Irão. Ayatollah Ali Khamenei chama ‘tipo’ a Trump. “Não podes fazer nada”, avisa

Sajed.ir / Wikimedia

Ayatollah Ali Khamenei, Líder Supremo iraniano

Depois das acusações do executivo norte-americano sobre a autoria do ataque à embaixada dos Estados Unidos (EUA) no Iraque, o governo iraniano negou ter tido qualquer influência no acontecimento, advertindo as autoridades norte-americanas sobre qualquer erro de cálculo e ato imprudente.

Segundo noticiou o Observador esta quinta-feira, o Presidente norte-americano Donald Trump não se inibiu de fazer comentários à situação no Twitter, recebendo, desta vez, resposta por parte do Ayatollah Ali Khamenei, o líder supremo iraniano.

“Aquele tipo ‘tweetou’ que veremos o Irão ser responsabilizado pelos acontecimentos em Bagdad e que vão responder ao Irão”, escreveu, deixando dois pontos em resposta a Trump: “1.º: Não podes fazer nada; 2.º: Se fosses lógico – que não és – verias que os crimes no Iraque, Afeganistão… fizeram as nações odiar-te”.

A troca de acusações entre os dois líderes escalou depois de, na terça-feira, milhares de manifestantes terem atacado a embaixada dos EUA em Bagdad, queimando bandeiras, derrubando câmaras de vigilância e gritando “morte à América”, após ataques norte-americanos a um grupo armado iraquiano pró-iraniano.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Campanha internacional quer salvar leões subnutridos em parque no Sudão

Várias fotografias de leões subnutridos no zoo de Al-Qureshi, no Sudão, atraíram a atenção de milhares de pessoas, que tentam agora salvar os animais. O fotógrafo Ashraf Shazly encontrou cinco leões malnutridos, enjaulados e sem …

Joacine Katar Moreira defende mais direitos para deputados não inscritos em partidos

A deputada única do Livre, Joacine Katar Moreira, defendeu nesta sexta-feira o alargamento dos direitos regimentais dos deputados não inscritos em partidos, durante uma reunião do grupo de trabalho para racionalizar os votos objecto de …

Nova universidade internacional de Soros pretende combater populismo e alterações climáticas

O filantropo multimilionário George Soros vai investir mil milhões de dólares (cerca de 904 milhões de euros) numa universidade internacional que terá como foco a oposição a governos autoritários e às alterações climáticas. Segundo avançou o …

"O índio está evoluindo e cada vez mais é um ser humano igual a nós", diz Bolsonaro

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse, durante um vídeo em direto em que comentava a criação do Conselho da Amazónia, que "o índio está evoluindo e cada vez mais é um ser humano igual …

Jorge Brito Pereira deixa de ser advogado de Isabel dos Santos

O advogado anunciou, esta sexta-feira, que saiu da sociedade de advogados Uría Menéndez Proença de Carvalho, suspendeu a atividade profissional e, como consequência, vai cessar "o patrocínio jurídico" à empresária angolana. "Face às informações publicadas nos …

621 milhões de euros. Ministra reconhece que redução do défice no SNS ficou aquém

A ministra da Saúde reconheceu, esta sexta-feira, que a redução do défice do SNS em 2019 para 621 milhões ficou aquém do que estava previsto, sublinhando o aumento dos custos com pessoal. A ministra da Saúde, …

Governo prevê descontos nas portagens no interior

A ministra da Coesão Territorial disse esta sexta-feira que o novo modelo de desconto das portagens para o interior do país prevê descontos para quem vive, para quem trabalha e para quem visita no …

Excesso de higiene está a tornar a nossa saúde mais frágil, aponta estudo

Um grupo de investigação do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) divulgou recentemente um estudo sobre a perda de diversidade da flora intestinal - também denominada como microbiota - e as consequências desta diminuição na nossa …

Tiroteio na Alemanha faz pelo menos seis mortos e vários feridos

Pelo menos seis pessoas morreram e várias ficaram feridas num tiroteio, esta sexta-feira, na cidade alemã de Rot am See. Um tiroteio, cujo presumível autor foi detido, fez hoje seis mortos e dois feridos graves em …

IKEA aumenta salário de entrada dos trabalhadores para 700 euros

A IKEA aumentou o salário de entrada para trabalhadores a tempo inteiro de 650 euros para 700 euros brutos mensais, acima do salário mínimo nacional (635 euros), anunciou hoje a cadeia de venda de mobiliário. Em …