Israel apresenta projeto de ilha artificial para ligar os palestinianos ao Mundo

Construída a poucos quilómetros da Faixa de Gaza, a ilha ajudaria a ligar os palestinos ao resto do mundo, afirma o ministro dos Transportes israelita.

O ministro dos Transportes e Inteligência de Israel, Israel Katz, publicou um vídeo no qual apresenta o seu plano para construir uma ilha artificial em frente da costa da Faixa de Gaza, o que proporcionaria aos palestinos “uma porta humanitária, económica e de transporte para o resto do mundo sem pôr em perigo a segurança de Israel”.

O vídeo apresenta uma simulação animada da futura ilha, que se localizará no mar Mediterrâneo, a cerca de cinco quilómetros da costa da Faixa de Gaza, e que estaria ligada ao enclave por uma ponte. O novo território idealizado por Israel seria financiado e construído pela comunidade internacional.

Além disso, a ilha artificial contaria com portos de carga e de passageiros, instalações de gás e destilação de água, assim como centros logísticos, uma usina elétrica e um aeroporto.

“A iniciativa da ilha artificial fortaleceria a cooperação e as relações entre Israel e os países da região, bem como no âmbito internacional”, ressalta-se no vídeo.

Este território artificial também “poderia promover profundas mudanças positivas na Faixa de Gaza e um futuro melhor para o Médio Oriente”, concluiu o ministro israelita.

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. O título está mal! Não se destina a albergar palestinianos! Apenas a dar-lhes infra-estruturas (mais facilmente controláveis) de acesso ao exterior (pessoas e mercadorias)!

    • Caro Lucas,
      Tem razão, obrigado pelo seu reparo.
      O título foi alterado para “Israel apresenta projeto de ilha artificial para ligar os palestinianos ao Mundo”.

  2. Absurdo! Israel não tem esse direito… poderia simplesmente parar de construir o assentamentos judaicos em terras palestinas e derrubar o que ja foi construído.

  3. Em vez de fazer Ilhas alargasse o territorio de maneira a duplicar ou triplicar aproveitando a plataforma continental. Um territorio maior seria melhor dividido.

RESPONDER

Conquistas da seleção renderam 140 milhões em menos de 20 anos

As conquistas da seleção portuguesa renderam já mais de 140 milhões de euros à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em menos de 20 anos. Os números são avançados esta terça-feira pelo O Jogo, que dá …

Rosa Grilo acusa PJ de "agarrar em dois idiotas" para acusar de homicídio

A arguida acusou a Polícia Judiciária (PJ), esta terça-feira, de "agarrar em dois idiotas que estavam a jeito", em alusão a si e a António Joaquim, para os incriminar da morte do marido, reiterando que …

Aeroporto de Lisboa encerra de madrugada entre janeiro e junho

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, vai fechar para obras de alargamento da pista de janeiro a junho, entre as 23h30 e as 05h30 da manhã. De acordo com a TSF, o Aeroporto Humberto Delgado, em …

Fase de Instrução do processo Hells Angels começa no dia 27

A fase de instrução do processo Hells Angels vai começar no dia 27 deste mês, no Tribunal Central de Instrução Criminal, e já há sessões marcadas até 19 de dezembro. Fonte judicial referiu à agência Lusa …

Horacio Cartes, ex-Presidente do Paraguai, alvo de mandado de prisão no Brasil

Um juiz do Brasil emitiu esta terça-feira uma ordem de prisão contra o ex-Presidente paraguaio Horacio Cartes (2013-2018), num caso relacionado com a Operação Lava Jato, informaram fontes oficiais. A decisão foi tomada pelo juiz brasileiro …

Ex-futebolista Koke detido em operação contra tráfico de droga

O antigo futebolista espanhol do Sporting é um dos 20 detidos pelas autoridades espanholas numa operação contra o tráfico de drogas. Esta operação foi desencadeada com 11 buscas simultâneas em Sevilha, Málaga e Granada, envolvendo 150 …

Brasil. Técnica que esteriliza o mosquito do zika e dengue será aplicada em 2020

O Brasil irá usar a partir do próximo ano mosquitos estéreis da espécie 'Aedes aegypt' para controlar a reprodução deste agente que transmite doenças como dengue e zika, anunciou a Organização das Nações Unidas (ONU). A …

FC Porto encaixa até 50 milhões com novo adiantamento de receitas televisivas

A SAD do FC Porto encaixou 30 milhões de euros com uma nova emissão de obrigações pela Sagasta, envolvendo a cedência de receitas futuras de direitos televisivos, e podem entrar mais 20 milhões em janeiro. Em …

Verdes denunciam depósito ilegal de amianto em aterros para resíduos não perigosos

Os Verdes questionaram o Governo sobre casos de depósito de amianto em aterros para resíduos não perigosos. Esta é uma prática ilegal segundo a legislação portuguesa. O Partido Ecologista "Os Verdes" entregou na Assembleia da República …

Autarquias desperdiçaram 128 litros de água por dia em 2018

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros encabeça a lista de entidades gestoras que mais água desperdiçam diariamente: 538 litros diários por ramal. Em 2018, a média de perda de água em Portugal continental situou-se nos …