Investigadores portugueses encontram novos marcadores para a doença obsessivo-compulsiva

Investigadores da Universidade do Minho descobriram como o stress pode influenciar ou agravar a doença obsessivo-compulsiva, que afeta 4,4% da população portuguesa – 2% no mundo – e é das que mais dias de vida saudável perdidos representa.

Talvez conheça pessoas que, repetidamente, lavam as mãos, verificam a porta trancada, põem coisas simetricamente ou acumulam objetos que não precisam. E, embora aceitem que estes gestos são desnecessários ou absurdos, repetem-nos na mesma, para aliviar a ansiedade.

Uma equipa do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS) da Universidade do Minho e do Centro Clínico Académico – uma parceria da UMinho com o Hospital de Braga – está a contribuir para desenvolver terapêuticas que reduzam os sintomas e o sofrimento destes doentes.

Os investigadores Pedro Morgado, Paulo Marques, José Miguel Soares, João Cerqueira e Nuno Sousa descobriram como o stress pode influenciar ou agravar a doença e como se alteram os mecanismos de resposta do paciente perante o stress.

Para tal, os cientistas associaram um marcador biológico – o cortisol – e um marcador psicológico – escala do stress percebido. Os níveis elevados de cortisol e stress percebido correlacionaram-se com a gravidade da doença, nomeadamente com o seu componente obsessivo.

A equipa encontrou diferenças na ativação de algumas áreas do cérebro dos doentes, como o córtex orbitofrontal e a amígdala, em comparação com voluntários saudáveis.

“Estes dados são um contributo valioso para a investigação e desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas”, diz Pedro Morgado, que dedicou o doutoramento ao tema.

A primeira parte do trabalho em curso foi dos dez artigos mais lidos do ano na revista Frontiers in Psichiatry e a segunda parte foi premiada como melhor poster no 5º Curso Avançado de Psicofarmacoterapia, em Atenas, Grécia, e como melhor comunicação no III Fórum Neurociências Janssen, em Lisboa.

60% dos doentes melhoram após tratamento

O transtorno obsessivo-compulsivo é um dos diagnósticos psiquiátricos mais frequentes.

Caracteriza-se por pensamentos repetidos e intrusivos que causam ansiedade (obsessões) e provocam a necessidade de ações repetidas para aliviar o sofrimento (compulsões). Manifesta-se em todas as idades, sobretudo em adultos jovens, e afeta igualmente homens e mulheres.

A Organização Mundial da Saúde considera-a uma das dez patologias mais incapacitantes na redução da qualidade de vida e dos rendimentos.

Estima-se que só um terço dos pacientes receba tratamento farmacológico adequado, refere Pedro Morgado. O desconhecimento e o estigma associado também diminuem a procura de ajuda especializada.

Entre os que procuram ajuda, 60% dos doentes melhoram após tratamento, que pode envolver meios psicofarmacológicos, psicoterapêuticos ou, em casos graves, terapêuticas físicas (estimulação cerebral profunda). No Hospital de Braga funciona uma consulta especializada no diagnóstico e no tratamento das perturbações do espectro obsessivo-compulsivo.

CiênciaHoje

PARTILHAR

RESPONDER

"Prisioneira em casa" há 4 meses. Algarvia já fez 14 testes e não se livra do coronavírus

A algarvia Tânia Poço está infectada com o novo coronavírus há quatro meses. Nesta altura, já não tem sintomas de covid-19, mas os testes que tem feito continuam a assinalar a presença do vírus naquele …

Mais duas mortes e 306 novos casos em Portugal

Portugal regista, esta segunda-feira, mais duas mortes e 306 novos casos de infeção por covid-19 em relação a domingo. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos 306 novos casos (aumento de 0,7%), 254 são …

15.299 casos num só dia. Florida bate recorde

Este domingo, o estado norte-americano registou 15.299 casos no espaço de 24 horas. Se a Florida fosse um país, seria o quarto com mais casos de covid-19 em todo o mundo. O estado da Florida, nos …

Partidos de Direita vencem eleições na Galiza e País Basco

As eleições regionais disputadas hoje em Espanha fortaleceram os partidos no poder, com o Partido Popular (direita) a alcançar a quarta maioria absoluta consecutiva na Galiza e o Partido Nacionalista Basco (PNV-centro-direita) a triunfar no …

Processo de sucessão de António Costa "já começou" (e há "coisas muito estranhas" na EDP)

O comentador Luís Marques Mendes disse, no seu habitual espaço de comentário de domingo, que “a guerra da sucessão de António Costa já começou", acrescentando que “os delfins de António Costa andam especialmente ativos“. Para o …

Cristianinho a todo o "gás" numa moto de água na Madeira. Polícia Marítima está a investigar

O filho de Cristiano Ronaldo conduziu uma moto de água sozinho no Paul do Mar, na costa sul da Madeira, num episódio que pode ser considerado uma violação tão grave como conduzir um automóvel sem …

Carlos Costa deixa Banco de Portugal, mas vai avaliar o governador Centeno

Os antigos governadores do Banco de Portugal (BdP) integram o conselho consultivo, que está, agora, a debater o reforço da sua intervenção na instituição. Carlos Costa está de saída, mas vai avaliar o seu sucessor. Apesar …

Maduro organizou operação secreta para retirar empresário de prisão em Cabo Verde

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, organizou uma operação secreta para retirar o empresário colombiano Alex Saab de uma prisão cabo-verdiana. Uma investigação do Expresso e da Armando.info, uma plataforma de jornalismo de investigação venezuelana, revela os …

"Beijar da cruz" em Melgaço. Diretora de lar vai ser constituída arguida e pode ser acusada de propagação de doença contagiosa

A diretora de serviços do Centro Paroquial de Paderne, em Melgaço, distrito de Viana do Castelo, vai esta ser constituída arguida no âmbito de um processo em que poderá ser acusada de propagação de doença …

Reino Unido está a combater mais de 100 surtos localizados por semana

As autoridades de saúde britânicas estão a atuar para suprimir mais de 100 surtos localizados de covid-19 por semana no Reino Unido. As autoridades de saúde britânicas estão a atuar para suprimir mais de 100 surtos …