em todo o mundo

A vaquita marinha, o cetáceo mais pequeno do mundo, está à beira da extinção, havendo apenas 60 exemplares vivos, alertaram hoje associações de proteção do ambiente.

O Phocoena sinus, ou vaquita marinha, é um cetáceoa da família Phocoenidae encontrado nas águas do norte do golfo da Califórnia. É também conhecido como marsuíno-do-golfo-da-califórnia, toninha-do-golfo, boto-do-pacífico e cochito.

“A população deste pequeno mamífero de 1,5 metros de comprimento, também chamado toninha do Golfo da Califórnia ou vaquita marinha, caiu mais de 90% em 20 anos”, adianta em comunicado a organização ambientalista WWF.

Estimativas do Ministério do Ambiente do México apontam para que apenas existam 60 vaquitas marinhas vivas.

Estamos a perder a batalha para salvar a vaquita“, alertou o diretor da WWF México, Omar Vidal.

A vaquita marinha é vítima das redes de emalhar utilizadas pelos contrabandistas de totoaba, um peixe também em perigo de extinção.

(dr) WWF

Phocoena sinus, a vaquita marinha, é o cetáceo mais pequeno do mundo

Phocoena sinus, a vaquita marinha, é o cetáceo mais pequeno do mundo

As autoridades mexicanas dizem ter feito progressos para salvar a vaquita marinha e o totoaba, desde que o presidente Enrique Peña Nieto impôs em abril de 2015 a proibição de utilizar, por dois anos, redes de emalhar em 13 mil quilómetros quadrados, multiplicando por dez a superfície da área protegida.

Para evitar a pesca furtiva, a zona é patrulhada por um navio da Marinha, uma dúzia de pequenos barcos rápidos, um helicóptero e dois aviões.

Foi também criado um plano de 30 milhões de dólares para convencer os pescadores locais a substituírem as redes de pesca por métodos mais respeitadores do ambiente.

No entanto, marinheiros mexicanos contaram à agência France Presse que descobrem, todos os dias, redes de arrasto, numa área equivalente a três campos de futebol.

Segundo o Ministério do Ambiente mexicano, no ano passado, foram apreendidas 600 redes e 77 pessoas foram detidas.

Os pescadores continuam a utilizar clandestinamente este método à noite, denuncia Isabelle Layolle, da organização não-governamental Sea Shepherd, que enviou dois navios para a zona para ajudar as autoridades a identificar as redes de deriva.

A WWF apelou ao México, aos Estados Unidos e à China para tomarem medidas urgentes e coordenarem as suas ações para pôr fim ao tráfico, caso contrário, irão partilhar a responsabilidade da extinção da vaquita, alertou a organização.

“Estamos convencidos de que ainda é possível salvar a vaquita, mas é claramente a última oportunidade”, disse Omar Vidal.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Triste … muito triste. Mais uma espécie, das já milhares, vítima da estupidez, ignorância, indiferença e burrice do ser humano = pior lixo à face da terra.
    Entristece-me profundamente que todos os anos dezenas de espécies se extinguam sendo isso do conhecimento geral e mesmo assim os fdp dos governantes não façam nada realmente eficaz pra impedir, grandessíssimas bestas! É um sentimento de impotência, de raiva e de tristeza tudo ao mesmo tempo, que impunidade impera neste nosso mundo, que falta de civismo e altruísmo, de bom senso, sensatez.
    Que falta de respeito pelas outras espécies, o planeta será perfeito de novo quando o homem racional (tão contra-senso e antónima que é esta adjectivação que beira o ridículo) não andar por cá.

RESPONDER

Companhia aérea fez mais de 80 voos sem nenhum passageiro a bordo (e não se sabe porquê)

Um relatório revelou que a companhia aérea Pakistan International Airlines (PIA) fez mais de 80 voos sem ter nenhum passageiro a bordo. Estas operações aconteceram durante dois anos, desde 2016 até 2017, e as perda financeiras …

Rússia adere definitivamente ao acordo de Paris

A Rússia assinou, esta segunda-feira, uma resolução governamental que consagra a adesão definitiva ao Acordo de Paris sobre redução de emissões de gases com efeito de estufa, assinado por 195 países. "O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, …

"Roubaram-me os sonhos e a infância", acusa Greta Thunberg na Cimeira do Clima

A jovem ativista sueca criticou, esta segunda-feira, os líderes mundiais pela inação face às alterações climáticas e acusou-os de lhe roubarem os sonhos e a infância. "Como é que se atreveram? Vocês roubaram-me os sonhos e …

Jerónimo frisa que passes de transportes mais baratos foram obra da CDU

O secretário-geral comunista vincou o papel do PCP e "Os Verdes" na redução dos preços dos passes dos transportes públicos, numa sessão pública com trabalhadores das empresas do setor, na estação de comboios de Santa …

Morte de menina de oito anos com bala perdida revolta Brasil

A morte de Ágatha Félix, uma menina de oito anos atingida, alegadamente, por uma bala perdida da polícia do Rio de Janeiro, está a provocar indignação no Brasil. Ágatha Felix tinha oito anos e foi baleada …

Nós, Cidadãos! defende mudanças na escolha do PGR para combater corrupção

O presidente do partido Nós, Cidadãos! defende mudanças na escolha do Procurador-Geral da República, afirmando que boa parte dos 42 mil milhões de euros que a corrupção custou aos portugueses se deveu à inoperância desta …

"Estranhos sintomas" que afligiam diplomatas em Cuba podem ter sido causados por pesticidas

A misteriosa origem dos estranhos sintomas (entre eles, zumbidos, tonturas, náuseas, perdas de audição e de memória e outras dificuldades cognitivas) que afligiram diplomatas canadianos e norte-americanos em Cuba entre 2016 e 2018 dever-se-á a …

Testes rápidos ao VIH já podem ser feitos em casa

A partir da próxima semana vai ser possível comprar nas farmácias autotestes ao vírus da SIDA para fazer em casa. Os resultados demoram apenas 15 minutos. As farmácias portuguesas vão começar a vender, a partir da …

Polícia dispara balas de borracha sobre manifestantes em Hong Kong

A polícia disparou no domingo balas de borracha em confrontos com manifestantes pró-democracia, em Hong Kong, perto de um centro comercial no qual causaram distúrbios. Pelo décimo sexto fim de semana de mobilização, milhares de manifestantes …

Portugal já paga juros mais baixos que Itália e Espanha, diz Costa

"Todos em Portugal estão hoje a viver melhor do que viviam há quatro anos", afirmou António Costa, durante uma ação de campanha do PS. António Costa disse, este domingo, que Portugal já está a pagar a …