IPO alerta para a necessidade de aumentar o número de dadores de sangue

Tânia Rêgo / ABr

O serviço de Imuno-hemoterapia do Instituto Português de Oncologia de Lisboa tem novas instalações para receber os cerca de quatro mil dadores anuais. Mas precisa de ir mais além, aumentando o número de doadores.

Em entrevista à agência Lusa, citada pelo Expresso esta quinta-feira, Dialina Brilhante, diretora do serviço de Imuno-hemoterapia, disse que é preciso aumentar o número de dadores e, sobretudo, ter pessoas mais jovens a fazer doações. O apelo surge na véspera do Dia Mundial do Dador de Sangue, que se assinala esta sexta-feira.

As novas instalações do serviço de sangue do IPO de Lisboa implicou um investimento de 750 mil euros. No novo espaço concentram-se todas as valências do serviço – banco de sangue, laboratório de hospital de dia de transfusão e unidade de dadores -, o que para a diretora constitui uma mais-valia para os profissionais e para o serviço prestado.

Segundo Dialina brilhante, o IPO quer continuar a contar com os seus dadores regulares, mas é fundamental atrair mais pessoas para a doação – sobretudo os mais jovens – que é um “gesto de generosidade e solidariedade que permite salvar uma ou mais vidas”.

O número de dadores anda entre os quatro a cinco mil por ano, o equivalente a “20 e tal dadores por dia”, revelou a diretora, admitindo que é preciso mais gente.

Apesar de contar com sangue que é enviado pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação, o IPO entende que todos devem contribuir para “o esforço adicional de garantir que o número de colheitas é sempre adequado às necessidades”.

Elza Fiúza / ABr

A médica recordou que o programa de colheitas é muito importante no IPO de Lisboa, que dele necessita para vários tratamentos, e também porque é uma unidade onde existem doentes adultos e crianças, sendo que a idade pediátrica requer “alguns requisitos especiais”. A doação de um adulto, por exemplo, pode ser fracionada em duas ou três, permitindo que seja enviada para a criança sempre produtos do mesmo dador.

Renovar o grupo de dadores

O número total de dadores inscritos no ano passado no IPO de Lisboa foi superior a 4.500, sendo que 1.150 são novos dadores.

“Temos a população de dadores a envelhecer, como a restante [população] e temos de renovar em termos de idade”, frisou Dialina Brilhante. Garantiu que o processo é “muito simples” e que pode doar sangue qualquer pessoa com mais de 18 anos que considere ter uma vida saudável, sendo submetida a “um breve questionário” antes da dádiva.

A disponibilidade é também um requisito: uma colheita de sangue pode levar entre 45 minutos e uma hora, enquanto que a doação de plaquetas requer entre uma hora e meia a duas horas. Mas os dadores de plaquetas são geralmente recrutados entre a população dos dadores de sangue total, uma vez que têm de ser pessoas com bons acessos venosos.

Dialina Brilhante destacou que Portugal tem serviços de sangue “dos quais se pode orgulhar”, com bons níveis de organização e de segurança, acreditando que a população portuguesa deve reconhecer isso e dar a sua contribuição, doando sangue.

TP, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.