Irão acusado de pagar a afegãos por ataques aos EUA

O Irão terá pagado recompensas a uma fação do grupo Taliban pela morte de soldados dos EUA, levando a seis ataques no ano passado, incluindo um atentado suicida contra a base aérea dos EUA em Bagram.

De acordo com a CNN, o Departamento de Defesa dos EUA conclui, num relatório, que o Irão pagou recompensas à rede Haqqani, pelo ataque a Bagram, a 11 de dezembro, que matou dois civis e feriu mais de setenta, incluindo dois americanos.

O Pentágono tomou a decisão de não tomar medidas de retaliação, na esperança de preservar o acordo de paz que a administração de Trump fez com o grupo taliban em fevereiro.

Em janeiro, um mês após o ataque a Bagram, os EUA mataram o general da Guarda Revolucionária Iraniana Qassem Suleimani, num ataque de drones em Bagdad. Porém, de acordo com o Departamento de Defesa Americano, este acontecimento parece não ter sido uma retaliação direta ao que aconteceu em Bagram.

Maj Ron Lodewick, porta-voz do Pentágono, explica que “os Estados Unidos, estão a trabalhar para por fim a um percurso de 19 anos alimentado por sangue. A influência inimiga por parte do Irão só procura dificultar o processo de paz afegão e promover a violência e a instabilidade”.

Lodewick acrescenta ainda que “o departamento exigiu repetidamente que o Irão ponha termo ao comportamento maligno e desestabilizador que tem vindo a desempenhar em todo o Médio Oriente, e no mundo”.

O relatório é apresentado quase dois meses depois das alegações de que a Rússia estaria a pagar recompensas aos combatentes do Taliban, pela morte de americanos no Afeganistão. Donald Trump rejeitou o teor dos relatórios, considerando que não passam de uma “farsa”. Contudo o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, confirmou que advertiu, Sergei Lavrov, que se assim fosse haveria “um preço a pagar”.

Segundo o The Guardian, o Pentágono garante que vai investigar, de forma minuciosa, todas as hipóteses de realmente terem sido atribuídas recompensas russas, mas até agora ainda não apresentou uma conclusão para a investigação.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Aposta no Parlamento. 10% dos deputados são candidatos às autárquicas

De acordo com as contas do semanário Expresso, 23 deputados da Assembleia da República, ou seja, 10% dos 230 que compõem o hemiciclo, são candidatos às eleições autárquicas do outono. Na quinta-feira, foi aprovado na generalidade …

Relógio japonês parado pelo terramoto de 2011 volta a funcionar novamente (graças a outro sismo)

Um relógio japonês com 100 anos de idade que deixou de funcionar depois do devastador terramoto de 2011 voltou a trabalhar após um novo sismo este ano. De acordo com o jornal Maunichi Shumbun, o relógio, …

Ventura tem "receio" que partido seja ilegalizado

Este domingo, o Chega vai organizar uma manifestação contra a ilegalização do partido. André Ventura admitiu ter um "receio muito significativo". O Observador avança que a manifestação tem início no Príncipe Real, passa pelo Tribunal Constitucional …

Três mortos e 441 novos casos em Portugal

Este domingo, Portugal regista mais três mortes e 441 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Grande Crise do Ketchup. A pandemia atacou um mercado improvável (e já há um mercado negro para o molho)

Os problemas da cadeia de suprimentos estão a chegar a um canto distante do universo empresarial: os pacotes de ketchup. O ketchup é o molho de mesa mais consumido nos restaurantes dos Estados Unidos, com cerca …

Autoridades brasileiras ilibam João Loureiro

João Loureiro já não é suspeito no processo que envolve a apreensão de um avião com 500 quilos de cocaína, segundo as autoridades brasileiras. As autoridades brasileiras descartaram, este sábado, qualquer ligação do advogado português João …

No Canadá, há dois rios que se encontram (mas não se misturam)

Em Nunavut, no Canadá, há dois rios que se encontram, mas não perdem a sua aparência individual enquanto se movem sinuosamente pela tundra. O Back River flui para o norte em direção ao Oceano Ártico. Ao …

Russos acusados de explosão na República Checa são suspeitos de envenenar Skripal

Os dois suspeitos russos, envolvidos na explosão que matou duas pessoas em 2014 na República Checa, têm os mesmos passaportes que os dois homens acusados de envenenar, com o agente nervoso novichok, o espião Sergei …

Numa cidade na Nova Zelândia, a Páscoa resume-se a exterminar coelhos

Em Alexandra, na região de Otago, os coelhos são considerados pragas, uma espécie que ameaça a biodiversidade do país e a agricultura. Elle Hunt, correspondente do The Guardian em Auckland, na Nova Zelândia, escreveu um artigo …

Reavaliação de barragens da EDP ficou por fazer, depois de Governo ter recuado na decisão

No início do ano passado, o ministério do Ambiente considerou ser necessário reavaliar as barragens da EDP, mas a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Parpública disseram não ter competências para fazer a avaliação …