Os irmãos Ingebrigtsen, treinados pelo pai, estão a colocar a Noruega no pódio do atletismo

European Athletics / Facebook

Irmãos Ingebrigtsen

Henrik, Filip e Jakob são três irmãos que tornaram a Noruega uma potência das provas de atletismo de meio-fundo, com títulos em distâncias dos 1500 aos 5000 metros. Os três campeões são treinados pelo pai.

Henrik de 28 anos, Filip com 25 e Jakob, de 18, são três irmãos noruegueses que formam o clã Ingebrigtsen e que estão a revolucionar as provas de atletismo de meio fundo na Europa. Todos são treinados pelo pai, Gjert.

Jakob, o mais novo, estabeleceu recentemente um novo recorde mundial na categoria de juniores, ao correr os 1500 metros em 3.36,02 minutos, batendo a marca do etíope Samuel Tefera. Na mesma prova, disputada na Alemanha, o irmão Filip fechou o pódio com 3.38,62 minutos.

Segundo o Diário de Notícias, o mais novo da família tornou-se o atleta mais jovem de sempre a baixar o recorde da milha dos quatro minutos (3:58.07). Além disso, tem-se destacado em outras distâncias do meio-fundo. No ano passado, por exemplo, foi medalha de ouro nos Europeus de Berlim nos 1500 e 5000 metros.

Gjert diz que ser treinador dos filhos “é uma combinação difícil“. “Tento dar o meu melhor em ambos os papéis, mas é um desafio constante”, reconheceu em declarações ao jornal espanhol AS. O pai é conhecido por dar treinos muito exigentes, mas que, pelos vistos, estão a dar frutos.

A Noruega tornou-se a principal potência europeia no meio-fundo, herdeira de países como a Grã-Bretanha e a Espanha.

Henrik, o mais velho, foi campeão da Europa de 1500 metros em 2012 e quinto classificado nos Jogos Olímpicos de Londres. Além disso, acumula mais seis medalhas continentais.

Filip, de 25 anos, foi campeão da Europa na mesma distância em 2016, de corta-mato em 2018 e bronze mundial em 2017. Jakob já tem três medalhas de ouro como júnior, outras duas como sénior conquistadas em 2018 nos Europeus de Berlim nas distâncias de 1500 e 5000 metros e mais três na disciplina de corta-mato.

Agora, nos Europeus de Pista Coberta de Glasgow, os três irmãos vão entrar em ação. Jakob e Filip vão correr juntos as provas de 1500 e 3000 metros – nesta última distância estará também o irmão mais velho, Henrik.

Prognósticos só no fim. Mas o clã Ingebrigtsen pode mesmo ter um final feliz e conseguir a proeza inédita de colocar os três irmãos no pódio.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …