Invictos no campeonato: FC Porto é caso raro na Europa

1

Nos 10 principais campeonatos europeus os portistas são mesmo os únicos sem derrotas. Só Partizan e Olympiacos conseguem o mesmo, no top-20.

Em Novembro já eram poucas. Oito, concretamente. Como escrevemos aqui há cerca de dois meses, na altura só oito equipas ainda não tinham perdido nos 20 principais campeonatos europeus de futebol. Entretanto o cenário mudou, naturalmente.

Nem é preciso sair de Portugal para nos depararmos com uma alteração: o Sporting perdeu contra o Santa Clara. Foi a primeira derrota do campeão nesta edição da Liga, precisamente a fechar a primeira volta.

Por outro lado, o FC Porto completou a primeira volta sem perder. Na maioria do tempo do jogo no Estoril, parecia que também os portistas iam perder mas dois golos nos últimos minutos mudaram o desfecho.

Assim, o FC Porto, agora líder isolado, agora é também a única equipa sem qualquer derrota na I Liga portuguesa.

E é também a única formação sem derrotas no top-10 dos campeonatos europeus, seguindo a tabela oficial da UEFA.

É preciso ir aos números 12 (Sérvia) e 20 (Grécia) da tabela UEFA, que ordena as ligas europeias de futebol, para encontrarmos as outras duas equipas que ainda não perderam nesta época, no respectivo campeonato nacional.

Na Sérvia encontramos mesmo a melhor equipa da Europa (top-20): o Partizan só empatou duas vezes até agora. Sim, o FC Porto também, mas os sérvios já jogaram 21 vezes e os portugueses completaram 17 jornadas.

Na Grécia o Olympiacos, de Pedro Martins, Rúben Semedo (ausente) e Rony Lopes empatou três vezes em 16 jornadas.

E os outros?

Assim, entre os 20 melhores campeonatos europeus, só três equipas ainda não perderam: FC Porto, Partizan e Olympiacos.

Então o que aconteceu às outras cinco equipas que também estavam invictas em Novembro?

O caso do Sporting já foi mencionado. Em Itália o Nápoles fechou (muito) mal 2021: quatro derrotas nos últimos sete jogos do ano. Igualmente na Serie A o AC Milan não conseguiu muito melhor: três derrotas em seis jogos, depois do artigo anterior.

O Trabzonspor só foi travado uma vez na liga turca. Aconteceu em Dezembro e os responsáveis por esse feito foram os jogadores do Antalyaspor. Tal como o Salzburgo, na Áustria, que só perdeu contra o Austria Klagenfurt.

Com uma derrota encontramos: Salzburgo (Áustria), Rangers (Escócia), Shakhtar Donetsk e Dínamo Kiev (Ucrânia), Basileia (que até está em segundo lugar na Suíça porque já empatou nove vezes), Slávia Praga (República Checa) e Trabzonspor (Turquia).

Top-5 e o caso invulgar do Friburgo

No chamado top-5, em Inglaterra os três da frente – Manchester City, Chelsea e Liverpool – já perderam duas vezes cada. Cenário semelhante em Espanha, onde os dois primeiros classificados (Real Madrid e Sevilha) também contabilizam dias derrotas até agora. O líder em Itália, Inter Milão, só perdeu uma vez.

Os alemães do Bayern Munique, que lideram a Bundesliga, já perderam três jogos. Mas na Alemanha destacamos o caso do Friburgo: quando publicámos o artigo anterior sobre estas contas, o Friburgo tinha acabado de ser derrotado pela primeira vez (nunca perdeu até Novembro); perdeu esse jogo…e perdeu três seguidos. E outro logo a seguir. Entre o início de Novembro e meio de Dezembro, em cinco jogos o Friburgo perdeu quatro.

Para fechar as contas das cinco principais ligas europeias de futebol, França: o comandante Paris Saint-Germain só perdeu um jogo.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.