/

Os irmãos Ingebrigtsen, treinados pelo pai, estão a colocar a Noruega no pódio do atletismo

European Athletics / Facebook

Irmãos Ingebrigtsen

Henrik, Filip e Jakob são três irmãos que tornaram a Noruega uma potência das provas de atletismo de meio-fundo, com títulos em distâncias dos 1500 aos 5000 metros. Os três campeões são treinados pelo pai.

Henrik de 28 anos, Filip com 25 e Jakob, de 18, são três irmãos noruegueses que formam o clã Ingebrigtsen e que estão a revolucionar as provas de atletismo de meio fundo na Europa. Todos são treinados pelo pai, Gjert.

Jakob, o mais novo, estabeleceu recentemente um novo recorde mundial na categoria de juniores, ao correr os 1500 metros em 3.36,02 minutos, batendo a marca do etíope Samuel Tefera. Na mesma prova, disputada na Alemanha, o irmão Filip fechou o pódio com 3.38,62 minutos.

Segundo o Diário de Notícias, o mais novo da família tornou-se o atleta mais jovem de sempre a baixar o recorde da milha dos quatro minutos (3:58.07). Além disso, tem-se destacado em outras distâncias do meio-fundo. No ano passado, por exemplo, foi medalha de ouro nos Europeus de Berlim nos 1500 e 5000 metros.

Gjert diz que ser treinador dos filhos “é uma combinação difícil“. “Tento dar o meu melhor em ambos os papéis, mas é um desafio constante”, reconheceu em declarações ao jornal espanhol AS. O pai é conhecido por dar treinos muito exigentes, mas que, pelos vistos, estão a dar frutos.

A Noruega tornou-se a principal potência europeia no meio-fundo, herdeira de países como a Grã-Bretanha e a Espanha.

Henrik, o mais velho, foi campeão da Europa de 1500 metros em 2012 e quinto classificado nos Jogos Olímpicos de Londres. Além disso, acumula mais seis medalhas continentais.

Filip, de 25 anos, foi campeão da Europa na mesma distância em 2016, de corta-mato em 2018 e bronze mundial em 2017. Jakob já tem três medalhas de ouro como júnior, outras duas como sénior conquistadas em 2018 nos Europeus de Berlim nas distâncias de 1500 e 5000 metros e mais três na disciplina de corta-mato.

Agora, nos Europeus de Pista Coberta de Glasgow, os três irmãos vão entrar em ação. Jakob e Filip vão correr juntos as provas de 1500 e 3000 metros – nesta última distância estará também o irmão mais velho, Henrik.

Prognósticos só no fim. Mas o clã Ingebrigtsen pode mesmo ter um final feliz e conseguir a proeza inédita de colocar os três irmãos no pódio.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.