Irão acusado de pagar a afegãos por ataques aos EUA

O Irão terá pagado recompensas a uma fação do grupo Taliban pela morte de soldados dos EUA, levando a seis ataques no ano passado, incluindo um atentado suicida contra a base aérea dos EUA em Bagram.

De acordo com a CNN, o Departamento de Defesa dos EUA conclui, num relatório, que o Irão pagou recompensas à rede Haqqani, pelo ataque a Bagram, a 11 de dezembro, que matou dois civis e feriu mais de setenta, incluindo dois americanos.

O Pentágono tomou a decisão de não tomar medidas de retaliação, na esperança de preservar o acordo de paz que a administração de Trump fez com o grupo taliban em fevereiro.

Em janeiro, um mês após o ataque a Bagram, os EUA mataram o general da Guarda Revolucionária Iraniana Qassem Suleimani, num ataque de drones em Bagdad. Porém, de acordo com o Departamento de Defesa Americano, este acontecimento parece não ter sido uma retaliação direta ao que aconteceu em Bagram.

Maj Ron Lodewick, porta-voz do Pentágono, explica que “os Estados Unidos, estão a trabalhar para por fim a um percurso de 19 anos alimentado por sangue. A influência inimiga por parte do Irão só procura dificultar o processo de paz afegão e promover a violência e a instabilidade”.

Lodewick acrescenta ainda que “o departamento exigiu repetidamente que o Irão ponha termo ao comportamento maligno e desestabilizador que tem vindo a desempenhar em todo o Médio Oriente, e no mundo”.

O relatório é apresentado quase dois meses depois das alegações de que a Rússia estaria a pagar recompensas aos combatentes do Taliban, pela morte de americanos no Afeganistão. Donald Trump rejeitou o teor dos relatórios, considerando que não passam de uma “farsa”. Contudo o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, confirmou que advertiu, Sergei Lavrov, que se assim fosse haveria “um preço a pagar”.

Segundo o The Guardian, o Pentágono garante que vai investigar, de forma minuciosa, todas as hipóteses de realmente terem sido atribuídas recompensas russas, mas até agora ainda não apresentou uma conclusão para a investigação.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vacinas da gripe vão ser dadas nos centros de vacinação covid-19

Os centros de vacinação usados para administrar as vacinas contra a covid-19 vão também passar a ser usados para vacinar contra a gripe. Numa nota enviada às redações, a task force anunciou que os centros de …

Irmã de Kim Jong-un diz que acabar com a Guerra da Coreia é uma "ideia admirável"

Esta sexta-feira, Kim Yo-jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, disse que o país está disposto a retomar as conversações com a Coreia do Sul se o vizinho não provocar o Norte com políticas hostis. Ri …

"Que se lixe o Congresso", diz líder do CDS

O líder centrista Francisco Rodrigues dos Santos disse não estar "minimamente preocupado" nem "concentrado em táticas para congressos internos". O presidente do CDS disse esta sexta-feira que não está “minimamente preocupado” com a próxima reunião magna …

Detidos CEO e chairman do grupo HNA, antigo acionista da TAP

Chen Feng e Tan Xiangdon, o chairmain e o CEO do grupo HNA, que já deteve uma participação na TAP, foram detidos esta sexta-feira.  O chairmain e o CEO do grupo HNA terão sido detidos na …

OMS inclui mais dois medicamentos nas recomendações para tratamento

A Organização Mundial de Saúde (OMS) acrescentou na quinta-feira dois medicamentos à lista de fármacos admitidos para tratamento da covid-19 e pediu à farmacêutica que os produz para baixar os preços e levantar as patentes. O …

Puigdemont em liberdade, mas com proibição de sair da Sardenha

O Tribunal de Recurso de Sassari decidiu, esta sexta-feira, deixar em liberdade o ex-presidente catalão Carles Puigdemont. Enquanto decorrer o processo judicial, não pode sair da ilha italiana. Carles Puigdemont saiu em liberdade esta sexta-feira, depois …

Centenas de pessoas protestam em Barcelona contra a prisão de Puigdemont em Itália

Centenas de pessoas reuniram-se próximo do consulado italiano em Barcelona em protesto contra a prisão de Carles Puigdemont. Centenas de pessoas reuniram-se esta sexta-feira próximo do consulado italiano em Barcelona, guardado por um forte dispositivo da …

Portugal com mais 9 mortes e 757 casos de covid-19

Portugal registou 757 novos casos e nove mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

EUA comprometem-se a tomar medidas concretas para resolver diferenças com França

Os Estados Unidos continuam a tentar resolver as diferenças com a França na sequência da crise dos submarinos, com o secretário de Estado a admitir que Washington terá de tomar medidas concretas para reconquistar a …

Portugueses suspeitos de violação em Espanha vão ser libertados

Depois de um recurso inicial ter sido rejeitado por perigo de fuga, um tribunal de instância superior aceitou o pedido de libertação dos dois portugueses que estavam em prisão preventiva desde Julho. Vão ser libertados esta …